Prefeitura faz poda para eliminar parasitas e salvar vida de árvores
Teresópolis 13 de abril de 2011 - Para garantir a melhoria efetiva na qualidade de vida da população, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, tem intensificado os trabalhos de manutenção, recuperação e limpeza das ruas, galerias, bueiros, parques e praças de Teresópolis.
As árvores do canteiro central da Reta, a principal avenida da cidade, estão ganhando atenção especial da Prefeitura e muitos elogios da população. A ação consiste na retirada da erva-de-passarinho da copa das árvores, recuperando a saúde das mesmas. Os serviços de podagem têm o objetivo de salvar as árvores de uma praga chamada "erva de passarinho" - um parasita que retira da planta muitos nutrientes deixando-a fragilizada, impedindo a realização da fotossíntese, que é vital para a vida dos vegetais.
Para eliminar a erva de passarinho é preciso fazer a poda radical com a eliminação dos galhos que contém o parasita
O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Antonio da Costa, comentou sobre os trabalhos ligados às árvores da Reta. "A Prefeitura está atendendo um pedido antigo da sociedade teresopolitana, principalmente os moradores da Reta, que do alto de seus apartamentos observam melhor a praga. Acreditamos que a poda é essencial para a vida das árvores e, por isso, estamos executando mais um serviço em prol do meio ambiente".
Para eliminar a erva de passarinho é preciso fazer a poda radical com a eliminação dos galhos que contém o parasita. Apesar de deixar a árvore com aspecto estranho, sem galhos e folhas, esta é a maneira ideal para salvar a planta. "É o único modo de eliminarmos a erva de passarinho e deixar a árvore em plenas condições para voltar a viver bem”, explicou o Subsecretário de Obras e Serviços Públicos, Tião Correia.
“Esta é uma ação admirável, porque as árvores precisam respirar e o parasita sufoca a planta sugando toda a sua vitalidade. Fico feliz em ver esse trabalho. Agora notaremos ainda mais beleza, nas flores de Teresópolis”, comentou Sueli Matos, de 73 anos. Para Ronaldo Paiva algumas pessoas desconhecem a praga. "Muitos observam aqueles 'fios' verdes caindo dos galhos e acham até bonito. Na verdade, aquilo é uma das piores coisas que pode acontecer com uma planta - que não tem meios de se defender", explicou.
O trabalho de asfaltamento na Rua Tenente Luiz Meirelles continua avançando dia a dia
Outros serviços realizados, também nesta quarta-feira, 13, foram o recapeamento em locais onde o asfalto se desgastou, em razão do movimento frequente dos carros, como as ruas Manoel Dias e Pastor Cassiano, ambas na Barra, e a Rua Gonçalo de Castro, no Alto; drenagem e reparo em galerias de água pluvial, nas ruas Lucília Bastos (Bairro dos Pinheiros) e Professor Camargo (Alto); execução de canalhetas, na Estrada Wenceslau José de Medeiros (Prata) e a construção do muro de contenção na Granja Guarany. O trabalho de asfaltamento na Rua Tenente Luiz Meirelles continua avançando dia a dia.
O programa de limpeza de ruas da Prefeitura, Operação Cidade Bela, continua com equipes distribuídas pelas cinco regiões: a Praça Santa Teresa, na Várzea, as ruas Rosa Werner e Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, Rua Safira, no Vale da Prata, e a Av. Presidente Roosevelt, em Quebra Frascos.
Operação Cidade Bela faz capina e limpeza na Av. Presidente Roosevelt, em Quebra Frascos
fonte:Assessoria de Comunicação -Prefeitura de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário