Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Teresópolis ainda tem vagas

Teresópolis RJ
Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal ainda tem vagas


Teresópolis, 19 de fevereiro de 2013 - Mesmo iniciando suas aulas nesta segunda-eira, 18, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino ainda tem vagas e aceita matrículas em seus cinco pólos. A EJA é a melhor opção para quem tem 18 anos ou mais e quer concluir o Ensino Fundamental com qualidade e em menos tempo. A metodologia e currículo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) são específicos para jovens e adultos, e conta com oficinas especiais, ofertadas uma vez por semana.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o Município continua investindo na Educação de Jovens e Adultos. “A EJA de Teresópolis é uma experiência exitosa, reconhecida com prêmios nacionais e que respeita as especificidades desse público, pessoas que não terminaram ou sequer iniciaram o ensino regular”, assinala o Secretário.

Em Teresópolis funcionam cinco pólos da EJA: quatro na zona urbana e um na zona rural. Na zona urbana, a Escola Municipal Maçom Lino Oroña (Tijuca) atende alunos do primeiro segmento (1ª a 5ª etapas), e os pólos das escolas municipais Beatriz Silva (Barra), Cerom (São Pedro) e Ginda Bloch (Alto) atendem ao segundo segmento (6ª a 9ª etapas). Na zona rural, a Escola Professora Mariana Leite Guimarães, localizada em Bonsucesso, recebe os alunos da 6ª a 9ª etapas.

“Criamos critérios para matrículas na EJA, como a defasagem idade/série de três anos e a apresentação de declaração de trabalho para alunos menores que necessitam estudar no horário noturno. Continuamos com aulas do núcleo comum em quatro dias da semana e as oficinas em um dia, que pode ser segunda ou sexta-feira, dependendo da estruturação de cada pólo”, explica Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA na Rede Municipal.

As oficinas têm temas variados, como Artesanato (fuxico, decoupagem, EVA, biscuit), Dança, Teatro, Raciocínio Lógico, Atividades Esportivas, Libras, Produção de Texto, Contação de Histórias, Capoeira, Inglês, Informática e Música, entre outros. Além disso, foi estabelecida uma parceria com o SESC que garante passeios educativos e turísticos, que são agendados através do projeto “Passaporte Carioca”, para alunos todos os pólos. Alguns eventos já estão programados para o primeiro semestre, como o Encontro das Mulheres, o Encontro dos Alunos e a II Mostra de Ciências da EJA.

“O grande desafio da Educação de Jovens e Adultos é garantir a frequência e evitar a evasão desses alunos, que acontece por diversos fatores que extrapolam os muros da escola. A Secretaria Municipal de Educação se empenha para ofertar um ensino de qualidade e atrativo, para que o seu papel seja plenamente cumprido”, analisa a professora Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da SME.

Texto: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário