Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Projeto Defesa Civil Itinerante em Fonte Santa,Sebastiana e Imbiú-Teresópolis RJ

Fonte Santa é o próximo bairro a receber o projeto Defesa Civil Itinerante

Sebastiana e Imbiú também serão atendidos nos dias 13 e 14 de junho

Teresópolis, 8 de julho de 2011 - O projeto Defesa Civil Itinerante continua percorrendo bairros e localidades, na cidade e no interior, atingidos pelas fortes chuvas de 12 de janeiro. Com o objetivo de agilizar os trabalhos efetuados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, o projeto estará instalado, nos dias 11 e 12 de julho, na igreja católica do bairro da Fonte Santa, e nos dias 13 e 14 de julho, nas localidades de Imbiú e Sebastiana. Os moradores poderão recorrer à base da ‘Defesa Civil Itinerante’, das 9 às 17h.

Durante as atividades são feitas vistorias técnicas onde é avaliada a necessidade de interditar definitivamente, fazendo as devidas demarcações das residências para futuras demolições que serão realizadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), levando sempre em consideração os estudos apresentados pela equipe do Serviço Geológico do Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM). 

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes, os técnicos realizam somente a vistoria técnica, interditando ou não o imóvel. O morador do imóvel definitivamente interditado é encaminhado para a EMOP, que é a responsável pela negociação indenizatória com o responsável pelo bem para fins de demolição. A equipe ainda realiza desinterdições dos imóveis que não oferecem riscos para moradia, emissão de declarações de perda total do imóvel (para casos em que a residência tenha sido totalmente destruída pela tragédia do dia 12 de janeiro), abertura de relatórios de ocorrências, vistorias em escolas situadas nas áreas afetadas, avaliação de pontes e estradas para viabilizar o tráfego de transporte público e ônibus escolares.

“O projeto traz mais tranqüilidade para as pessoas, que não precisam se deslocar até a sede da Defesa Civil, na Tijuca, para solicitar atendimento. Com o Defesa Civil Itinerante, o morador tem todas as informações e documentações na hora, bem no bairro onde reside”, concluiu o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Maurício Lopes.

Iniciativa do Governo Jorge Mario para agilizar o atendimento dos moradores das áreas afetadas pelo temporal de 12 de janeiro, o projeto Defesa Civil Itinerante teve início no dia 18 de abril e já visitou as localidades de Cruzeiro, Ponte Nova, Santa Rita, Santana, Arrieiro, Holiday, Fazenda Alpina, Poço dos Peixes, Bonsucesso, Mottas, Santa Rosa, Pessegueiros e Vieira na zona rural, e os bairros Caleme, Feo, Espanhol, Parque do Imbuí, Fisher, Jardim Serrano, Barra do Imbuí e Granja Florestal na área urbana.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário