Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

Prefeitura de Teresópolis realiza mais uma edição do projeto “Cultivando Nossas Tradições”

Prefeitura realiza mais uma edição do projeto “Cultivando Nossas Tradições”

Estudantes do 2° e 3° Distritos fazem apresentações sobre ecologia e sustentabilidade

Teresópolis, 11 de julho de 2011 - Seguindo a programação comemorativa pelos 120 anos de Teresópolis, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último sábado, 9 de julho, mais uma etapa do projeto “Cultivando Nossas Tradições – Valorizando nossa terra, reescrevendo nossa história”. Em sua terceira edição, o tema do projeto, este ano revelou o esforço e o interesse das crianças em contribuir com a reconstrução da cidade e com a conservação da vida.
A Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, com alunos da rede municipal 

Realizado na Escola Municipal Neidy Angélica, em Vargem Grande, o evento contou com apresentações culturais de 26 unidades escolares localizadas no 2° e 3° Distritos de Teresópolis. Com distribuição de lanche, decoração temática, oficinas recreativas e brinquedos, as crianças do interior e alunos da Rede Municipal de Ensino passaram o dia em meio a muita diversão e cultura.

 Este ano, o projeto, considerado como um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, foi realizado em duas etapas: no dia 6 de julho, na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, com as escolas da zona urbana e no último sábado, dia 9, em Vargem Grande, as escolas do interior.
A Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, com alunos da rede municipal 

Envolvendo toda a comunidade escolar, a terceira edição do projeto ‘Cultivando Nossas Tradições’ apresentou ainda uma exposição com diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das unidades escolares. “O projeto tem, exatamente, o objetivo de resgatar nossas tradições. Este ano, em especial, o tema “Valorizando nossa terra, reconstruindo nossa história” vem falar dessa reconstrução e desse resgate. As escolas e as crianças estão de parabéns, foram apresentações lindas! É muito emocionante, principalmente, ver as escolas que foram afetadas pela tragédia do dia 12 de janeiro trazendo essa mensagem de vida e esperança. Fiquei muito feliz com o resultado de hoje”, declarou a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn.

O diretor da unidade escolar Neidy Angélica, Alecsandro Baltasar, estava satisfeito em ver tanta alegria e participação dos estudantes. “O evento está sendo bom, não só para os alunos do 2° e 3° Distritos, mas para toda a comunidade de Vargem Grande que pôde participar dessa festa tão bonita”, elogiou. Para as alunas Thaís Pereira Ferreira e Roberta Gonçalves de Oliveira, ambas da escola Neidy Angélica, foi um dia de grande festa. “Além de estar com meus amigos fora da sala de aula, tem muita coisa para gente fazer. Pipoca, algodão doce, kit lanche e brinquedos, além de ver meus colegas se apresentando no palco, é muito bom!”, exclamaram.
 Evento "Cultivando Nossas Tradições" na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura

Para Pâmela de Lima Furtado, 11 anos, aluna do 5º ano, o melhor é poder tomar parte nas encenações. “Espero que ano que vem eu possa novamente participar das apresentações e levar boas mensagens a outras pessoas”, disse Pâmela. Marcos Vinícius Damázio, da Escola Manoel Narciso do Canto, no 3° Distrito, também comentou sobre a festividade. “Minha escola falou sobre como preservar a vida do planeta e não jogar lixo nos rios e encostas. Aqui a gente aprende se divertindo”, comentou.

Em sua terceira edição, o Cultivando Nossas Tradições, este ano revelou o esforço e o interesse das crianças em contribuir com a reconstrução da cidade e a conservação da vida
O projeto “Cultivando Nossas Tradições” de 2011 contou ainda com um parque de diversões inflável e exposição de trabalhos confeccionados pelas crianças da rede municipal. Ao longo do evento, se apresentaram as seguintes escolas municipais: Heleno de Barros, Fazenda Alpina, Pedro Torres, Maria Mendes, Alice Suassuna, Amélia dos Santos, Cônego José, Estolino Peixoto, Serra do Capim, Alcino Francisco da Silva, Alfredo Ignácio Jorge, Guilhermina Almeida, Rui Barbosa, Antônio Custódio, Francisco Maria Dália, José Alves Ferreira, Manoel Narciso do Canto, Maria da Gloria Gonçalves, Mariana Leite Guimarães, Mariana Martuchelli, Nossa Senhora Aparecida, Monsenhor Mario Bennassi, Neidy Angélica Coutinho, Paulino Custódio de Resende, Sizenando Adolfo Tayt-Sohn e Stella Moraes Simões.

Cultura nos Bairros 
Agregando valor ao evento, a Secretaria de Cultura levou algumas de suas atrações, já conhecidas através do projeto Cultura nos Bairros. A repentista, música e poetisa, Wanda Pinheiro, brindou o público com músicas populares e versos criados na hora. Presente durante as apresentações, o coordenador do projeto “Cultura nos Bairros”, Airton Filho, fez uma breve participação na música “Estúpido Cupido”, cantada por Wanda. Além da presença da artista, o malabarista Ivo Pinheiro também deu um show de habilidades, impressionando a garotada.
A repentista, música e poetisa, Wanda Pinheiro, brindou o público com músicas populares e versos criados na hora

fotos- crédito para Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário