Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de março de 2014

Secretaria de Cultura de Teresópolis lança curso de acordeon

Secretaria de Cultura de Teresópolis lança curso de acordeon
Secretaria de Cultura lança curso de acordeon
Inscrições estão abertas e podem ser feitas na Casa de Cultura

Teresópolis, 14 de março de 2014 - Lançado recentemente pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o curso de acordeon vem despertando grande interesse na Casa de Cultura Adolpho Bloch. A nova modalidade se soma aos 18 cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura e que atendem mais de 1.000 alunos anualmente. As aulas já começaram, mas ainda há vagas e as inscrições estão abertas.

A iniciativa partiu da parceria entre a Secretaria de Cultura e o professor e músico Cândido Neto, titular do curso. Conhecido por seu desempenho à frente do acordeon, Cândido foi o idealizador e é coordenador do Encontro de Sanfoneiros de Teresópolis. “É um sonho já antigo e que agora se concretiza, graças à sensibilidade do secretário Wanderley Peres. Já havíamos observado a procura por este tipo de curso. E, na cidade onde surgiu o Encontro de Sanfoneiros, nada mais justo do que um curso para formar novos acordeonistas”, comenta Cândido, que é professor de ciências e de música, além de especialista em Arte e Educação na área de Música na Escola.

Para os interessados no novo curso, as inscrições estão abertas e podem ser feitas na Casa de Cultura Adolpho Bloch, de segunda a sexta, das 9h às 18h. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar uma foto 3 x 4; carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno – com fotocópia; carteira de identidade do responsável (no caso de menores) - com fotocópia; declaração escolar (no caso de adolescentes em idade escolar); e comprovante de residência. Podem participar pessoas de ambos os sexos, com idade mínima de 12 anos. E é ideal que o interessado já possua um acordeon.

O curso é destinado a iniciantes e as aulas são realizadas às segundas e sábados, com turmas entre 13h e 19h. Nas aulas, os alunos terão noções teóricas sobre música, conhecerão o instrumento acordeon como um todo e aprenderão inicialmente a tocar com partitura não convencional, criada especialmente pelo professor Cândido Neto para facilitar o aprendizado.

As agentes culturais Nara Zeitune e Andréa Sant’Anna estão entre os alunos matriculados e têm gostado das aulas. “Ganhei meu acordeon de herança e, a partir daí, resolvi aprender. Será ótimo, inclusive, para as minhas participações no Cultura de Raiz”, comenta Andréa, que é coordenadora do projeto e teve uma bisavó sanfoneira. “Como trabalho com cultura popular, será ótimo aprender a tocar acordeon. Além disso, é um instrumento que se basta, é independente. Será muito válido em meus projetos”, completa Nara.

“O curso de acordeon é destinado a todos aqueles que apreciam a beleza da cultura popular brasileira, e soma-se aos outros 18 cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura de forma gratuita, atendendo milhares de pessoas, com atividades saudáveis e diversificadas, contribuindo para a construção intelectual dos alunos”, avalia o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário