Prefeitura de Teresópolis instala lâmpadas LED nos semáforos
Teresópolis, 28 de março de 2014 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Segurança Pública, está realizando a troca de lâmpadas em conjuntos de semáforos de todo o centro da cidade. As lâmpadas incandescentes antigas estão sendo substituídas pela tecnologia LED, proporcionando maior segurança viária e gerando economia de energia e, consequentemente, menos gastos para os cofres públicos. O serviço está sendo realizado pelos profissionais da secretaria com o auxílio do caminhão da elétrica. Inicialmente serão trocadas cerca de 80 lâmpadas.
Segundo o secretário da pasta, Marco Antonio da Luz, as novas lâmpadas trazem segurança e modernidade, uma vez que a tecnologia LED acaba com o efeito fantasma dos semáforos. “O condutor consegue distinguir mais facilmente a cor do semáforo, mesmo com a influência máxima da luz solar. Além dos benefícios de economia e segurança aos condutores e pedestres, a troca proporcionará mais tempo às equipes de trabalho, uma vez que a vida útil do LED é maior, fazendo com que a manutenção dos semáforos diminua. Dessa forma, nossas equipes podem atuar em outros locais, otimizando o cronograma de trabalho”, afirmou.
O LED é um componente eletrônico que fornece luz quando ocorre a passagem de corrente elétrica. Comparado com as lâmpadas incandescentes ou halógenas, ele fornece mais luz com uma pequena corrente elétrica, resultando num consumo entre 5 a 10% das lâmpadas comuns, com maior luminosidade. Além disso, fica livre de manutenção preventiva.
As vantagens fazem com que a lâmpada de LED seja mais cara que a incandescente. Porém, levando-se em conta a economia de intervenções para troca de lâmpadas e a estrutura necessária para isso (carros, pessoal e materiais mantidos em estoque), o investimento retorna de um a dois anos. Uma lâmpada incandescente tem vida útil de 45 dias (1.080 horas), já a LED é de 100 mil horas.
Texto – Gisele Barreto
Fotos - Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário