Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Educação encerra Festival Literário da EJA em Teresópolis

Secretaria de Educação promove culminância de Festival Literário da EJA

Teresópolis, 4 de julho de 2011 – Com o objetivo de envolver os alunos numa situação real de comunicação escrita, possibilitando o contato com gêneros textuais diversos e, assim, ampliar o aprendizado da leitura e da escrita como produto cultural da construção humana, a Secretaria de Educação de Teresópolis realizou o Festival Literário da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade teve sua culminância em solenidade no auditório da própria Secretaria, no centro da cidade, reunindo alunos, educadores e convidados dos cinco pólos da EJA: Ginda Bloch (Alto), Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Maçom Lino Oroña (Várzea), Cerom e Belkis Morgado (São Pedro).
O aluno Messias Teixeira tem seu poema interpretado pelo filho Lucas Rodrigues

A Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, ressaltou seu sentimento de realização com este evento. “Como professora de Língua Portuguesa, fico particularmente feliz com esse Festival, onde esperamos estimular ações, levar inspiração e espalhar o prazer de trabalhar com o maravilhoso mundo da leitura e da escrita para os alunos da EJA”.

O evento contou com a apresentação dos corais “Vozes da EJA”, da Escola Municipal Maçom Lino Oroña, sob a regência da professora Thais Fernandes, e do Coral da Oficina de Libras da professora Ana Carla Freitas da Silveira, do Centro Educacional Roger Malhardes (Cerom), além da exibição de um filme recordando o recente passeio que os alunos da Educação de Jovens e Adultos fizeram ao Pão de Açúcar e da participação de estudantes dos cinco pólos que apresentaram suas obras, receberam medalhas e certificados.

Um dos momentos de maior emoção ficou por conta da apresentação do aluno Messias Rodrigues Teixeira, da Escola Maçom Lino Oroña, que teve seu poema “A Revolta da Natureza” interpretado por seu filho, Lucas Rodrigues. A leitura do trabalho, que trata dos eventos acontecidos em janeiro deste ano em Teresópolis, foi precedida de um depoimento emocionado do aluno, que ficou ao lado do seu filho durante a apresentação. “Esse é o dia mais feliz da minha vida! Não sei o que vocês estão sentindo, mas para mim, estar aqui é o dia mais feliz da minha vida”, disse Messias.

A Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, professora Ana Paula Mattos Coutinho, ficou feliz com mais essa realização. “Foi mais uma  bela atividade desenvolvida com entusiasmo e determinação por toda a equipe EJA, coordenada pelos professores de Língua Portuguesa. Mais um evento marcante que teremos para recordar e contar dessa nova EJA que vem sendo construída na rede municipal de Teresópolis”, ressaltou Ana Paula.
Apresentação do Coral Vozes da EJA, sob a regência da professora Thais Fernandes


LEGENDAS – crédito para Marcelo Ferreira.
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário