Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

JOPISI promove esporte e saúde para idosos em Teresópolis

JOPISI promove esporte e saúde para idosos

Teresópolis, 29 de julho de 2011 – A manhã desta sexta-feira, 29 de julho, foi de prática esportiva, socialização e de promoção da saúde para os cerca de 120 idosos que participaram da edição 2011 do JOPISI - Jogos das Pessoas Idosas e Sênior. Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis e com a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição aconteceu na Praça Olímpica, na Várzea.
Participantes comemoram sucesso de mais uma edição dos Jogos das Pessoas Idosas e Sênior

Os Jogos reuniram atletas da melhor idade de seis equipes: Unidos do Esporte (Secretaria de Esportes), CRAS Meudon e Alto, PSF Fonte Santa, Energia da 3ª Idade e Projeto Suderj Informa. Eles disputaram as modalidades de corrida de 25 e 50 metros e zigue-zague; caminhada de 25 metros; cabo de guerra; dominó; dama; vôlei e bola ao cesto.

“Os jogos têm por finalidade estabelecer a prática esportiva como instrumento de valorização do idoso, aumentando sua auto-estima, proporcionando condições de socialização e beneficiando sua qualidade de vida”, definiu o Secretário de Esportes e Lazer, Francisco Gaspar.
Maria Magdalena, Lencir e Dirce participam sempre das competições do JOPISI

As amigas Dirce Mesquita Passos, 68 anos, Maria Magdalena Braga Pinheiro, 72, e Lencir Maria Marques, 77, estavam satisfeitas por participar da competição. “Participo sempre, tenho doze medalhas”, contou Maria Magdalena. “Esporte é vida e saúde, não importa a idade”, comentou Dirce. “Faz bem para a alma e o coração”, completou Lencir.

“A Secretaria de Esportes mantém um grupo permanente de atividades físicas para os idosos. As aulas são gratuitas e têm excelente frequência. É mais uma importante ação do Governo Jorge Mario para a promoção da saúde e o incentivo à prática esportiva”, disse o Subsecretário de Esportes, Alexandre Pinheiro da Trindade.

Segundo Zeca Godinho, coordenador de Escolinhas e Projetos da Secretaria de Esportes, qualquer pessoa acima de 50 anos pode se cadastrar nas aulas para a melhor idade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea). Basta apresentar uma foto atual, atestado médico e comprovante de residência. “Esse é o grupo mais participativo das atividades promovidas pela Secretaria. São pessoas que sempre comparecem e que deste modo estão zelando por sua saúde”.

“Fazer atividades físicas em grupo melhora muito a qualidade de vida dos idosos, pois além de promover a socialização, contribui para o controle da pressão arterial e do diabetes, entre outras doenças. Por isso considero os Jogos das Pessoas Idosas e Sênior uma ótima iniciativa do Governo Municipal”, opinou Luiz Lisardo, coordenador do grupo Energia da 3ª Idade, que funciona às terças feiras com hidroginástica na Casa Espanhola, localizada no Bom Retiro. Ele também é responsável pelo Projeto Suderj Informa, que tem atividades na Igreja Metodista Central, na Várzea.   
Atletas da melhor idade competem na modalidade de caminhada 25 metros no JOPISI    

FOTOS – crédito para Marco Esteves.
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Campanha de incentivo à amamentação será realizada de 1 a 5 de agosto de 2011 em Teresópolis

Campanha de incentivo à amamentação será realizada de 1 a 5 de agosto em Teresópolis

Posto de coleta de leite humano será inaugurado dia 4

Teresópolis, 28 de julho de 2011 – Dando continuidade à tradição de incentivar o aleitamento materno, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez adere à Semana Mundial da Amamentação. Com isso, na próxima semana, de 1 a 5 de agosto, as unidades de saúde da cidade realizarão diversas atividades de apoio e promoção a esta prática, como palestras, debates, jogos e exibição de vídeos educativos. O tema do município é “Na arte de comunicação, a amamentação é D+”, que busca desenvolver a comunicação entre os diversos setores da sociedade como parte fundamental para a promoção e o apoio à amamentação.

O ponto alto da campanha será a inauguração do Centro de Lactação de Teresópolis e do posto de coleta de leite humano, prevista para o dia 4 de agosto, e que funcionará no Centro Materno Infantil (Av. Feliciano
Sodré, 1130 – Várzea), instalado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima.

Montado com recursos captados pela Prefeitura de Teresópolis através do Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão, o posto conta com a colaboração de importantes parceiros, como o Rotary Clube de Teresópolis, a empresa Adal, o estabelecimento Residencial da 3ª Idade e a profissional de saúde Fany Garcia, que disponibilizaram parte do mobiliário e auxiliaram na adaptação do espaço.

No local será estocado o leite materno destinado a bebês prematuros e recém-nascidos de risco internados nos hospitais da cidade. O leite será disponibilizado depois de processado, qualificado e pasteurizado no Instituto Fernandes Figueira, do Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Teresópolis realiza, durante todo o ano, atividades de incentivo à amamentação, que traz tantos benefícios para a saúde de mães e bebês. Agora, nosso governo fortalece ainda mais esta prática através do posto de coleta de leite humano”, comemora o Prefeito Jorge Mario.

A Semana Mundial da Amamentação é uma iniciativa da Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), criada em 1992, e é comemorada em cerca de 120 países. No Brasil, é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999. Teresópolis participa ativamente da campanha por meio de atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de conscientizar a comunidade e os familiares dos bebês sobre a qualidade do leite materno e das vantagens nutricionais, afetivas, econômicas e de prevenção a doenças.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lei Estadual de Incentivo à Cultura- Inscrições abertas, até 12 de setembro de 2011

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC)abriu o edital para apresentação de Projetos de Incentivo à Cultura,a serem realizados a partir de janeiro de 2012.Informações e inscrições no Portal da Cultura.


fonte:Escritório de Apoio à Produção Cultural
Coordenadoria de Economia Criativa
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
(21) 2332-9727/(21) 2332-9942 (fax)

Principal avenida de Teresópolis ganha novo canteiro central


Principal avenida de Teresópolis ganha novo canteiro central

Melhorias na Reta incluem troca do piso, conserto das jardineiras, plantio de mudas e nova iluminação

Teresópolis, 28 julho de 2011 - Mais uma grande obra do governo municipal está prestes a ser entregue à população de Teresópolis. Com inauguração nesta sexta-feira, 29, as intervenções nos canteiros centrais da Reta vão oferecer aos moradores e visitantes da cidade mais segurança ao atravessarem as pistas nos locais sinalizados. Tendo como prioridade o pedestre, a reforma do canteiro central tem foco também no embelezamento da cidade.

Custeada com recursos do próprio município, a obra tem como objetivo promover a acessibilidade aos portadores de deficiência, ordenar o trânsito, proporcionar segurança para motoristas e pedestres e melhorar a estética do local. “Nosso compromisso é que a população tenha uma cidade melhor para viver, transitar e conviver bem. Iniciamos as obras pelo Centro porque entendemos que neste trecho circula o maior fluxo de pessoas, mas o nosso objetivo é realizar o mesmo trabalho em toda extensão da Reta”, afirmou o Prefeito Jorge Mario. 

Além da implantação de nova iluminação, os canteiros das avenidas Lucio Meira e Feliciano Sodré foram beneficiados por um projeto de urbanização que incluiu o assentamento de meios-fios, a construção de novas golas para as jardineiras, colocação de um novo piso de intertravados e o plantio de trinta mudas apropriadas para arborização urbana. “Essa importante intervenção integra um amplo conjunto de iniciativas que o governo municipal promove para melhorar e valorizar os espaços públicos da cidade”, afirmou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Arthur Billé.


Outra manobra que foi feita, ainda no canteiro central, para facilitar o caminho do pedestre, foi a instalação do piso tátil, beneficiando a circulação de cidadãos com deficiência visual. De acordo com Billé, o espaço é muito usado pela população e esta reforma vai permitir mais conforto e segurança na sua utilização.


créditos para Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 27 de julho de 2011

JOPISI -Jogos das Pessoas Idosas e Sênior em Teresópolis-nesta sexta, 29

Jogos das Pessoas Idosas acontecem nesta sexta na Praça Olímpica

Entre as modalidades disputadas estão corrida, vôlei e dominó

Teresópolis, 27 de julho de 2011 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realiza nesta sexta-feira, 29, a partir das 9h, na Praça Olímpica Luís Camões, no Centro, os Jogos das Pessoas Idosas e Sênior 2011 (JOPISI). A competição tem o objetivo de promover a integração e a interação entre as pessoas da terceira idade de todos os bairros do município, além de proporcionar melhor qualidade de vida através da atividade física.

Cem pessoas já se inscreveram para participar do evento esportivo, mas as inscrições também podem ser feitas no dia dos jogos. As modalidades que serão disputadas são: corrida de 25 e 50 metros e zig-zag; caminhada de 25 metros; cabo de guerra; dominó; dama; vôlei; e bola ao cesto. Para deixar as provas mais equilibradas, os participantes serão divididos por categoria masculina e feminina e por faixa etária, de 50 a 60 anos e de 61 anos em diante.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis recupera importantes vias de acesso e faz intervenções em escola

Prefeitura recupera importantes vias de acesso

Estradas da Prata e do Triunfo foram contempladas nesta semana com serviços de asfaltamento

Teresópolis, 26 de julho de 2011- Como parte do cronograma de recuperação de ruas e avenidas da cidade, as equipes de pavimentação asfáltica da Prefeitura de Teresópolis, coordenadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizaram a restauração do asfalto em duas das principais vias de acesso dos bairros do Caleme e da Prata. Frentes de trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalharam, durante a semana, nas estradas da Prata (Prata) e do Triunfo (Caleme) recuperando trechos que estavam gastos pelas chuvas e pela ação do tempo. Além do pavimento, a pista de passagem dos veículos, na Estrada do Triunfo, foi alargada.
Na Praça Eduardo Parisot, no Parque do Imbuí, 25 operários trabalharam na limpeza do local, capinando e retirando o excesso de areia

“Uma das metas da administração municipal é gradativamente realizar essas melhorias em todas as ruas, onde houver necessidade. Isso significa mais comodidade para o tráfego e facilidade para os moradores”, explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Arthur Billé. 
A Avenida Presidente Roosevelt além da limpeza também recebeu pintura na ponte, postes e meios fios

Nesta quarta, 27, funcionários da Prefeitura deram continuidade à tarefa de revitalização da Reta com recomposição de intertravados, construção e pintura das jardineiras e nova iluminação no canteiro central. Outros serviços, como execução de galeria, restauração de ruas com paralelos, pintura, capina e limpeza também estão sendo realizados em diversos locais.
Colocação de asfalto na estrada do Triunfo (Caleme)

Na Praça Eduardo Parisot, no Parque do Imbuí, 25 operários trabalharam na limpeza do local, capinando e retirando o excesso de areia. Integrantes da Operação Cidade Bela também cumpriram suas tarefas limpando as ruas Juiz Alberto Nader (Jardim Paquequer), Oscar José da Silva (Pimenteiras) e a Avenida Presidente Roosevelt que além da limpeza também recebeu pintura nos postes e meios fios.
Frentes de trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalharam, durante a semana, na estrada da Prata (Prata) 

Frentes de trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalharam, durante a semana, na recuperação de trechos que estavam gastos pelas chuvas e pela ação do tempo

Escola Municipal Florípes Langoni Ferro
Outra grande obra executada por trabalhadores da Prefeitura está sendo a retirada de uma barreira situada nos fundos da EscolaMunicipal Florípes Langoni Ferro. A unidade escolar está interditada, desde o período das chuvas de janeiro, por conta desta barreira e de uma pedra que oferecia risco de deslizamento. Técnicos da Defesa Civil deverão ir ao local para verificar a possibilidade de desinterditar a escola com segurança após os serviços apresentados. 


Trabalhadores da Prefeitura retiram barreira situada nos fundos da Escola Municipal Florípes Langoni Ferro, nas Paineiras

crédito para Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 26 de julho de 2011

Tour do Rio chega a Teresópolis nesta sexta

Tour do Rio chega a Teresópolis nesta sexta

Crianças poderão participar do projeto Adeus Rodinhas

Teresópolis, 26 de julho de 2011 – Maior competição internacional ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, o Tour do Rio chega a Teresópolis nesta sexta-feira, 29. Os competidores chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava, entre 10h e 12h, seguindo pelo centro da cidade até a Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, na Várzea, onde será montada uma estrutura de apoio ao evento, que contará com diversas atividades nos intervalos da prova.

Umas das atividades é a realização do projeto Adeus Rodinhas, que prevê um trabalho especial para o desenvolvimento da psicomotricidade, de autoestima e conquista da segurança para crianças que ainda não têm segurança em pedalar sem a proteção das rodinhas de apoio. “Será montada no pátio da Prefeitura uma pista na qual crianças a partir de 5 anos poderão aprender a andar de bicicleta sem as rodinhas”, explicou o Secretário de Esportes, Francisco Gaspar.

Os ciclistas permanecerão na cidade até o dia 30. Todo o trajeto dos atletas será acompanhado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, para segurança dos competidores e a organização do trânsito.

Realização da empresa Conexão Marketing e Comunicação, em parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), e com 783 km de percurso, a prova reúne ciclistas do Brasil, África, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Realizado o TERE CUP 2011 no Pedrão em Teresópolis RJ

TERE CUP reúne 300 atletas mirins de 12 projetos sociais de Teresópolis
 TERE CUP reúne atletas mirins de projetos sociais

Teresópolis, 25 de julho de 2011 – Com a participação de cerca de 300 crianças e adolescentes, foi realizado, no último final de semana, no ginásio Pedrão, o TERE CUP 2011. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o projeto Superação, a competição de futsal reuniu 12 equipes de projetos sociais da cidade e a participação especial do time de Magé. As categorias disputadas foram Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
Terê Cup realizado no Pedrão-Teresópolis RJ

“O TERE CUP tem o objetivo de oferecer às crianças que participam de projetos sociais da cidade atividades nas quais elas têm a oportunidade de praticar um esporte e se integrarem com as crianças de outros projetos e bairros. Além disso, essas atividades ajudam na descoberta de novos talentos. Temos aqui hoje diversos atletas mirins que já jogam em escolinhas de times profissionais”, frisou o Secretário de Esportes e Lazer, Francisco Gaspar.

João Gabriel, de 8 anos, que integrou a equipe Sub-9 da Secretaria de Esportes no TERE CUP, é uma das revelações do município. Praticante de futsal desde os 3 anos, ele joga em times do Rio de Janeiro há 2 anos. “Meu filho já passou pelo Vasco, onde conquistou quatro títulos e foi artilheiro. Em fevereiro deste ano ele foi negociado para o Flamengo. Tenho muito orgulho dele e acredito que ele seguirá com essa carreira”, contou o pai, Edson Soares.

Para o encarregado de construção civil, João Carlos Pires, o filho João Pedro, de 9 anos, está realizando um sonho da família. “Desde pequeno o João é apaixonado por futebol. Atualmente ele está na escolinha do Flamengo e isso me deixa muito feliz, pois o meu sonho de infância era ser jogador profissional, agora me sinto realizado através dele. Minha esposa também incentiva que ele vá em frente nessa profissão”, disse o pai.

O coordenador do TERE CUP, Wellington Torres, lembrou que para 2012 a competição deve contar com a participação de outras cidades. “Para a próxima edição, pretendemos trazer equipes de outras de outros municípios para competir”. Os campeões da edição 2011 receberam troféus e medalhas.

As equipes participantes foram: Pinheiros (Pinheiros), Show de Bola (Espanhol), Projeto Viver (Pimentel), Articular (Pimenteiras), Jovens do Futuro e Mancha Verde (Ilha do Caxangá), Grêmio Recreativo Unidos da Barra e Valente de Davi (Barra), Projeto Doar (Rosário), Superação (Vila Muqui/Paineiras), Sideral (Alto) e Secretaria de Esportes de Teresópolis (diversos bairros), além da equipe de Magé.

Campeões

Sub-9
1º lugar: Secretaria de Esportes
2º lugar: Projeto Viver

Sub-11
1º lugar: Articular
2º lugar: Sideral

Sub-13
1º lugar: Valente de Davi
2º lugar: Secretaria de Esportes

Sub-15
1º lugar: Secretaria de Esportes
2º lugar: Magé
João Pedro tem o apoio do pai para seguir a profissão de jogador

Fotos – Créditos para Roberto Ferreira
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

04/08-Inauguração do posto de coleta de leite humano marca a Semana da Amamentação em Teresópolis

Inauguração do posto de coleta de leite humano marca a
Semana da Amamentação em Teresópolis

Teresópolis, 25 de julho de 2011 – Prevista para o dia 4 de agosto, a inauguração do Centro de Lactação de Teresópolis e do posto de coleta de leite humano é o ponto alto da Semana Mundial da Amamentação 2011 no município, comemorada na primeira semana de agosto. Montado com recursos captados pela Prefeitura de Teresópolis através do Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão, o posto será instalado no Centro Materno Infantil, unidade de referência na promoção e apoio ao aleitamento materno na cidade e que funciona no prédio da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea.

“Importante espaço de apoio à amamentação, o posto funcionará como um centro receptor de leite humano, com a estocagem de leite para bebês prematuros e recém-nascidos de risco. Mais uma importante conquista do nosso governo para melhor atender a população do município na área de saúde”, comemora o Prefeito Jorge Mario.

Segundo a chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, que é pioneira no incentivo ao aleitamento materno no município, o posto de coleta de leite humano funcionará em parceria com o Instituto Fernandes Figueira, do Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “O leite doado será processado e qualificado no banco de leite humano do Instituto Fernandes Figueira, e retornará a Teresópolis já pasteurizado e pronto para ser utilizado nos hospitais da cidade”, explica.

Campanha do aleitamento
Com o tema “Amamentação: uma experiência em 3D”, a Semana Mundial da Amamentação será realizada no país entre os dias 1 e 7 de agosto, com coordenação do Ministério da Saúde. Entretanto, em Teresópolis, a campanha de incentivo ao aleitamento materno, que é coordenada pela Divisão de Programas da Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá de 1 a 5 de agosto e terá como tema “Na arte de comunicação, a amamentação é D+”. O slogan busca desenvolver a comunicação entre os diversos setores da sociedade como parte fundamental para a promoção e o apoio à amamentação.

“Neste período, Teresópolis intensifica a conscientização da população sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês e das mães. Isso acontece através de ações educativas nas unidades de saúde, onde gestantes e nutrizes participam de várias atividades de apoio a esta prática”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Acyr Pires Aguiar.

O Centro Materno Infantil e todas as unidades de saúde estão programando atividades de incentivo ao aleitamento materno, como palestras, exibição de vídeo, jogos e dramatizações. A abertura da campanha acontece na próxima segunda-feira, 1° de agosto, no Centro Materno Infantil, com ações direcionadas à clientela atendida na unidade.

Já o encerramento será realizado no dia 5, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2° Piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea). O evento contará com palestra sobre o tema ‘Papel social dos bancos de leite humano’, com Franz Reis Novak, chefe do Serviço de Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira. O depoimento de Juliana Veríssimo da Silva, eleita madrinha da campanha de Teresópolis, a apresentação da cantora Pâmela Rezende Bravo e do Balé dos Bebês encerrarão a programação.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sábado, 23 de julho de 2011

Matrícula para a Creche Municipal da Beira Linha -Teresópolis RJ

Matrícula para a Creche Municipal da Beira Linha começa nesta segunda, 25


Teresópolis, 22 de julho de 2011 - Responsáveis pelos alunos que iniciarão suas atividades na Creche Municipal localizada no bairro da Beira Linha deverão comparecer, munidos de documentos, a partir da próxima segunda-feira, 25, no Núcleo de Tecnologia Municipal (Avenida Feliciano Sodré, 1083, Edifício APA- 2° andar) para efetuar a inscrição dos menores já contemplados na pré-matrícula. As inscrições vão até o dia 05 de agosto.

Para a realização da matrícula, os responsáveis deverão apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento, cópia do cartão de vacina com tipo sanguíneo, cópia do comprovante de residência e três fotos 3x4.  Os horários de atendimento serão das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Análise fontes de Teresópolis RJ

Saúde divulga resultado de junho da análise da água das fontes da cidade

Teresópolis, 22 de julho de 2011 - Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando o resultado da análise microbiológica feita no mês de junho. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo LACENN-RJ – Laboratório Central Noel Nutels, referência neste tipo de serviço, das dez fontes examinadas, apenas a Fonte Taumaturgo está imprópria para consumo, por apresentar presença de coliformes fecais.

Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Confira o resultado da análise:

Junho/2011 

• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte da Secretaria de Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) - Imprópria para consumo
• Fonte Praça (Taumaturgo) – Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa (Fonte Santa) – Própria para consumo
• Fonte Tijuca (Tijuca) – Própria para consumo

*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo as que estão próprias para consumo; 2) Interdição da Fonte Taumaturgo devido à presença de coliformes fecais e investigar possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis