Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Teresópolis sedia I Seminário de Economia Solidária

I Seminário de Sensibilização de Economia Solidária do Polo Serrano é realizado em Teresópolis

Teresópolis, 7 de julho de 2011 – Teresópolis sediou, nesta quinta-feira, 7, o I Seminário de Sensibilização de Economia Solidária do Polo Serrano. O evento foi realizado no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, na Várzea, e contou com a presença de representantes do segmento de Petrópolis e Nova Friburgo. Os objetivos do seminário foram divulgar o sistema de economia solidária e incentivar as pessoas que já investem neste tipo de empreendimento a prosseguirem com o negócio. Além disso, visando o fortalecimento dos empreendimentos solidários, foram selecionados negócios para receberem apoio técnico do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro (Neates/RJ).

Presente ao seminário, o Prefeito Jorge Mario ressaltou a importância da Economia Solidária para o restabelecimento do desenvolvimento econômico e social de Teresópolis e da Região Serrana após o temporal de 12 de janeiro. “Desde antes da eleição, já tínhamos assumido o compromisso de implantar, incentivar e fomentar a Economia Solidária no município. Esse sistema, que une as pessoas em prol da produção em conjunto, vai ter um papel fundamental na recuperação da nossa economia após a calamidade”, frisou Jorge Mario. Os secretários municipais Marcos Ferreira dos Santos (Trabalho e Emprego), Miquéias Nepomuceno (Desenvolvimento Social e Economia Solidária), e Wellington Ribeiro (Relações Institucionais) também participaram do encontro.

O seminário teve como palestrante Sérgio Pereira, gerente de projetos do Neates/RJ, que fez uma apresentação institucional sobre o Neates e falou sobre o sistema de Economia Solidária. “O projeto do Governo Federal foi implantado nos estados do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Quando iniciamos o trabalho no Rio de Janeiro, constatamos que muitas pessoas, sem perceber, já praticavam a Economia Solidária. E o nosso papel é incentivar a continuidade dos empreendimentos existentes e a criação de novos”, explicou.

As amigas Fabiane Araújo e Roseli Sampaio querem investir em um negócio voltado para a economia solidária e fizeram questão de assistir ao seminário. “A gente pensa em formar um grupo de mulheres para montar um negócio baseado nesse sistema. Estamos decidindo entre um lava-jato ou uma oficina mecânica. Saber que podemos contar com o apoio da Prefeitura e do Neates ajuda a gente a acreditar no nosso sonho”, contou Fabiane.
  
O evento foi realizado pelo Neates/RJ, através do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), instituição executora do projeto, e o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária e do Ministério do Trabalho e Emprego. O evento contou com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias do Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social e Economia Solidária.

Economia Solidária

Economia Solidária é uma nova maneira de fazer negócios, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros e sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. A Economia Solidária é um conjunto de iniciativas inspiradas em valores humanos que colocam o ser humano como protagonista na sua história de vida e na sua atividade econômica. São atividades de produção, distribuição, comércio, trocas, consumo, poupança e finanças, organizadas em regime de autogestão.
Prefeito Jorge Mario ressalta a importância da Economia Solidária para o desenvolvimento econômico e social de Teresópolis e da Região Serrana

Foto – Crédito para Roberto Ferreira
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário