Secretaria de Educação realiza formação continuada para professores dos Anos Iniciais
Teresópolis, 18 de março de 2014 - Com o objetivo de ofertar ao professores dos Anos Iniciais da rede municipal de ensino uma formação continuada com vistas à evolução de suas competências e a consequente ampliação do seu campo de aptidões, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através da sua Divisão de Anos Iniciais, iniciou a formação “(Re) Significando as Práticas Pedagógicas”, composta de encontros mensais e que tem previsão se seguir até o final do ano.
“A Educação, assim como a própria vida, está em constante evolução. A formação continuada possibilita ao docente a aquisição de conhecimentos específicos da profissão, tornando assim profissionais mais capacitados a atender as exigências impostas pela sociedade, exigências estas que se modificam com o passar dos tempos, tendo, então, o educador que estar constantemente atualizado”, analisa o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
A formação continuada agora ofertada pela SME vem em consonância com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso assumido pela Secretaria Municipal de Educação desde o ano passado e que tem continuidade este ano. Essa formação, porém, não é por adesão como o PNAIC, mas indispensável a todos os professores da rede municipal.
“A secretaria está garantindo essa formação aos nossos professores seguindo a mesma proposta do PNAIC, trabalhando com sequencias didáticas e projetos, que acreditamos, sejam a melhor forma de garantir a aprendizagem de nossas crianças. Por isso, agregamos a essa frente de trabalho as próprias orientadoras do PNAIC, visando uma coerência em toda a proposta pedagógica da rede municipal”, explica a analisa a professora Cristina Esteves, que também é Coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Teresópolis.
A formação constará de nove encontros mensais realizados nos turnos escolares com grupos pequenos formados por até 20 professoras, visando a troca de experiências, além da evolução das competências e ampliação do campo de aptidões desses profissionais. O projeto prevê também a visita das Orientadoras do PNAIC às unidades escolares da rede municipal para observação da aplicação das práticas contidas na formação.
“Queremos ampliar a capacidade de intervenção de nossos educadores junto à aprendizagem de seus alunos. Por isso, chamamos este projeto de “(Re) Significando as Práticas Pedagógicas”, já que muitos professores nossos vêm de uma longa caminhada, e ser professor, hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas sobretudo ser comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos o exercício dos direitos básicos à cidadania”, definiu Gisela Guedes, chefe da Divisão de Ensino Fundamental – Ano Iniciais.
Texto – Marcelo Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário