Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Prefeitura de Teresópolis inicia recapeamento da Av. Delfim Moreira nesta quarta, 2

 Guarda Municipal traça mudanças no fluxo viário para bom andamento da obra​
Prefeitura inicia recapeamento da Av. Delfim Moreira nesta quarta, 2
Secretaria M. de Segurança Pública anuncia mudanças no trânsito durante a obra

Teresópolis, 31 de março de 2014 – Começa nesta quarta-feira, 2 de abril, o recapeamento da Avenida Delfim Moreira, no Centro. O engenheiro da empresa contratada pela Prefeitura, através de licitação, se reuniu, nesta segunda-feira, 31, com o coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, a fim de definir os últimos detalhes sobre as intervenções necessárias para o bom andamento da obra, que tem previsão de término para 60 dias.

A obra é uma das iniciativas do prefeito Arlei visando melhorar as condições de infraestrutura da cidade para a Copa do Mundo, beneficiando também a população de Teresópolis. “O asfaltamento da Delfim Moreira é uma das obras que fazem parte do nosso projeto de melhorias para receber a Seleção Brasileira e os turistas na época da Copa, mas vai beneficiar principalmente a população, que terá a avenida totalmente reformada”, afirmou Arlei. 

O engenheiro Raphael Thuler explicou sobre o início da obra. “Hoje e amanhã estaremos finalizando o planejamento da obra no local, estabelecendo junto à Guarda Municipal as mudanças no fluxo viário e também trazendo máquinas e equipamentos para dar suporte ao trabalho dos nossos funcionários”, frisou o engenheiro Raphael Thuler, pontuando que cerca de 50 pessoas vão trabalhar na obra, utilizando máquinas fresadoras, caminhões, vassouras mecânicas, rolos e retroescavadeira, entre outros equipamentos.

Raphael Thuler destacou ainda que o recapeamento começará com a fresagem, que é a raspagem da camada de asfalto deteriorada. Em seguida, será feito reforço do pavimento nos pontos com deficiência estrutural. A partir daí, coloca-se o asfalto novo. Ao todo, serão recapeados 1,3km de via, com a utilização de cerca de 70 caminhões de asfalto.

A fim de causar o menor transtorno possível para motoristas e pedestres, o recapeamento será feito em três etapas: a primeira fase compreenderá o trecho entre o início da Av. Delfim Moreira e a Rua Duque de Caxias; a segunda parte da via a receber o asfaltamento será entre a R. Duque de Caxias e a Rua Alice Quintela Regadas; e a última até o final da avenida, no entroncamento com a R. Manoel José Lebrão.

Mudanças no trânsito

Para a primeira etapa da obra, a Secretaria M. de Segurança Pública estabeleceu as seguintes alterações no fluxo viário: o trânsito ficará interditado no início da Av. Delfim Moreira, assim motoristas que vierem da Rua Waldir Barbosa Moreira deverão entrar na Rua José Correia da Silva Jr, antiga ‘Esquina do Pecado’, seguindo pela Av. Lúcio Meira. Quem for para a Tijuca deverá, a partir da Av. Lúcio Meira, subir a Rua Duque de Caxias e pegar a Av. Delfim Moreira.

A Secretaria levou em conta ainda o acesso para os moradores bairro dos Pinheiros. “Moradores dos Pinheiros com veículos particulares devem acessar a Rua Major Carvalho, seguir pelas ruas Purus e Olegário Bernardes. Os ônibus para o bairro também vão entrar na Rua José Correia da Silva Jr., seguir pela Av. Lúcio Meira e entrar, pela contramão, na Rua Jornalista Délcio Monteiro”, frisou o coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, explicando também que seis agentes da Guarda estarão orientando o trânsito no local.
Av. Delfim Moreira será totalmente recapeada pela Prefeitura de Teresópolis

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis participa de encontro de secretários municipais de Trabalho

 Secretário Lucas Bonifácio ressalta a importância do fomentar as políticas públicas de Trabalho e Renda  ​
Teresópolis participa de encontro de secretários municipais de Trabalho

Teresópolis, 31 de março de 2014 – O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Teresópolis, Lucas Bonifácio, participou na última sexta-feira, 28, do Encontro de Secretários Municipais de Trabalho, no Hotel Bucsky, situado na rodovia RJ-116, em Nova Friburgo. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, o evento teve como tema ‘Mercado e a política pública de geração de emprego e renda no Estado do Rio de Janeiro’.

O secretário Lucas Bonifácio ressaltou a importância da realização do encontro para que todos possam ficar inteirados sobre os assuntos relacionados ao trabalho no estado. “Esse tipo de encontro é muito importante porque temos a oportunidade de tomarmos conhecimento sobre o que está acontecendo nos demais municípios do estado. Os dados passados aqui nos ajudam na atividade de fomentar as políticas públicas de trabalho, emprego e economia solidária em nossas cidades”.

Presente ao encontro, o secretário estadual de Trabalho e Renda, Sérgio Tavares Romay, frisou que o evento deverá ser realizado periodicamente e forma itinerante para que todos os municípios possam interagir e trocar informações sobre o segmento.

“Estamos fazendo aqui em Nova Friburgo um fórum de discussão sobre o mundo do trabalho e renda no estado do Rio, com a participação do Joilson Antônio, que veio de Brasília para falar sobre o Funde de Amparo ao Trabalhador, e também do professor emérito Blanco, especialista na área do trabalho. A intenção é que esses encontros sejam itinerantes, assim a cada quatro meses, pretendemos promover o evento em uma cidade do estado”, afirmou Romay.

 Secretário de Trabalho de Teresópolis, Lucas Bonifácio, conversa com Secretário Estadual Sérgio Tavares Romay
A palestra de Joilson Antônio Cardoso do Nascimento teve como tema ‘Tripartismo e Gestão Participativa: os desafios do Codefat’. Joilson é servidor público e membro do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) desde 2010.

O professor Maurício Blanco, formado em Economia e doutor em Ciências Políticas, e a advogada e pesquisadora Fabrícia Machado também falaram sobre o mercado e a política pública de geração de emprego e renda no estado do Rio. 

Ao final do encontro, Búzios, na Região dos Lagos, foi sorteada para sediar o próximo evento, previsto para acontecer em julho.

Encontro conta com a participação de renomes do setor, com palestras sobre o tema Mercado e Políticas Públicas de TrabalhoSecretário Estadual de Trabalho e Renda, Sérgio Tavares Romay, anuncia que o encontro será periódico e itinerante
Encontro de Secretários Municipais de Trabalho e Renda reúne representantes de diversos municípios em Nova Friburgo

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marcelo Rosa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Mobilidade urbana é tema de encontro na Alerj dia 29/04

Prezados,

Repassamos, para conhecimento, convite para o Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, dia 29 de abril, na Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 3641-5507

_________________________________________________________

Mobilidade urbana é tema de encontro na Alerj dia 29/04

ALERJ- Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho


Criado através da Resolução 225/2003, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o Fórum tem como objetivo promover a interação entre as entidades da sociedade civil organizada, as universidades e o poder público, estimulando em caráter permanente o debate de propostas e ações que contribuam para o desenvolvimento social e econômico da população fluminense.

Tel.: +55 21 2588-1352 / Fax:+55 21 2588-1145

Prefeitura de Teresópolis faz manutenção em vários bairros

Capina e limpeza na Rua Samuel Vieira, no Caxangá
Prefeitura faz manutenção em vários bairros

Teresópolis, 31 de março de 2014 – As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciaram a semana com uma série de ações de manutenção em onze bairros. Capina, pode de árvores, reparos e desobstrução de galerias pluviais, ensaibramento, recomposição de paralelos e operação tapa-buracos estão entre os serviços executados nesta segunda-feira, 31.

Na Fazendinha, os trabalhadores fazem capina, roçada e poda de árvores na Rua Jaguaribe e adjacências, com atenção especial na manutenção da Colina dos Mirantes. Os trabalhos de conservação de vias também são realizados nas ruas Samuel Vieira (Caxangá) e Anambé (Meudon).

A Servidão Delta (Pinheiros) e as ruas Tietê (Araras) e São Francisco (Fátima) recebem reparos na rede de manilhamento. Na Rua Álvaro Alvim (Granja Florestal), foi realizada desobstrução de galeria pluvial.
Manutenção de equipe da Prefeitura na Colina dos Mirantes, na Fazendinha
Para recuperar os trechos mais danificados das vias públicas, são realizadas operações tapa-buracos na Rua Otávio Strucchi (São Pedro) e Avenida Delfim Moreira (Vale do Paraíso). Na Estrada da Pedra D’Água (Posse) acontece ensaibramento, para nivelar a rua e facilitar a passagem de veículos e pedestres; e na Rua Padre Antonio Vieira (Jardim Pimenteiras), é executada recomposição de paralelos.
 Reparo de galeria na Rua Tietê, em Araras

Fotos:Davi Almada e Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Márcio Catão agradece presença dos amigos na Missa de Sétimo Dia

Ao lado de parentes e amigos, Marcio Catão comparece a Missa de Sétimo Dia pelo falecimento do pai

O vice-prefeito, Márcio Catão, e familiares agradecem a presença dos amigos que compareceram à Missa de Sétimo Dia pelo falecimento do Sr. Joel Catão, pai do vice-prefeito. A cerimônia, celebrada pelo padre Jorge Pacheco de Medeiros foi realizada na manhã do último domingo, 30, na Igreja de Santo Antônio, no Bairro do Alto e contou com a presença de familiares e amigos, que se reuniram no local para assistir à celebração deste ato de fé cristã.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

​​Deputado André Corrêa entrega oficialmente vans a Teresópolis

Vice-prefeito Márcio Catão, deputado estadual, André Corrêa e o vereador Maurício Lopes posam ao lado da van acompanhados de líderes comunitários
Deputado André Corrêa entrega oficialmente vans a Teresópolis
Veículos farão transporte de pacientes que são atendidos fora do município

Teresópolis, 31 de março de 2014 – Na última sexta-feira, 28, o deputado estadual André Corrêa (PSD) esteve em Teresópolis para entregar oficialmente duas vans ao município, destinadas ao transporte de paciente que fazem tratamento fora da cidade. Na última quinta-feira, 27, o prefeito Arlei e o secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, estiveram em Três Rios para receber as vans, entregues ao município pelo Governo do Estado

Cada veículo conta com 16 lugares e ar-condicionado e custou R$ 98.894,02, totalizando R$ 17.801.103,60 em investimentos do Governo Estadual. A verba utilizada para a compra tem origem em emenda parlamentar elaborada pelo deputado estadual André Corrêa (PSD), demonstrando sua preocupação com a saúde no Estado. “O principal problema, não só aqui em Teresópolis, como também nas 92 cidades do Estado e no Brasil, é a questão da saúde, e eu tenho procurado me dedicar a isso”, disse o deputado.

O parlamentar foi recebido pelo vice-prefeito Márcio Catão e o secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna. “Agradecemos ao deputado André Corrêa pela sensibilidade em somar sua força junto ao governo do Estado, para trazer esse benefício para Teresópolis”, destacou Márcio Catão. “Precisávamos de veículos com essas características, que vêm oferecer conforto e dignidade aos nossos pacientes. São dezesseis lugares, podendo acomodar 15 pacientes, e com ar condicionado. Essas vans complementam uma frota que estava deficiente na Secretaria de Saúde, pois só tínhamos dois veículos como estes”, pontuou o secretário Carlos Otávio.

As duas vans destinadas a Teresópolis vão entrar em circulação assim que o Detran liberar a documentação. No Estado, serão entregues 180 veículos para o transporte de pacientes em tratamento em 91 municípios.
 Emenda parlamentar do deputado André Corrêa beneficia Teresópolis com duas vans para transporte de pacientes

Também estiveram presentes na entrega das vans os secretários de Administração, José Carlos Cunha, de Fazenda, Geraldo Carvalho, de Desenvolvimento Social, Graça Granito, de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, a Procuradora do município, Rosilda Barbosa, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, além de representantes da sociedade civil e líderes comunitários.
Uma das vans, equipada com 16 lugares e ar condicionado, destinada a Teresópolis

Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sábado, 29 de março de 2014

1º Grito Rock está agitando Teresópolis - programação completa

1º Grito Rock está agitando Teresópolis - programação completa
1º Grito Rock está agitando Teresópolis 
23 bandas participarão do evento na Casa de Cultura.
Festival integrado deve atingir 40 países em 2014

Teresópolis, 29 de março de 2014 - Já está acontecendo o 1º Grito Rock, festival promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. O evento acontece de sexta a domingo, dias 28, 29 e 30 de março, na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, com a participação de 23 bandas, vindas de diversos lugares do Brasil.

O festival seguirá os moldes do Grito Rock Mundo, festival colaborativo e integrado, idealizado pela rede Fora do Eixo e realizado desde 2003 na época próxima ao carnaval. Em 2014, o festival chega à 12ª edição, conectando o interior do Brasil e vários países da América Latina, Europa, África e América do Norte, entre fevereiro e março. No ano passado, foram mais de 300 cidades integradas ao evento. E, este ano, a meta é alcançar 400 cidades em 40 países. É a primeira vez que Teresópolis participa do evento.

As inscrições para o evento em Teresópolis foram realizadas entre fevereiro e março e mais de 90 bandas se habilitaram a participar. Devido à alta procura, foi necessário realizar um processo seletivo para definir as bandas participantes. E, a partir daí, foram selecionadas 23 bandas, priorizando as de Teresópolis e da Região Serrana.

Representando Teresópolis, vão participar as bandas Código, Vintage, Stone in Head, Blanchez, Lúpulos e Maltados, Arthur Moreira Band, Distorcism, Jahguasoul, Redquarter, Vulture Wings, ADL, Motor Riff, Six Seven Hate, Nunca se Renda e Sob Cerco. Além destas, também haverá bandas de outros municípios e até de outros estados. Entre os estilos, os mais variados possíveis, como blues, hardcore, instrumental, metal, pop, R&B, reggae, rock, ska, hip-hop, etc.

Com duração de três dias, o evento terá apresentações na sexta-feira, 28, a partir das 18h; no sábado, 29, a partir das 17h; e no domingo, 30, a partir das 15h30. Cada banda terá 40 minutos para se apresentar. Para garantir o conforto dos participantes e do público, foi montado um palco 12m x 8m no anfiteatro da Casa de Cultura, incluindo moderna estrutura de som e iluminação. Haverá ainda praça de alimentação montada na Praça Juscelino Kubitschek, e estandes de artesanato. Além disso, serão montados estandes para que as próprias bandas possam explorar suas marcas e comercializar produtos afins, como camisetas, CDs, etc.

“Será a primeira edição do projeto em Teresópolis e nossa expectativa é de grande sucesso. O festival vai atingir um público diferenciado, aproveitando esse espaço democrático para a divulgação das bandas de Teresópolis e os nossos artistas. E isso sem falar que o evento será aberto a variados estilos, do rock ao instrumental, comprovando, mais do que nunca, a versatilidade da cultura. Que seja o primeiro de muitos”, avaliou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto: Geórgia Jahara
Ilustração: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cobertura do evento PMT
Fotos da 1º dia - 2º dia - 3º dia
do amigo Luciano Zimbrão

sexta-feira, 28 de março de 2014

Prefeitura de Teresópolis instala lâmpadas LED nos semáforos

Prefeitura de Teresópolis instala lâmpadas LED nos semáforos

Teresópolis, 28 de março de 2014 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Segurança Pública, está realizando a troca de lâmpadas em conjuntos de semáforos de todo o centro da cidade. As lâmpadas incandescentes antigas estão sendo substituídas pela tecnologia LED, proporcionando maior segurança viária e gerando economia de energia e, consequentemente, menos gastos para os cofres públicos. O serviço está sendo realizado pelos profissionais da secretaria com o auxílio do caminhão da elétrica. Inicialmente serão trocadas cerca de 80 lâmpadas.

Segundo o secretário da pasta, Marco Antonio da Luz, as novas lâmpadas trazem segurança e modernidade, uma vez que a tecnologia LED acaba com o efeito fantasma dos semáforos. “O condutor consegue distinguir mais facilmente a cor do semáforo, mesmo com a influência máxima da luz solar. Além dos benefícios de economia e segurança aos condutores e pedestres, a troca proporcionará mais tempo às equipes de trabalho, uma vez que a vida útil do LED é maior, fazendo com que a manutenção dos semáforos diminua. Dessa forma, nossas equipes podem atuar em outros locais, otimizando o cronograma de trabalho”, afirmou.

O LED é um componente eletrônico que fornece luz quando ocorre a passagem de corrente elétrica. Comparado com as lâmpadas incandescentes ou halógenas, ele fornece mais luz com uma pequena corrente elétrica, resultando num consumo entre 5 a 10% das lâmpadas comuns, com maior luminosidade. Além disso, fica livre de manutenção preventiva.

As vantagens fazem com que a lâmpada de LED seja mais cara que a incandescente. Porém, levando-se em conta a economia de intervenções para troca de lâmpadas e a estrutura necessária para isso (carros, pessoal e materiais mantidos em estoque), o investimento retorna de um a dois anos. Uma lâmpada incandescente tem vida útil de 45 dias (1.080 horas), já a LED é de 100 mil horas.
Texto – Gisele Barreto
Fotos - Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

CRAS Alto participa da 8ª Rio Artes Manuais

A professora Zulmira Lack, representante do CRAS Alto, participou da 8ª Rio Artes Manuais
CRAS Alto participa da 8ª Rio Artes Manuais

Teresópolis, 28 de março de 2014 – Visando adquirir mais conhecimentos a respeito de técnicas manuais, como biscuit, pintura em tecido e bordado, a facilitadora das ações de serviços de convivência familiar e fortalecimento de vínculos familiares do CRAS Alto (Centro de Referência de Assistência Social), professora Zulmira Lack, participou da 8ª Rio Artes Manuais. O evento aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 22, reunindo mais de 30 mil pessoas.

Para Adriana Marques, coordenadora do CRAS Alto, é fundamental que os professores busquem cada vez mais capacitação. “É de extrema importância capacitar o profissional, visando que ele traga inovação, novidades e motivação para nossos alunos”, declarou Adriana.

Oferecendo mais de 25 mil aulas em técnicas manuais como macramê, decupagem, customização, bordado, pintura em tecido, biscuit, entre outros, a 8ª Rio Artes Manuais carrega o título de maior feira de capacitação em artesanato do Estado.

“Foi uma experiência única participar desta conferência. Aprendi bastantes coisas novas para ensinar em aula. No ano que vem estarei novamente na Rio Artes Manuais e pretendo levar minhas alunas comigo”, disse a professora Zulmira Lack, que participou durante os quatro dias do evento.

Com o perfil “faça e leve”, os participantes da 8ª Rio Artes Manuais, além de receberem o material e da aula gratuitos, também puderam levar para casa a peça que aprenderam a fazer.

“Fiz bastantes coisas em EVA e feltro, inúmeros trabalhos de macramê e decupagem, e também pude ampliar o que sabia de bordado, principalmente os cordões com lacre de latinha. E todos esses materiais eu pude trazer comigo, além do conhecimento adquirido”, finalizou a professora Zulmira.
Alguns trabalhos com feltro, EVA e bordado confeccionados pela professora Zulmira Lack
Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Em breve,Obras na ​Avenida Delfim Moreira em Teresópolis

TERESOPOLIS
Nota Oficial - Obras na ​Avenida Delfim Moreira

Teresópolis,28 de março de 2014.A Prefeitura de Teresópolis, investindo no bem estar do cidadão, estará trabalhando de forma efetiva no recapeamento, na recuperação de galerias de águas pluviais e bueiros, e apropriadamente na restauração da Avenida Delfim Moreira nos próximos dias.

Sabemos, entretanto, que para gerar o benefício necessário e merecido para a população que reside e trabalha no local, bem como para os que usam a via pública rotineiramente, serão causados alguns transtornos durante o período da obra.

Certos de que estamos trabalhando pelo bem-estar comum, reiteramos protestos de estima e consideração, aproveitando para nos desculparmos pelos possíveis transtornos.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Novo delegado de Teresópolis, Marcos Antônio da Silva, é apresentado ao Conselho Comunitário de Segurança Pública

Delegado da 110ª DP, Marcos Antônio da Silva, ressalta importância da integração entre as policias civil e militar
Novo delegado de Teresópolis, Marcos Antônio da Silva, é apresentado ao Conselho Comunitário de Segurança Pública

Teresópolis, 28 de março de 2014 – Em reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública, nesta sexta-feira, 28, no auditório da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), na Várzea, foi apresentado aos conselheiros o novo delegado titular da 110ª DP, Marcos Antônio da Silva. Na ocasião, o cte. do 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar), cel. Marcio Vaz Lima, anunciou a aquisição de oito novas viaturas para o batalhão, o que vai reforçar o monitoramento nas ruas da cidade.

O delegado Marcos Antônio da Silva pontuou que sua gestão, iniciada no último dia 10, irá priorizar a política do bom atendimento à população, a integração com as demais instituições, como Ministério Público Estadual e Conselho de Segurança Pública, além de estreitar o relacionamento com a Polícia Militar.

“Essas diretrizes contribuem para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços ao cidadão. Pelas informações que tenho, a PM realiza um excelente trabalho na cidade e vamos somar forças para dar continuidade às ações”, ressaltou o delegado, que atua na área há 15 anos e já passou por delegacias da Capital e da Baixada Fluminense. Na Região Serrana, Marcos Antônio já comandou a delegacia de São José do Vale do Rio Preto.

O presidente do Conselho, Nadim Kantara, frisou que a gestão de Marcos Antônio à frente da delegacia já surte efeitos positivos. “Recebi e-mails de cidadãos elogiando a forma como foram atendidos na 110ª DP após a chegada do Marcos Antônio. Tenho certeza de que ele deixará sua marca em nossa cidade”.

Nadim destacou ainda que a Delegacia Legal de Teresópolis deverá ser inaugurada no mês de abril, melhorando a qualidade do atendimento e facilitando a investigação dos casos, devido à integração com outras unidades do programa.

O cte. do 30º BPM, Marcio Vaz Lima, também deu as boas vindas ao delegado. “Tenho certeza de que faremos um ótimo trabalho em parceria em prol do município”, afirmou cel. Marcio Vaz Lima. Cel. Lima anunciou que a PM de Teresópolis conta agora com oito novos viaturas, o que vai reforçar a ronda nas ruas da cidade, levando mais segurança à população.
 ​O presidente do Conselho, Nadim Kantara, fris​a​ que a gestão de Marcos Antônio à frente da delegacia já surte efeitos positivos​

Conselho Comunitário de Segurança Pública 

O Conselho Comunitário Segurança Pública tem 57 membros e segue os princípios de democracia, representatividade, paridade, autonomia, e transparência. O Conselho tem como foco principal o combate à corrupção, a prestação de serviços de qualidade à população e a articulação permanente com as forças sociais. 

Para isso, segue as seguintes normas: eleger seus membros bienalmente, por meio de conferências e fóruns nos quais haja plena participação social; adequar suas ações às realidades locais e regionais, operando os instrumentos democráticos de controle com monitoramento de dados quantitativos e qualitativos das situações de violência e ocorrências criminais; e trabalhar em ações de caráter consultivo, propositivo, fiscalizatório e deliberativo, adequando suas resoluções às orientações e regulamentações do Ministério da Justiça. 

Além disso, o Conselho deve manter estreita relação com todos os conselhos da área de segurança e outros, de modo a facilitar a articulação de ações e gerir todos os seus recursos participativamente, cuidando para que sejam efetivamente utilizados no alcance de seus objetivos.
Reunião do Conselho de Segurança Pública trata de diversos assuntos relacionados ao setor

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

​Prefeitura de Teresópolis mantém serviços de asfaltamento e limpeza de ruas e galerias nesta sexta, 28

 ​Nesta sexta, a Rua Jaguaribe, na Fazendinha, recebeu a visita de duas turmas da Prefeitura equipadas com ferramentas adequadas para o trabalho de capina, varrição e poda
Prefeitura mantém serviços de asfaltamento e limpeza de ruas e galerias nesta sexta, 28

Teresópolis, 28 de março de 2014 - Dando continuidade aos serviços rotineiros da Secretaria de Serviços Públicos, trabalhadores estão intensificando a conservação das ruas e das vias condutoras e coletoras de águas pluviais de diversos locais da cidade. O objetivo é evitar alagamentos em tempo de chuvas e também manter um ambiente limpo e agradável. A agilidade dos serviços de recuperação de vias contribui para a tranquilidade da população.

Além da limpeza, algumas redes recebem ampliação das estruturas para oferecer maior fluidez das águas. O trabalho inclui a retirada do lixo, troca de manilhas quebradas, acerto de rua e novas ligações de esgoto. Nesta sexta-feira, 28, as ruas Charruas, no Meudon, Alvaro Alvim, na Granja Florestal, e a Servidão Almerinda, em Paineiras, foram contempladas com as intervenções. No Alto, os ralos da Rua Augusto Amaral Peixoto também receberam limpeza e desobstrução.
Bairro Fazendinha - Teresópolis RJ

Outra atividade diária da Prefeitura é a limpeza das vias públicas.

Nesta sexta, a Rua Jaguaribe, na Fazendinha, recebeu a visita de duas turmas, equipadas com ferramentas adequadas para o trabalho de capina, varrição e poda. Outras ruas também foram atendidas no mesmo dia: Beira Rio (Beira Linha) Anambé (Meudon) e Samuel Vieira (Caxangá). O serviço ainda inclui a retirada do mato e entulho que porventura tenham sido depositados nos cantos das vias. A limpeza é realizada por equipe específica para este tipo de trabalho e atende a um cronograma de forma a cobrir todas as comunidades.
Operação tapa-buracos na Rua Julio Rosa, na Tijuca
Bairro Tijuca - Teresópolis RJ
Bairro Tijuca - Teresópolis RJ
Além dessas ações, as turmas de operação tapa-buracos atuaram na recuperação dos trechos danificados de vias públicas nos bairros da Fonte Santa (Rua Mercúrio), Tijuca (Rua Júlio Rosa) e Pinheiros (Rua Francisco Barthel). Outro calçamento que está sendo recuperado, após uma grande intervenção de drenagem, é o da Calçada da Fama, no Centro.
Calçada da Fama - Centro Teresópolis RJ
 Recomposição de intertravados na Calçada da Fama


Texto – Gisele Barreto
Fotos – Davi Almada
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Biblioteca Municipal de Teresópolis em novo endereço nos próximos dias

Espaço e acessibilidade: em breve a Biblioteca Municipal passará a funcionar no prédio cedido pelo Tribunal de Justiça à Prefeitura
Biblioteca Municipal em novo endereço nos próximos dias

Teresópolis, 28 de março de 2014 – Em breve, a Biblioteca Municipal Antonio Paulo Capanema de Souza estará instalada no andar térreo do prédio onde funcionava o Fórum do Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso, na Rua Carmela Dutra, em Agriões.

A cessão de uso do prédio à Administração Municipal cumpre acordo firmado com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro devido a Prefeitura ter cedido parte do terreno, ao lado do Paço Municipal, para a construção do novo edifício do Fórum Juiz Ivo de Carvalho Werneck.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, a estimativa é de que a mudança aconteça na primeira quinzena de abril. “A Biblioteca Municipal sai de imóvel alugado para ter casa própria definitivamente”, comemora o secretário.

O prédio tem acessibilidade e possui amplo espaço para oferecer mais conforto aos usuários da biblioteca. No mesmo local também serão instalados a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação que, atualmente, funcionam em imóveis alugados.

Inaugurada em 1940, a Biblioteca Municipal Antonio Paulo Capanema de Souza funcionou durante 13 anos na Rua Dr. Aleixo, próxima à Casa de Portugal, na Várzea, de onde saiu em fevereiro de 2014. A unidade abriga um acervo de cerca de 30 mil títulos. Administrada pela Secretaria de Educação do município, reúne obras de literatura brasileira, estrangeira e infanto-juvenil, além de dicionários, enciclopédias e publicações sobre a história de Teresópolis. Uma seção de literatura estrangeira não-traduzida atende os moradores de Teresópolis provenientes de vários países. Há ainda exemplares raros, cujo acesso é permitido apenas a pesquisadores.

Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

II Semana da Educação em Teresópolis recebe elogios ao se aproximar da realidade escolar

A diretora do Departamento de Educação da SME, Carla Rabelo, apresenta o professor Fernando Otávio
II Semana da Educação recebe elogios ao se aproximar da realidade escolar

Teresópolis, 28 de março de 2014 - Em seu quarto dia, 27 de março, a II Semana da Educação de Teresópolis já começa a desenhar seus resultados. Com o objetivo de discutir questões do cotidiano das escolas, oferecendo subsídios para a reflexão sobre a prática a fim de que se possa avançar com os estudantes para uma educação focada na aprendizagem de todos e cada um, a Secretaria Municipal de Educação (SME) já percebe novas demandas. Os participantes compartilham conhecimentos importantes para a melhoria da rotina escolar.

“Planejamos esta segunda semana diferente da semana do ano passado. Ao invés de trazermos nomes de destaque do cenário educacional nacional que conseguissem contribuir com nossa realidade local, este ano optamos por privilegiar os atores da própria rede municipal que pudessem, através de seus trabalhos específicos, colaborar com nossas demandas. E, segundo as opiniões que estamos colhendo, isso está funcionando muito bem, já que essa troca de experiências está mais próxima da realidade escolar”, analisou o professor Leonardo Vasconcellos, secretário municipal de Educação.

Durante as atividades desenvolvidas na II Semana de Educação de Teresópolis, o público participante tem a oportunidade de avaliar, anonimamente, o que está sendo ofertado através de uma ficha que é distribuída a todos os presentes. Nela, além de classificar a atividade, também é possível emitir opiniões sobre aquele momento e dar suas próprias sugestões.

“As fichas são avaliadas pela equipe da Secretaria de Educação e têm nos ajudado muito a entender como o público vem avaliando cada momento da Semana. Além de, é claro, nos permitir perceber novas demandas que deverão ser contempladas em ocasiões futuras, nos permitindo traçar novas metas e ajustar nossas percepções”, explicou a diretora do Departamento de Educação da SME, professora Carla Rabello.
Com muito bom humor, o professor Fernando Otávio apresenta sua palestra para agentes de creche, professores e normalistas
A professora Valéria Barros fala aos tutores do Programa Mais Educação
As atividades do quarto dia

O quarto dia de atividades da II Semana de Educação de Teresópolis seguiu nesta quinta-feira, 28, uma agenda cheia, com palestras e oficinas para responsáveis, agentes de creche, normalistas, professores da pré-escola, dos anos iniciais e monitores do programa Mais Educação.

No Centro Educacional Helena Paula Tavares, em Araras, o professor Fernando Otávio falou pela manhã e sua palestra recebeu elogios dos presentes, como a professora Rosiléia Queiróz, da Creche Menino Jesus de Praga, na Fonte Santa, e Patrícia de Moraes, da Escola Municipal Albino Ferreira da Rocha, de Providência.

“Adoramos a palestra do Fernando. Ele fala com propriedade sobre situações que a gente vive no dia a dia, algo bem perto da nossa realidade”, avaliou Patrícia de Moraes. “Ele acrescentou particularidades e nos orientou em algumas atividades que a gente até costuma praticar, mas nem imaginava que estavam equivocadas”, completou Rosiléia Queiróz.

Na parte da tarde, o Centro Educacional Helena Paula Tavares recebeu a palestra dos professores Lorene e Marcos. No Teatro Municipal, localizado na Prefeitura, a psicóloga Érika Neves falou sobre o tema ‘Adolescer’ aos pais e responsáveis, enquanto no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a professora Valéria Barros se apresentava para os monitores do Programa Mais Educação.
As professoras Rosiléia e Patrícia elogiam a palestra da II Semana de Educação

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Confira os outros dias:
1º dia - 2º dia - 3º dia - 4º dia

quinta-feira, 27 de março de 2014

Sala Verde UNIFESO Teresópolis: espaço de informação socioambiental é inaugurado

 professor Carlos Alfredo Franco Cardoso-coordenador do curso de Ciências Biológicas
Sala Verde UNIFESO: espaço de informação socioambiental é inaugurado

A abertura oficial da Sala Verde UNIFESO, um espaço voltado para as questões socioambientais sob a chancela do Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi realizada no dia 21 de março, no Campus Quinta do Paraíso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA/MMA), o Projeto Sala Verde incentiva a implantação desses espaços para atuarem como centros de informação e formação ambiental, além de possibilitar a reflexão e o desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente através de diversas atividades. 

O UNIFESO submeteu um projeto com um plano de ação, elaborado por professores de diferentes cursos sob a coordenação da professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), e foi selecionado entre outras instituições públicas e privadas de todo o Brasil que comprovaram possuir capacidade de atuação na área ambiental e no desenvolvimento de ações de educação ambiental. Ao chancelar um projeto, o MMA reconhece sua relevância e certifica que ele está de acordo com as diretrizes e objetivos da Política e do Programa Nacional de Educação Ambiental.

Lançamento do projeto no UNIFESO

“Queremos demonstrar nosso compromisso institucional e pessoal com a questão da educação ambiental que é, na verdade, um compromisso de todos os cidadãos”, disse o Diretor Geral da FESO, professor Luis Eduardo Possidente Tostes. Na avaliação do Pró-Reitor José Feres Abido Miranda, a Sala Verde é mais um avanço nas atividades de extensão. “Temos a consciência de que uma instituição de ensino superior tem que demonstrar sua qualidade e ser percebida pela sociedade, e para isso é necessário desenvolver projetos que digam respeito àquilo que faz parte do cotidiano de nossa região”, salientou o professor Feres. 

A professora Ana Maria Gomes de Almeida reforçou que “a nossa proposta é que este seja um centro vivo. O mais importante não é o espaço físico, mas a união para o desenvolvimento de questões relativas à educação ambiental”. Ela citou como parceiros da instalação da Sala Verde UNIFESO as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e de Desenvolvimento Social, o Fórum da Agenda 21 Teresópolis, o ICMBio, o Fórum Municipal de Economia Solidária, a 13ª Subseção da OAB Teresópolis e a organização não governamental Tereviva, além do SESC Teresópolis e a Secretaria de Meio Ambiente de Guapimirim. Para o subsecretário Leandro Coutinho, “esta parceria se concretiza em uma das fases de implantação da nossa política municipal de educação ambiental. Essa iniciativa do UNIFESO vai ajudar muito o trabalho da secretaria de Meio Ambiente e do Fórum da Agenda 21”. 

As iniciativas também vão propiciar a participação de diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade. Foi o que Guilherme Paim, representando a OAB, destacou. “A educação tem um cunho de mudar e transformar toda uma cultura, que é o que precisamos”, observou o advogado.

Palestra sobre preservação da água

Na programação de inauguração da Sala Verde foi incorporado o Café Científico Especial do curso de Ciências Biológicas, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Para o evento foi convidada a professora Ana Alice de Carli - doutora em Direito Público e Evolução Social, docente na Universidade Federal Fluminense e ex-professora do curso de Direito do UNIFESO - para ministrar palestra sobre “Água é vida: eu amo, eu cuido eu poupo!”. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar sugestões para o projeto Sala Verde. “Este aqui não é um espaço físico, mas um mundo, uma oficina de pensamento e reflexão de onde podem sair muitos caminhos para a solução de problemas, em especial os ambientais aqui de Teresópolis”, avaliou a professora Ana Alice.

Ainda no dia 21 de março, os estudantes do quinto ano do ensino fundamental do CESO fizeram um passeio pelo Campus Quinta do Paraíso conduzido pela professora Gicelle Faissal, do curso de Pedagogia e uma das responsáveis pela Sala Verde, e participaram da contação de histórias com a escritora Ana Maria de Andrade, além de fazerem um tour pelos laboratórios do curso de Ciências Biológicas acompanhados pelo coordenador do curso, professor Carlos Alfredo Franco Cardoso.
A professora Ana Maria Gomes de Almeida reforçou que “a nossa proposta é que este seja um centro vivo. O mais importante não é o espaço físico, mas a união para o desenvolvimento de questões relativas à educação ambiental”

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Ortopedia e Traumatologia do HCTCO é destaque em informativo da SBOT-RJ

Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HCTCO foi um dos destaques do Boletim de Ortopedia do Rio de Janeiro
Ortopedia e Traumatologia do HCTCO é destaque em informativo da SBOT-RJ

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia (SOT) do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) foi um dos destaques da edição de outubro de 2013 do Boletim de Ortopedia do Rio de Janeiro (BORJ), órgão oficial da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O atendimento, instalações e projetos do setor foram evidenciados em matéria de página inteira no periódico. 

A matéria informa a visita do presidente da SBOT-RJ, em setembro de 2013, às instalações da unidade onde são treinados os residentes e reconhece o SOT, chefiado pelo professor Marco Antonio Mibielli, como referência em atendimento e tratamento do trauma ortopédico no estado que recebe pacientes de várias regiões próximas. “Além de ter a ‘porta aberta’ para o atendimento de urgência e emergência, a unidade opera cirurgias eletivas de todas as complexidades e de diversas sub-especialidades da ortopedia (...)”, aponta o texto.

O corpo clínico do setor e as obras de ampliação do hospital também foram citadas na matéria, que termina com o depoimento do professor Mibielli, lembrando que a “Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação realizará visitas aos serviços do HCTCO (...) e esperamos, com isso, conseguir o aumento do número de vagas para residentes: de seis para nove, uma a mais em cada nível de treinamento”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)