Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

8ª Festa da Tangerina Ponkan no Nikkei Clube-Teresópolis RJ

8ª Festa da Tangerina Ponkan leva lazer e diversão ao 2º Distrito

Teresópolis, 15 de julho de 2011 – Aberta oficialmente pelo Prefeito Jorge Mario nesta sexta, 15 de julho, a 8ª Festa e Encontro Técnico da Tangerina Ponkan de Teresópolis cumpre a tradição de levar conhecimento técnico aos produtores rurais. O objetivo é melhorar a qualidade e fortalecer a produção da fruta, consolidando cada vez mais para Teresópolis o título de maior produtor de tangerina poncã no Estado do Rio e o sétimo do país.
O produtor Ezequias de Oliveira Santanna sempre acompanha as palestras do Encontro Técnico da Tangerina Ponkan de Teresópolis

“Neste momento de recuperação econômica, precisamos investir na valorização dos produtores. É necessário sensibilizar as autoridades federais e estaduais a aplicar mais recursos na cultura da tangerina poncã, marca do nosso município, visto que a cidade tem na agricultura um dos pilares da economia local”, salientou o Prefeito Jorge Mario, que abriu o evento acompanhado dos secretários e subsecretários de sua equipe de governo.

O 2° Distrito de Teresópolis é a região com maior concentração de pomares de tangerina poncã. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura, existem cerca de 480 hectares plantados e aproximadamente 600 agricultores familiares envolvidos na atividade, com uma produção em torno de 15 mil toneladas.
Na abertura oficial da 8ª Festa e Encontro Técnico da Tangerina Ponkan de Teresópolis: Ademar Veiga (Sindicato Rural), Newton Novo (Emater), Vereador Ademir Enfermeiro, Prefeito Jorge Mario, Secretário de Agricultura Denílson Moraes e Kleber Cozzolino (técnico da Secretaria de Agricultura)

“Parabenizo o Prefeito Jorge Mario pela realização deste evento este ano, em que esta região foi duramente afetada pelo temporal de 12 de janeiro. Essa festa vai contribuir para levantar a autoestima e levar alegria para a população”, enalteceu o Vereador Ademir Enfermeiro.

Para o supervisor do Escritório Local da Emater-Rio em Teresópolis, Newton Novo, a Festa da Ponkan também cumpre a missão de contribuir para a valorização do homem do campo. “É necessário que a sociedade valorize o agricultor, que trabalha sob sol e chuva para produzir alimentos e abastecer o mercado”, opinou.

Assessor do Projeto Reconstruir Região Serrana Rural, desenvolvido pela Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), SEBRAE, Secretaria Estadual de Agricultura e Emater, João Maurício Tomasi também prestigiou a abertura da 8ª Festa e Encontro Técnico da Tangerina Ponkan. “O poder público deve dar todo o apoio para aumentar a renda dos agricultores e incentivar que a atividade ganhe novos adeptos”, comentou ele, lembrando que já ministrou palestras em várias edições do evento.

Com coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, e realizado no Nikkei Clube, sede da Colônia Japonesa, situado na localidade de Pessegueiros (Estrada Rio-Bahia, km 78), no 2º Distrito, o evento faz parte da programação de Aniversário da Cidade e tem atrações no sábado, 16, e domingo, 17. Com entrada franca, a 8ª Festa da Ponkan conta com shows e apresentação de dança com artistas locais, além de espaço com dez estandes para exposição e venda de produtores derivados da fruta, como doces, geléias e licores.

Orientação técnica
Apesar da programação do evento ter sofrido uma modificação por conta da determinação do Prefeito Jorge Mario de direcionar os investimentos do Governo Municipal para as ações de reconstrução e recuperação da atividade agrícola, os agricultores familiares contaram com uma relevante atividade técnica. O engenheiro agrônomo Rodrigo da Silveira Campos, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, fez palestra sobre o tema ‘Pós-colheita de tangerinas e processamento mínimo de poncã’.

Produtor de tangerina poncã há 30 anos, na localidade de Santa Rita, no 2º Distrito, o agricultor Ezequias de Oliveira Santanna faz questão de acompanhar as palestras todo o ano. “São ilustrativas, informativas e auxiliam bastante os agricultores. Foi em uma dessas palestras que aprendi a usar o controle natural para combater as pragas e proteger a plantação. Com isso, produzimos um alimento mais saudável e totalmente orgânico”, contou.

Por isso, o presidente do Sindicato Rural de Teresópolis, Ademar Ferreira Veiga, defende que a parte técnica do evento seja intensificada. “Inclusive, poderia haver divulgação de conhecimento técnico durante todo o ano, para que os produtores aprendam a aproveitar melhor a produção, pois o custo-benefício vem caindo bastante”, opinou.

“Essa festa com encontro técnico é uma conquista dos agricultores familiares e contribui com a divulgação de conhecimento para que eles aumentem cada vez mais a sua produção”, completou o Secretário Municipal de Agricultura, Denílson Moraes.
Produtores rurais, sindicalistas, técnicos e convidados prestigiam o evento que busca a melhoria da produção e da produtividade

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 16 de julho
10h Abertura para visitação
19h Show com Os Incríveis do Forró
21h Apresentação de Dança – Grupo Os Moleques Tentação
24h Término

Domingo, 17 de julho
10h Abertura para visitação
19h Show com Sandro e Luiz – Caldeirão do Forró
23h Término



fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
FOTOS – crédito para Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário