Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Rede Integrada de Atenção às Mulheres em Teresópolis RJ

Prefeitura inicia processo de criação da ‘Rede Integrada de Atenção às Mulheres em Situação de Violência’

Teresópolis, 5 de julho de 2011 – A Secretaria dos Direitos da Mulher realizou nesta segunda-feira, 4, em sua sede, uma reunião com representantes de órgãos e entidades ligados ao trabalho de assistência à mulher vítima de algum tipo de violência. O encontro teve como objetivo a apresentação do projeto ‘Rede Integrada de Atenção às Mulheres em Situação de Violência’ e contou também com a participação de integrantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, de Saúde, de Educação e de Segurança Pública.
A advogada Marlene Scofield pontua o trabalho de assistência prestado pela Prefeitura às mulheres

O encontro teve início com uma explanação da equipe da Secretaria dos Direitos da Mulher sobre o atendimento prestado às mulheres vítimas de violência. “Muitas vezes a mulher nem tem consciência de que está sofrendo algum tipo de violência. Priorizamos a escuta diferenciada, pois saber ouvir é fundamental. A mulher recebe assistência jurídica, atendimento psicológico e social. Também fazemos encaminhamentos para outras secretarias, como Saúde e Desenvolvimento Social, e para outros órgãos, como Ministério Público ou 110ª Delegacia, conforme o caso”, explicou a advogada Marlene Scofield.

Em seguida, a Secretária dos Direitos da Mulher, Érica Vargas, falou sobre o objetivo de criar a ‘Rede Integrada de Atenção às Mulheres em Situação de Violência’. “A concepção de rede envolve não apenas a colaboração e integração de serviços, mas também ações coordenadas e orientadas por um padrão comum de atuação. Estamos buscando ampliar o intercâmbio que temos com os órgãos e entidades ligados à questão da mulher para que tenhamos maior número de informações sobre a situação dessas mulheres e possamos oferecer uma assistência de forma cada vez mais efetiva”, frisou.

Os participantes se apresentaram e falaram sobre o trabalho realizado pelas secretarias, órgãos e entidades que estavam representando, como a 110ª DP, ONG Viva Rio, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT Hanna Suzart e o Grupo Diversidade LGBT da Serra. Todos preencheram um formulário com nomes, endereços e telefones, que vai ajudar no intercâmbio entre os integrantes da rede. A próxima reunião acontece em agosto.

A Rede Integrada de Atenção às Mulheres em Situação de Violência visa o fomento do intercâmbio através da referência e contra-referência entre a Secretaria dos Direitos da Mulher/CRAM (Centro de Referência de Assistência Social) e os seguintes órgãos e entidades: 110ª DP/NAM (Núcleo de Atendimento à Mulher); Guarda Municipal; Poder Judiciário/Ministério Público/Defensoria Pública; CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social; Conselho Tutelar; Programa Bolsa Família; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; e Rede de Saúde.
A Secretária Érica Vargas fala sobre a Rede Integrada de Atenção às Mulheres em Situação de Violência

Fotos – Créditos para Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário