Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Secretaria de Educação e Fundação Abrinq implantam “Espaços Seguros” nas escolas municipais

Secretaria de Educação e Fundação Abrinq implantam “Espaços Seguros” nas escolas municipais

Teresópolis, 6 de abril de 2011 - Com ações baseadas nas metodologias internacionais da organização Save The Children, que vão desde o socorro imediato até atividades 12 meses pós-catástrofe, a Fundação Abrinq em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta quarta-feira, 6 de abril, um curso de formação na Escola Municipal José Gonçalves da Silva, no Caleme, para a implantação de “Espaços Seguros” na unidade escolar.
A professora Rita está satisfeita com a oportunidade de participar dos “Espaços Seguros e Amigáveis”

“Os Espaços Seguros e Amigáveis são ambientes protegidos, criados após uma situação de emergência, onde crianças podem participar de atividades organizadas com o objetivo de jogar, compartilhar experiências, aprender e expressar sentimentos, ao mesmo tempo em que reconstroem suas vidas”, explicou a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn. A ideia é, através de brincadeiras lúdicas e educativas, oferecer um lugar em que as crianças se sintam protegidas e seguras.

Segundo o instrutor Rodrigo D´Almeida, da Fundação Abrinq-Save The Children, nesta primeira etapa do projeto acontece a formação do grupo de voluntários, intitulada ‘Desenhando Espaços Seguros e Amigáveis’. “Este é o momento onde as voluntárias que atuam na Educação Infantil do município entram contato com a filosofia do projeto e aprendem as dinâmicas utilizáveis neste contexto, proporcionando maior número de ferramentas que ajudarão no fortalecimento comunitário”, esclareceu Rodrigo.
O instrutor Rodrigo D´Almeida forma as voluntárias para atuar nos “Espaços Seguros e Amigáveis”

As voluntárias são treinadas para perceber sinais de pós-trauma, a fim de que as crianças que estejam nestas condições sejam encaminhadas para acompanhamento psicológico. “Há crianças apáticas, outras assustadas, e outras que parecem brincar normalmente. Mas para saber de fato o que está acontecendo com elas, não basta a visita de um dia. É preciso um acompanhamento continuado”, explicou Carla Rabello, Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

As professoras voluntárias da Escola José Gonçalves da Silva se mostraram satisfeitas com a oportunidade. “Nós já plantamos essa sementinha, mas esperamos uma mudança maior agora, já que a Abrinq está vindo com outras ideias e muita experiência. Espero que possamos colaborar com todo esse processo”, enfatizou a professora Rita, que dá aula para o 4° ano do Ensino Fundamental.

Abrinq e Save The Cildren
A Fundação Abrinq é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos. Foi criada em 1990 com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas de garantia voltadas para esta parcela da população. É mantida por pessoas, empresas e organizações nacionais e internacionais, como a Save The Children, que lutam pela causa da criança e do adolescente. Direta ou indiretamente, mais de cinco milhões de crianças já foram beneficiadas pelo trabalho da Fundação.
Professoras voluntárias da E.M. José Gonçalves da Silva entram em contato com a filosofia dos “Espaços Seguros e Amigáveis”
FOTOS E LEGENDAS – crédito para Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação -Prefeitura de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário