Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

04/08-Inauguração do posto de coleta de leite humano marca a Semana da Amamentação em Teresópolis

Inauguração do posto de coleta de leite humano marca a
Semana da Amamentação em Teresópolis

Teresópolis, 25 de julho de 2011 – Prevista para o dia 4 de agosto, a inauguração do Centro de Lactação de Teresópolis e do posto de coleta de leite humano é o ponto alto da Semana Mundial da Amamentação 2011 no município, comemorada na primeira semana de agosto. Montado com recursos captados pela Prefeitura de Teresópolis através do Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão, o posto será instalado no Centro Materno Infantil, unidade de referência na promoção e apoio ao aleitamento materno na cidade e que funciona no prédio da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea.

“Importante espaço de apoio à amamentação, o posto funcionará como um centro receptor de leite humano, com a estocagem de leite para bebês prematuros e recém-nascidos de risco. Mais uma importante conquista do nosso governo para melhor atender a população do município na área de saúde”, comemora o Prefeito Jorge Mario.

Segundo a chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, que é pioneira no incentivo ao aleitamento materno no município, o posto de coleta de leite humano funcionará em parceria com o Instituto Fernandes Figueira, do Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “O leite doado será processado e qualificado no banco de leite humano do Instituto Fernandes Figueira, e retornará a Teresópolis já pasteurizado e pronto para ser utilizado nos hospitais da cidade”, explica.

Campanha do aleitamento
Com o tema “Amamentação: uma experiência em 3D”, a Semana Mundial da Amamentação será realizada no país entre os dias 1 e 7 de agosto, com coordenação do Ministério da Saúde. Entretanto, em Teresópolis, a campanha de incentivo ao aleitamento materno, que é coordenada pela Divisão de Programas da Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá de 1 a 5 de agosto e terá como tema “Na arte de comunicação, a amamentação é D+”. O slogan busca desenvolver a comunicação entre os diversos setores da sociedade como parte fundamental para a promoção e o apoio à amamentação.

“Neste período, Teresópolis intensifica a conscientização da população sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês e das mães. Isso acontece através de ações educativas nas unidades de saúde, onde gestantes e nutrizes participam de várias atividades de apoio a esta prática”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Acyr Pires Aguiar.

O Centro Materno Infantil e todas as unidades de saúde estão programando atividades de incentivo ao aleitamento materno, como palestras, exibição de vídeo, jogos e dramatizações. A abertura da campanha acontece na próxima segunda-feira, 1° de agosto, no Centro Materno Infantil, com ações direcionadas à clientela atendida na unidade.

Já o encerramento será realizado no dia 5, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2° Piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea). O evento contará com palestra sobre o tema ‘Papel social dos bancos de leite humano’, com Franz Reis Novak, chefe do Serviço de Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira. O depoimento de Juliana Veríssimo da Silva, eleita madrinha da campanha de Teresópolis, a apresentação da cantora Pâmela Rezende Bravo e do Balé dos Bebês encerrarão a programação.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário