Pesquisar este blog

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis se prepara para temporada 2013

Mais professores, horário de atendimento estendido e o dobro de vagas em 2013 nos cursos da Casa de Cultura Adolpho Bloch
Casa de Cultura Adolpho Bloch se prepara para temporada 2013


Teresópolis, 22 de fevereiro de 2013 - A uma semana do início das aulas para a temporada 2013 dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, a Secretaria de Cultura vem preparando a Casa de Cultura Adolpho Bloch para receber os novos alunos. A unidade vem passando por uma higienização, serviço executado pela própria equipe da Secretaria de Cultura, além de jardinagem, e já está praticamente pronta para a retomada das atividades.

“As obras da Casa de Cultura devem ficar prontas para o aniversário da Casa, em maio. Mas, enquanto isso, e para que os cursos possam ser iniciados, foi feita uma revisão geral, que incluiu jardinagem, reforma do telhado e das instalações elétricas para que os alunos e frequentadores tenham segurança e relativo conforto no ano letivo que inicia”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Entre as principais atividades da Casa de Cultura Adolpho Bloch estão os cursos gratuitos oferecidos que, este ano, tiveram sua oferta ampliada de 16 para 19 modalidades. O número de alunos também sofreu substancial aumento, passando de 600 em 2012 para 1.200 a serem atendidos de forma imediata em 2013. Dos 600 alunos antigos, 420 renovaram suas matrículas, representando um percentual de 70% de renovação. As demais vagas foram preenchidas com as novas inscrições, que totalizaram 1.555 interessados.

A lista com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada a partir deste sábado, dia 23, em mural na área de circulação da Casa de Cultura. A direção da casa analisou todas as inscrições, visando atender o maior número possível de alunos. Cerca de 300 pessoas, interessados principalmente nos cursos de balé, violão e dança de salão, foram encaminhadas para fila de espera e serão atendidas assim que possível. Dentro de aproximadamente um mês, será realizada a primeira rechamada, beneficiando mais cerca de 150 inscritos.

As matrículas dos novos alunos – com base na listagem dos selecionados – deverão ser feitas a partir desta segunda-feira, 25, até o dia 28, das 9h às 18h, na própria Casa de Cultura. Para realizar o procedimento, é preciso apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3 x 4; carteira de identidade ou certidão de nascimento - com fotocópia; declaração escolar (no caso de crianças e adolescentes em idade escolar); comprovante de residência; e atestado médico, no caso dos cursos de jazz, balé, caratê e capoeira.

As aulas terão início no dia 4 de março e serão realizadas na Casa de Cultura e no Centro Cultural Bernardo Monteverde. Para atender aos 1.200 alunos, o número de professores também foi ampliado, passando de 10 em 2012 para 15 professores em 2013. Os cursos gratuitos disponibilizados em 2013 são: violão, teclado, piano, flauta, cavaquinho, canto, coral (adulto e infantil), teoria musical, balé, jazz, dança de salão, teatro (infantil, adolescente e adulto), fotografia, cinema, desenho e pintura, artesanato, modelagem com argila, capoeira e caratê.

Cultura de Raiz

Além dos cursos gratuitos, a Casa de Cultura Adolpho Bloch atende também a outros projetos, não só culturais, mas também de outras secretarias do Governo Municipal e até mesmo da iniciativa privada. Entre os projetos culturais realizados no local, destaca-se o Encontro de Cultura de Raiz, promovido desde 2009 no primeiro domingo de cada mês.

A próxima edição do evento, a terceira deste ano, está marcada para o dia 3 de março. Mas, além do evento em si, também são realizados no teatro da casa os ensaios do Cultura de Raiz, sempre nos dois sábados que antecedem a edição do projeto. Os ensaios – o próximo será promovido neste sábado, 23 de fevereiro, realizados sempre das 16h às 20h, tem como objetivo efetuar inscrições de interessados em participar do projeto, além de trabalhar a escolha de repertório, definir acompanhantes e organizar o evento de forma geral.

O local abriga ainda diversas exposições, montadas na galeria ou na área de circulação da casa. Durante o mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, poderá ser vista na galeria a Mostra Coletiva Um Olhar Feminino, com trabalhos de pintura, desenho, escultura e instalações, produzidos exclusivamente por artistas mulheres.

Outros projetos

Vale lembrar que outros projetos importantes desenvolvidos pela Secretaria de Cultura também estão sendo preparados para a retomada em 2013. A partir de março, recomeçam os projetos Cultura nos Bairros, com edições realizadas no segundo e no terceiro domingos de cada mês, levando atrações artísticas a localidades diferentes; e o Música na Matriz, com concertos promovidos na Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, sempre no primeiro domingo de cada mês.

Já na Casa da Memória Arthur Dalmasso, também em março será aberta a exposição Mulheres na História, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos e destacando ainda mulheres que tiveram destaque na história de Teresópolis. E no totem permanente da Calçada da Fama, será exposta a nova edição da exposição Memória dos Bairros, abordando, desta vez, o bairro do Alto.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário