Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de março de 2014

Projeto Cultura de Raiz de Teresópolis comemora o Carnaval

Encontro internacional com  as francesas Valentina Van Roye, Emma Dickson, Pedro Novello, da Argentina, e Cyrille Lorent, da Bélgica
Cultura de Raiz comemora o Carnaval

Teresópolis, 10 de março de 2014 - Em pleno domingo de Carnaval, 2 de março, dezenas de pessoas estiveram na Casa de Cultura Adolpho Bloch para conferir a terceira edição do Encontro de Cultura de Raiz - temporada 2014. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu diversos artistas, que divertiram e animaram o público mesclando a música do homem do campo com as tradicionais marchinhas, marcando os dias de folia. 

"Tivemos uma grande festa, com muitos momentos especiais. A música do homem do campo se fez presente e mostrou-se ainda mais genuína no contraste com outros estilos, como o choro e as canções internacionais. Além disso, pudemos lembrar o Carnaval em sua essência, com as tradicionais marchinhas, uma marca da cultura brasileira. A casa ficou cheia e o público se divertiu com tantas variações. Só temos a comemorar", vibrou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres. 

Tendo a apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, o encontro seguiu em seu formato de programa de auditório, com quase 25 apresentações, mostrando ao público os mais variados estilos. E pelo terceiro mês consecutivo, o lanche à moda caipira fez sucesso em sua versão verão, com muitas frutas da época. 
Fernando Mello, acompanhado por outros artistas, fechou a edição especial com um pot-pourri de marchinhas
Entre as atrações, destaque para as apresentações de Moacir Rosa, que cantou com Luiz Aldo, e do sanfoneiro Seu Timbira, que fez sucesso com 'Feijão Queimado'. Amado Rodrigues cantou 'Castelo de areia', utilizando uma legítima viola caipira de 10 cordas, e Zé Rodrigues mostrou ao público uma canção de sua autoria. 

O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, teve uma participação especial, contando um causo sobre a origem do nome da cidade de Guaçuí, no Espírito Santo. E a poesia de Lucas Castilho também esteve presente, desta vez com uma marchinha chamada 'Carnaval', cantada à capela por Ayrton Rebello. 

Outro ponto alto - e internacional - da festa foi a apresentação de Emma Dickson e Valentina Van Roye que, acompanhadas por Pedro Novello, da Argentina, e Cyrille Lorent, da Bélgica, encantaram a plateia com canções típicas francesas. Em seguida, o grupo, com o acréscimo de Andrea Sant'Anna, Maria Eduarda e Estelle Carton, apostou em cantos africanos e mais uma vez agradou em cheio. 

Em dias de folia, o Carnaval foi, é claro, foi bastante lembrado. Edson Rosa, acompanhado por Arnaldo Almeida, Zé Luiz, Ayrton Rebello e Seu Claro, animou o público com marchinhas. Roberto Müller também apostou no tema e fez sucesso com 'Índio quer apito', enquanto Wanda Pinheiro, acompanhada por Jessica, também agradou com 'Me dá um dinheiro aí'. 

Destaque ainda para a bela apresentação de Geremias Cruz, Carmem Bartoly e o clarinetista Harold Emert, que emocionaram com 'Greensleaves', e para a pequena Janaína Mavignier, de apenas quatro anos, que divertiu a todos com 'O pato'. Mario Jorge Aranha também esteve presente falando sobre o Carnaval e seu livro recém-lançado 'Por um dia de Carnaval', que mostra a trajetória dos 29 anos do Bloco Piranhas da Serra. 

E encerrando o evento com muita alegria, Fernando Mello, Celso Guimarães, Arnaldo Almeida, Ayrton Rebello e Andrea Sant'Anna subiram ao palco e fizeram o público levantar e dançar ao som de um pot-pourri de marchinhas, incluindo as mais conhecidas e tradicionais canções carnavalescas. A consagrada 'Cidade Maravilhosa' fechou a edição em grande estilo. A apresentação teve a participação especial de Richela Amaral e Ilma Rebello que, vestida de Carmem Miranda, cativou a plateia com sua simpatia. 

Quem esteve presente, se divertiu. "Eu adoro o Cultura de Raiz. Sempre que posso, compareço. É uma ótima opção de entretenimento. E esse foi ainda melhor, muito animado e dançante. Valeu a pena", comentou Sueli de Castro. 

Além da animação no teatro da Casa de Cultura, o artesanato movimentou a sala de dança. Estiveram presentes Almerinda Soares (caixas e panos de prato), Edilza Delgado e Iara Menezes (artesanato geral), Doraliza Diaz (artigos peruanos) e Waldirelia Franco (caixas e bolos). 

A manhã de festa contou ainda com o plantio das primeiras mudas de resedá na calçada da frente da Casa de Cultura. Até o fim do mês, serão cerca de 100 mudas, a serem plantadas ainda no jardim dos fundos da casa e nas margens do Rio Paquequer, no trecho que passa pelo local. 

Promovido desde 2009, com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andrea Sant’Anna, o Encontro de Cultura de Raiz visa a valorização da música do homem do campo e o resgate dos artistas populares. Conta com edições mensais, realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês. 
O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, teve participação especial no evento
Relação de participantes:

Participaram do 3º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Andrea Sant’Anna, Ayrton Rebello, Arnaldo Almeida, Roberto Müller, Paulo Medeiros, Deucy do Acordeon, Edson Firmino, Roninho, Amado Rodrigues, Moacir Rosa, Luiz Aldo, Genaro da Zabumba, Seu Claro, Sebastião, Julicão, Seu Timbira, Zé Rodrigues, Edson Rosa, Zé Luiz, Daniel Vieira, Zé Futrica, Lucas Castilho, Emma Dickson, Valentina Van Roye, Pedro Novello, Cyrille Lorent, Estelle Carton, Wanda Pinheiro, Janaína Mavignier, Jéssica, Geremias Cruz, Carmem Bartoly, Harold Emert, Mario Jorge Aranha, Fernando Mello, Celso Guimarães, Richela Amaral, Ilma Rebello e Wanderley Peres.
O público prestigiou e participou da festa

Fotos de Roberto Ferreira
Texto - Georgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário