Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

Meio Ambiente e parceiros em ação no Vale da Revolta em Teresópolis

Visita ao estande do projeto Fauna Viva da CRT, no Vale da Revolta
Dia da Água: Meio Ambiente mobiliza comunidade e parceiros em ação ambiental no Vale da Revolta

Teresópolis, 26 de março de 2014 – Aconteceu no sábado, 22 de março, Dia Mundial da Água, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a associação de moradores do bairro, coordenou uma importante ação de conscientização sobre preservação ambiental no Vale da Revolta.

Mutirão de limpeza de encostas e de rio, bem como das margens da Estrada Rio-Bahia, no trecho que corta a comunidade, entre os quilômetros 83 e 84; reflorestamento de uma área de encosta com o plantio de 50 mudas; ações preventiva de desratização e educativa de combate ao mosquito transmissor da dengue; e análise da água das nascentes da comunidade fizeram parte da programação.

As atividades contaram com a parceria das secretarias municipais de Saúde/Controle de Zoonoses, Defesa Civil, Serviços Públicos e Segurança/Guarda Municipal. Também foram parceiros o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), INEA (Instituto Estadual do Ambiente)/Parque Estadual dos Três Picos e Corpo de Bombeiros.

“É o terceiro ano que realizamos essa atividade no Vale da Revolta e pudemos ver o progresso da conscientização ambiental. No primeiro ano, a quantidade de lixo foi muito maior, e agora nos deparamos com um montante bem inferior”, comemorou o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.
 Limpeza das margens da Estrada Rio-Bahia, no Vale da Revolta
 Palestra sobre preservação ambiental no Parque Estadual dos Três Picos
 Parceiros na ação Ambiental no Vale da Revolta: representantes da Prefeitura, INEA, Unifeso, CRT, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros
O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Vale da Revolta, Judas Tadeu Florêncio, festejou o resultado positivo da ação ambiental. “Estou muito feliz com o resultado a respeito do lixo. Na primeira ação ambiental nós tiramos três ou quatro caminhões de lixo. Na segunda, foram dois, e hoje nós recolhemos 200 quilos. Olha a diferença! Para mim o maior ganho foi esse”, vibrou Tadeu.

A ação de desratização e de combate ao mosquito transmissor da dengue foi acompanhada pelo chefe da Vigilância Ambiental em Saúde, Alonso de Faria, e realizada pela equipe do Setor de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. “Percorremos o bairro numa ação educativa, chamando a atenção dos moradores para a importância de manter as caixas d'água tampadas para evitar focos do mosquito transmissor da dengue. Também distribuímos iscas contra roedores em locais estratégicos”, comentou Alonso de Faria.

Paralelamente, as crianças do bairro fizeram uma caminhada até a subsede do Parque Estadual dos Três Picos, onde participaram de palestra sobre a importância da proteção de plantas e animais e a preservação da água. Depois, foi feito o plantio de 50 mudas nativas da Mata Atlântica.

“A Secretaria procura fazer, todo mês, um trabalho em uma comunidade, dentro do nosso programa municipal de educação ambiental, além daquele que fazemos nas escolas, voltado para a conscientização da população”, assinalou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça, que acompanhou a ação com o subsecretário administrativo, Eduardo Niebus, e equipe.
Secretário de Meio Ambiente André de Mello faz o plantio de mudas na subsede do Parque Estadual dos Três Picos
Moradores do Vale da Revolta plantam mudas nativas na subsede do Parque Estadual dos Três Picos
O subchefe do Núcleo Vale da Revolta do Parque Estadual dos Três Picos, Octacílio Jr, parabenizou a mobilização da comunidade, o que demonstra o avanço da conscientização ambiental. “A gente vem trabalhando ao longo de três com a comunidade do Vale da Revolta. É fundamental ter essa parceria envolvendo a comunidade e os órgãos co-irmãos, para que os moradores percebam a importância de preservar esse local, que é para uso deles e de todos nós”.
 Parceiros e moradores do Vale da Revolta comemoram sucesso da ação ambiental

Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário