Secretaria de Educação reúne equipes diretivas para diagnosticar
problemas, derrubar mitos e traçar ações na rede municipal
Teresópolis, 5 de abril de 2011 - Dando continuidade ao projeto “Repartir, Recomeçar, Realizar”, iniciado em março pela Secretaria Municipal de Educação para o lançamento das novas propostas pedagógicas, nesta terça-feira, 5 de abril, equipes diretivas e orientadoras pedagógicas das unidades escolares do município se encontraram em duas reuniões no auditório da Secretaria. Desta vez, a proposta foi diagnosticar problemas, derrubar mitos e traçar ações, além de festejar a chegada da Páscoa e reforçar o apoio de todos em prol da Educação em Teresópolis.
Durante o encontro, a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, rebateu as críticas que a Educação vem recebendo, lembrando que reclamar do que é fato é um direito do cidadão, mas inventar críticas não é correto. “A sociedade civil tem todo o direito de se organizar e reclamar do que está errado, mas dizer que a Educação em nossa cidade vai mal é injusto e afeta o excelente trabalho desenvolvido pelos nossos professores em sala de aula”, ponderou Magali. “Temos números acima do esperado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e cinco de nossas escolas estão entre as 100 melhores do Estado do Rio de Janeiro na avaliação do Ministério da Educação. Então, reclamar da Educação só pode ser motivação política e não podemos deixar que isso afete o trabalho realizado pelos educadores, porque eles não merecem”, concluiu a Secretária.
Entre dinâmicas de grupo, análise e discussão de mitos do ensino municipal e a apresentação comparativa através de gráficos dos 10 últimos anos da Educação em Teresópolis, a visão geral foi a de que a escola deve ser entendida como um laboratório de experiências culturais, sociais e históricas em que a realidade e o conhecimento adquirem sucessivamente novas formas; daí a importância de reuniões como essa. “Trata-se de um esforço necessário para que possamos garantir que a troca entre os saberes nos leve a uma prática pedagógica aberta ao contínuo processo de transformação”, analisou a professora Simone de Souza.
Por isso a preocupação em traçar novas ações para construir uma Educação onde os alunos de fato aprendam. “Dirigir nosso olhar aos números da Educação é uma de nossas preocupações neste momento”, explicou Carla Rabello, Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Para Carla, é através desses números que cada escola poderá avaliar seus resultados individualmente, diagnosticar seus problemas e traçar suas ações para melhorar seu desempenho.
LEGENDAS DAS FOTOS – crédito para Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação -Prefeitura de Teresópolis
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