Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

Como ter organizações de sucesso é tema de Aula Magna do UNIFESO Teresópolis

Aula Magna Administração e Contábeis
Como ter organizações de sucesso é tema de Aula Magna do UNIFESO


O professor doutor Ricardo Corrêa Gomes ministrou a Aula Magna “Desempenho de Organizações: como construir organizações de sucesso” para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, no dia 25 de março, no Auditório Omar Magalhães, Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

“Sua forma simples de se dirigir à plateia e com extrema autoridade no assunto, que por sinal está entrelaçado com o nosso cotidiano, fez desta palestra mais uma oportunidade de observar a riqueza da nossa Instituição, onde o conhecimento não se dá apenas nas salas e laboratórios, mas também na troca do saber entre profissionais e futuros colegas de profissão”, observou o estudante Alex Santos da Silva, do curso de Administração, parabenizando o UNIFESO pela iniciativa de promover o evento. Alex elogiou ainda a metodologia com a qual o palestrante passou ideias e orientações a respeito da vida funcional das empresas, “que ao serem postas em prática e incorporadas com o conhecimento contínuo certamente acarretarão em uma vida organizacional de renome e prestígio”, concluiu. O tema despertou o interesse de estudantes de outros cursos, que também compareceram ao evento, lotando o auditório.

Além do conhecimento, o palestrante também compartilhou um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional. “Foi aqui no UNIFESO que recebi a primeira formação acadêmica, e também onde comecei minha carreira profissional. Estar de volta à esta casa quase trinta anos depois é uma oportunidade para fazer um balanço da minha trajetória de vida e ao mesmo tempo reconhecer a dívida de gratidão que tenho para com esta instituição”, disse o professor.

Para a professora Valéria de Oliveira Brites, coordenadora dos cursos, “a visita do professor Ricardo representa um marco em nossa história e um exemplo para os estudantes. Um teresopolitano que se dedicou à Administração e à carreira acadêmica e hoje é uma referência internacional na área de Administração Pública”.

Ricardo Gomes é doutor em Administração Pública pela Aston University (Inglaterra), mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e bacharel em Administração pelo UNIFESO. Atualmente é Diretor de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), coordenador da Divisão de Administração Pública e Governo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e professor associado I na Universidade de Brasília (UnB), onde atua como orientador de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração, na área de administração pública. É membro de diversas organizações e comitês científicos internacionais.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

CRAS Alto faz reunião de fortalecimento de vínculos

Turma da oficina de artesanato do Cras Alto
CRAS Alto faz reunião de fortalecimento de vínculos


Teresópolis, 27 de março de 2013 - A equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alto, da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou, nesta quarta-feira, 28, no auditório da secretaria, mais um encontro de fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, com os grupos assistidos. O objetivo é integrar as famílias acompanhadas pelo programa.

No encontro, foram abordados temas relacionados à paz e ao amor nas famílias, em referência ao Dia Internacional da Mulher e também à Semana Santa, ambos comemorados no mês de março. A reunião contou com a presença da coordenadora do CRAS Alto, a psicopedagoga Adriana Marques, da assistente social Conceição Ravanetti e da psicóloga Rosane Albuquerque, convidada para dar a palestra.

Segundo Adriana Marques, as reuniões são mensais e servem para aumentar a auto-estima dos envolvidos. “Nosso objetivo é sempre estimulá-los através de várias ações ofertadas pelo Centro como essa exposição dos produtos fabricados por eles próprios, que serve não só para apreciação do trabalho desenvolvido nas oficinas, mas também como forma de crescimento da geração de renda”, disse Adriana.

Cerca de 150 famílias são acompanhadas pelo CRAS Alto que tem a função principal de trabalhar na proteção social básica das famílias em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo atividades que contribuem no processo do envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco.
Palestra com a psicóloga convidada, Rosane Albuquerque, durante reunião de fortalecimento de vínculos no Cras AltoDurante os encontros, os produtos confeccionados pelos integrantes dos cursos são expostos e comercializados
Além do serviço de assistência social, as pessoas inseridas no programa ainda podem participar das oficinas de tricô, artesanato, alfabetização e atividade física, oferecidas pelo Centro. Durante os encontros, os produtos confeccionados pelos integrantes dos cursos são expostos e comercializados. 

Ao final da palestra, os presentes ainda participaram de sorteio de ovos de Páscoas, distribuição de brindes e lanche.
Durante os encontros, os produtos confeccionados pelos integrantes dos cursos são expostos e comercializados  Ao final da palestra, os presentes ainda participaram de sorteio de ovos de Páscoas, distribuição de brindes e lancheA coordenadora do CRAS Alto, Adriana Marques, entrega ovo de Páscoa a uma das ganhadoras do sorteio
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte - Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis se prepara para receber os turistas da Copa 2014

Teresópolis RJ
Teresópolis se prepara para receber os turistas da Copa 2014-Inscrições no Pronatec Turismo superam expectativas

Teresópolis, 27 de março de 2013 - A proximidade de grandes eventos internacionais desperta os municípios próximos às capitais para a necessidade de repensar questões relativas à segurança, trânsito e, principalmente, hospitalidade. Destacando este último aspecto como fator importante de satisfação dos turistas, surge a necessidade de atualização e especialização dos profissionais da área.

Nesse sentido, o Governo Federal, através do Ministério do Turismo, criou o Pronatec Turismo, um programa que capacita profissionais visando especialmente a Copa de 2014, com cursos direcionados ao trade turístico.

Com o incentivo do Governo do Estado, Teresópolis promoveu uma campanha de cadastramento que superou expectativas. Em apenas um mês foram feitas 680 inscrições em diversas áreas, com destaque para idiomas, com 453 interessados, sendo 278 em inglês e 175 em espanhol. Já na área de alimentos e bebidas foram 146. Os demais se dividem entre hotelaria, turismo e eventos.

Esse sucesso se deu graças à ação integrada entre a Secretaria Municipal de Turismo, o Conselho de Turismo da cidade e o Convention Bureau de Teresópolis que, através de estratégia eficaz de comunicação, garantiram a mobilização da iniciativa privada e seus respectivos funcionários em prol da melhoria da qualidade do atendimento ao turista na cidade.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis apresenta Programa de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários

Público acompanha a apresentação do programa de agente ambiental comunitário voluntário, no Teatro Municipal
Prefeitura apresenta Programa de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários


Teresópolis, 26 de março de 2013 – Apresentado no final desta terça-feira, 26, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, o Programa de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários. Realizada no Teatro Municipal, a apresentação reuniu líderes comunitários, sindicalistas e conselheiros municipais.

O programa tem como finalidade incentivar a participação voluntária em atividades de educação ambiental, proteção e preservação dos recursos naturais, despertando no voluntário a reflexão crítica dos problemas socioambientais e orientando-o a buscar alternativas viáveis para a conservação da natureza.

“É uma atividade cidadã de participação na gestão ambiental do município. A secretaria apresentará um plano de trabalho aos agentes, que farão um treinamento para atuar em suas comunidades”, explicou o coordenador de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça.

Caberá ao Agente Ambiental Comunitário Voluntário atuar na vigilância do cumprimento da legislação de proteção ambiental, nas atividades de educação ambiental e na fiscalização de agressões contra o meio ambiente, identificando na comunidade onde mora e denunciando questões como desmatamento, construções em áreas de preservação, focos de incêndio e descarte inadequado de lixo, entre outras. A aplicação das penalidades aos infratores caberá à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Pretendemos que esse programa seja contínuo. Nosso objetivo é capacitar um número cada vez maior de pessoas para atuarem como multiplicadoras em suas comunidades”, destacou o Subsecretário de Meio Ambiente, André de Mello, acrescentando que a Secretaria busca a parceria de órgãos, como o Ministério Público Estadual e o Inês (Instituto Estadual do Ambiente), para fortalecer a iniciativa.

Aprovação

A iniciativa agradou os líderes comunitários. “É um ótimo programa, pois os agentes serão preparados para conscientizar os moradores das comunidades onde moram sobre a importância de proteger o meio ambiente”, destacou Sérgio Ponciano, presidente da Associação de Moradores do bairro de São Pedro.

“Acho que esse programa deve começar com a educação ambiental nas escolas, reunindo os alunos e envolvendo os seus pais”, opinou Valdir Paulino, que é presidente da Fameat (Federação das Associações de Moradores e Entidades Associativas de Teresópolis).

“Pretendo mobilizar os integrantes da minha associação para participar desse programa”, revelou Paulo Nei da Silva Pinto, presidente fundador da Associação Teresopolitana e de Municípios Adjacentes do Voluntariado, que se encontra em fase de organização.

Quem pode se inscrever

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se inscrever como agente ambiental comunitário. Como se trata de um trabalho voluntário, a atividade não é remunerada. O interessado poderá participar das atividades do programa em seu tempo livre.

Os interessados podem se inscrever a partir da próxima terça-feira, dia 2 de abril, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, localizada na Rua Rui Barbosa, 170, na Várzea, de segunda a sexta, em horário comercial. Os inscritos participarão de cursos onde aprenderão os aspectos técnicos, legais e administrativos da função de agente ambiental comunitário voluntário.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-7763.
Fotos– crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Durante o feriado da Semana Santa em Teresópolis,obras da CRT serão suspensas

Teresópolis RJ
PLANTÃO DA SEMANA SANTA NA RIO-TERESÓPOLIS COMEÇA NA TARDE DE QUINTA-OBRAS NA SERRA SERÃO SUSPENSAS

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) dá início, às 14h de quinta-feira (28/03), ao esquema especial de plantão na Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ) para atender o esperado aumento no fluxo de veículos em função da Semana Santa. A expectativa é de que entre quinta-feira e a noite de domingo (01/04) cerca de 125 mil veículos passem pela rodovia. A partir da manhã da quinta e até a manhã de segunda-feira, estarão suspensos os dois pare e siga da Serra, dos quilômetros 94, na obra de construção da terceira faixa e, 97 onde está em curso o serviço de recuperação das placas de concreto. Já no Km-49 (Serra do Capim) o pare e siga será suspenso a partir das 14h de quinta-feira.

Durante o feriado, estarão de prontidão na Rio-Teresópolis-Além Paraíba sete (07) guinchos, sendo quatro leves e três pesados; seis (06) viaturas de inspeção; três (03) carros resgate, uma (01) UTI móvel e uma (01) ambulância.

A CRT manterá papa-filas na praça de pedágio de Piabetá, nos horários de maior movimento. A concessionária disponibiliza também os números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala) para atendimentos de emergência, solicitação de serviço ou apoio, reclamações e informações em ligações gratuitas, além do celular (21) 9939-8899, que funciona em plantão 24h. No Centro de Atendimento aos Usuários (CAU), em Piabetá (km-133,5), e na BOP (Base Operacional), em Águas Quentes (km-41) podem ser usados telefones e sanitários.

PEDÁGIO - A tarifa para carros de passeio na praça principal de Piabetá (km-133,5) é R$ 12,20 e nas auxiliares de Santo Aleixo (km-144) e Santa Guilhermina (km-122), R$ 8,50. Veículos pesados têm o valor da tarifa multiplicado pelo número de eixos. Motocicletas pagam R$ 6,10 na praça principal e R$ 4,25, nas auxiliares. Para percorrer toda a rodovia o motorista paga pedágio em apenas uma das praças.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 26 de março de 2013

Feriadão da Semana Santa em Teresópolis

Teresópolis RJ
FERIADÃO DA SEMANA SANTA
Prefeitura fecha quinta e sexta e reabre na segunda, dia 1º de abril

Teresópolis, 26 de março de 2013 – Devido à Semana Santa, a Prefeitura de Teresópolis não funciona nesta quinta, 28, e sexta, 29 de março, feriado nacional da Paixão de Cristo. O atendimento ao público volta ao normal na segunda-feira, dia 1º.

Porém, durante o feriadão a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e informações ao turista. O expediente de todas as Secretarias Municipais e Procuradoria Geral obedecerá o horário definido pelos secretários, de acordo com necessidades específicas, para melhor atendimento à comunidade.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão durante todo o feriado da Semana Santa.

UPA - Instalada no terreno do antigo Mercado de Carga Pesada, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) estará funcionando dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriado, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

POSTOS DE SAÚDE – Por orientação da Secretaria de Saúde, os postos de saúde e unidades ficam fechados nesta quinta e sexta. As consultas médicas serão retomadas na segunda, 1º. A população poderá contar com os ambulatórios do Unifeso, do Hospital São José e da Beneficência Portuguesa.

ESCOLAS E CRECHES – As escolas, creches e centros municipais de educação infantil ficam fechados nesta quinta e sexta. Os estudantes retornam às atividades na segunda-feira. 

ATENDIMENTO AO TURISTA – O Centro de Informações Turísticas na Várzea e no Soberbo funcionará de quinta a domingo das 10h às 17h.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Os cerca de 550 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionam de sextaaté domingo, das 10h às 19h, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes.

ESPAÇO MULHER - Com estandes padronizados e venda de artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher vai funcionar nesta sexta e sábado, na Praça Baltasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, das 9h às 17h.

COMÉRCIO – Na quinta-feira, 28, o comercio funciona normalmente das 9h às 19h. Na sexta, 29, as lojas não vão abrir e no sábado o expediente é normal. Depois, o comércio abre as portas às 9h da segunda-feira.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis antecipa pagamento e libera salário de março nesta quarta, 27

Teresópolis RJ
Prefeitura antecipa pagamento e libera salário de março nesta quarta, 27

Teresópolis, 26 de março de 2013 – Os funcionários públicos municipais recebem nessa quarta-feira, 27, os salários relativos ao mês de março. Os aposentados e pensionistas também podem sacar seus proventos nesta quarta. Além de liberar os vencimentos ainda no mês trabalhado, a Prefeitura antecipou o pagamento para que os servidores recebam antes do feriado prolongado da Páscoa.

Os vencimentos podem ser retirados no Posto de Atendimento Bancário do Banco Santander localizado no 1º piso da Prefeitura (Centro), nas agências do Santander na Várzea e também nos caixas eletrônicos instalados na Secretaria de Saúde (Tijuca) e em Bonsucesso, no interior do município.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Hemonúcleo de Teresópolis convoca doadores de sangue ‘A’ e ‘B’ positivo e ‘B’ negativo

Teresópolis RJ
Hemonúcleo convoca doadores de sangue ‘A’ e ‘B’ positivo e ‘B’ negativo

Teresópolis, 26 de março de 2013 – O Hemonúcleo Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos, especialmente ‘A’ e ‘B’ positivo e ‘B’ negativo, para regularizar os seus estoques. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade.

O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h. O telefone para mais informações é (21) 3641-5872.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sine Teresópolis oferece 46 oportunidades de emprego

Teresópolis RJ
Sine Teresópolis oferece 46 oportunidades de emprego


Teresópolis, 26 de março de 2013 – O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 46 vagas disponíveis para 19 funções, entre elas, esteticista, fisioterapeuta, estoquista, eletricista e ajudante de cozinha. Dependendo da procura, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento.

Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

O Sine é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger).

Função
Vagas
Auxiliar administrativo de pessoal
5
Promotor de vendas
1
Eletricista
5
Ajudante de cozinha
2
Ajudante de padeiro
         2
Consultor de vendas
         1
Rastreador de satélite
         5
Esteticista
         1
Fisioterapeuta geral
1
Oficial de serviços gerais
3
Caixa de loja
1
Oficial de manutenção
1
Auxiliar de linha de produção
10
Motorista de caminhão
2
Garçom
2
Cozinheiro de restaurante
2
Operador de empilhadeira
1
Estoquista
1























Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sesc Teresópolis - Clube do Blues | Rainhas do Rádio | Espetáculo Infantil

Sesc Teresópolis apresenta:

-29/03/13(sex)-21h-Clube do Blues
-30/03/13(sáb)-20h-Rainhas do Rádio
-31/03/13(dom)-16h-Espetáculo Infantil

Fonte:Sesc Teresópolis

segunda-feira, 25 de março de 2013

Última semana de visitação da exposição ‘Um Olhar Feminino’ em Teresópolis

A mostra pode ser vista até sábado, 30 de março
Última semana de visitação da exposição ‘Um Olhar Feminino’

Mostra coletiva reúne trabalhos em artes plásticas na Casa de Cultura

Teresópolis, 25 de março de 2013 - Exposta desde o início do mês de março na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a mostra coletiva ‘Um Olhar Feminino' chega à sua última semana de visitação. Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a exposição foi idealizada em homenagem ao mês da mulher e reúne trabalhos em pintura, desenho, escultura e instalações, produzidos exclusivamente por artistas mulheres.

Na mostra, 13 artistas revelam, através de seus trabalhos, sua experiência com as artes visuais. São 21 obras nos mais diferentes estilos e técnicas, cuidadosamente selecionados pelo curador e coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha. Quem visitar a exposição poderá observar a força da cor das pinturas abstratas inspiradas no grafitti de Vanessa Barini, as obras onde a natureza é elemento de inspiração e matéria-prima nas pinturas de Ivanilde Gallo e Eneida Telles, o figurativo das pinturas de Clélia Brito e Edith Sidi. Também será possível descobrir as formas intrigantes das imagens de Vânia Catarina, Isadora, Helena Bandeira, Marina Didonet, Ruth Bilé, Lydia Tractenberg e ainda decifrar o conceito criativo dos objetos de Márcia Tayt-Sohn e Marilu Andrasan.

“São os últimos dias para conferir estes trabalhos, onde se percebe que a expressão feminina é tão diversa e intrigante quanto a própria natureza da mulher. No mês em que se comemora o seu Dia Internacional, esta foi uma das contribuições da Secretaria de Cultura em homenagem às mulheres. Para quem ainda não viu, vale a pena”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A mostra pode ser visitada até este sábado, 30 de março, das 8h às 18h, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº – Araras).
Instalações integram a mostraPinturas, esculturas e instalações fazm parte da exposição
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis trabalha na recuperação de ruas alagadas pela chuva de sábado

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, esteve pela manhã desta segunda-feira, 25, nos locais mais atingidos e acompanhou os trabalhos
Prefeitura trabalha na recuperação de ruas alagadas pela chuva de sábado 


Teresópolis 25/03/2013 - A Prefeitura já está concluindo o trabalho de recuperação dos vários pontos alagados durante o temporal de sábado. Turmas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos trabalham, desde a noite de sábado, na retirada de areia e entulho acumulados nas ruas depois da chuva. O Secretário da pasta, Denílson Moraes, esteve pela manhã nos locais mais atingidos. 

Concentrada principalmente entre a Rodoviária e o Meudon, a enxurrada causou preocupação. Sirenes soaram em várias comunidades que convivem com riscos de deslizamento e alagamentos. 

A equipe que faz plantão na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos foi deslocada, já no sábado à noite, para o entorno da UPA, na Rua Tenente Luiz Meirelles, assim que a chuva passou. A unidade de saúde estava praticamente ilhada. 

Na manhã desta segunda-feira (25/03) uma turma de funcionários da secretaria estava terminando a retirada da areia acumulada pelo transbordamento dos riachos que cortam a rua. 

Ainda nas proximidades da UPA, sete homens desentupiram pela manhã bueiros e aterraram uma parte da calçada que ruiu com a força das águas. Caminhões-pipa vieram a seguir, lavando a rua. 

Segundo o Subsecretário de Serviços Públicos, Tião Correa, o alagamento das ruas pela enxurrada é, em parte, conseqüência da postura de alguns moradores das proximidades. 

Um guarda-roupa inteiro, jogado no rio dos Gouveias – que corta a Tenente Luiz Meirelles – fez com que a água transbordasse com mais força, até atingir as proximidades da Rodoviária. Foram retirados do local cerca de 80 caminhões de areia.

Próximo ao nº 1762 da mesma rua aconteceu outro transbordamento. Pela manhã os funcionários da secretaria estavam terminando a operação de retirada da areia e o caminhão pipa já estava no local para lavar o piso junto ao meio-fio. Na Rua Rosa Weber, transversal à Tenente Luiz Meirelles, oito caminhões de areia já haviam sido retirados e o trabalho continuava. 
O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, esteve pela manhã desta segunda-feira, 25, nos locais mais atingidos e acompanhou os trabalhos
Segundo moradores sempre que cai uma chuva mais forte o riacho Beija Flor transborda a ameaça invadir as casas. Segundo Beto Rosa, encarregado da turma que estava no local, a Prefeitura não pode fazer o trabalho de desassoreamento dos cursos d’água de Teresópolis sem antes possuir a permissão do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). 

Na entrada do Meudon, menos atingida do que a região próximo à UPA, uma pequena construção, aparentemente desativada, sobre o riacho que passa pelo local é responsável pelo transbordamento segundo o encarregado pela recuperação do trecho, José Rosa. 

Na Rua Piauí, em Araras, a força das águas rompeu três manilhas que já estavam sendo substituídas pela manhã. Segundo o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, o trabalho deverá estar concluído na tarde desta segunda-feira.

O Secretário também esteve numa rua sem saída, perpendicular a Rua Otávio Gouveia Freire, nas Quarenta Casas. No local um muro de arrimo veio abaixo, carregando com ele árvores de grande porte e isolando a última casa da rua. O trabalho de desobstrução deverá prosseguir até amanhã. 

Denílson disse que a Prefeitura está preparada para ações como as que estão sendo feitas desde sábado à noite. “Temos uma equipe de plantão na secretaria que pode começar a agir imediatamente nos dias chuvas”, concluiu.
O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes

Texto - José Attico
Fotos – Jefferson Hermida
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle de Infecção Hospitalar acontece em abril em Teresópolis

I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle de Infecção Hospitalar acontece em abril
I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle de Infecção Hospitalar acontece em abril


Nos dias 12 e 13 de abril, Teresópolis vai receber o I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle de Infecção Hospitalar. Realizado pela Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro com patrocínio do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) – e também de empresas de diversos setores –, o evento tem como principal foco a atualização profissional e de conceitos como hotelaria hospitalar e controle de infecção hospitalar, treinamento de equipes, capacitação, atendimento humanizado e a busca pelo êxito nos processos.

“Já temos várias inscrições de muitos lugares do Brasil, entre eles Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, e cidades do Sul. Contamos com palestrantes convidados de excelente nível, nomes que são referência, inclusive internacional. Então estamos apostando no sucesso, não apenas pela qualidade dos temas, como também pelo esmero e zelo que estamos dedicando”, ressaltou a enfermeira Raquel Oliveira Machado, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e coordenadora de Representações Municipais da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela coordenação e organização do evento ao lado da presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro e supervisora de Hotelaria Hospitalar do Hospital Unimed Petrópolis, Flávia Ramos Fávero; e da chefe do Setor de Relacionamento com o Cliente do HCTCO, Luciana Oliveira. “Está sendo uma experiência ímpar para todos os envolvidos. Esperamos que todos gostem e que este evento seja o primeiro de uma série de outros que trarão bons frutos ao UNIFESO e ao HCTCO, assim como agregarão valor ao turismo de eventos em Teresópolis”, completou Raquel.

Entre os temas que serão debatidos estão “Construindo equipes de alta performance na hotelaria”, que será apresentado na palestra magna de abertura, no dia 12 de abril, além de “Educação continuada na hotelaria hospitalar”, “Operação mãos limpas!”, “Higienização, controle de infecção hospitalar e suas interfaces”, “Liderança e competências – potencializando equipes de trabalho”, “Microorganismos multirresistentes, como controlar?”, entre outros. O encontro também vai contar com uma programação cultural e turística à disposição dos congressistas.

Confira a programação completa no site www.hcihospitalar.com.br.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Equipes da Prefeitura de Teresópolis atuam na limpeza e desobstrução de vias depois da chuva forte de sábado,23/03/13

Equipes da Prefeitura atuam na limpeza e desobstrução de vias 

Mais de 100 homens com caminhões e máquinas estiveram nas ruas sábado e domingo 

Teresópolis, 24 de março de 2013 - Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Teresópolis estiveram nas ruas desde a tarde deste sábado, 23, quando fortes chuvas assolaram a cidade de Teresópolis. Assim que a chuva mais forte deu uma trégua, as equipes iniciaram os serviços de limpeza e de retirada de entulhos e barreiras para a desobstrução das vias de acesso. As frentes de trabalho reuniram cerca de 100 homens de várias secretarias, mais de vinte caminhões e muitas máquinas. 

Preocupado com as chuvas que caíram na cidade, o prefeito Arlei ordenou que os trabalhos continuassem no domingo, 24, durante todo o dia. Só na vizinhança da UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, no Bom Retiro, foram retirados mais de dez caminhões de lama e entulhos. Os serviços abrangeram ainda toda a extensão da Rua Tenente Luiz Meirelles, além de bairros e comunidades que tiveram queda de barreiras, como Rosário, São Pedro, Meudon, Coreia, Santa Cecília, Fonte Santa e Várzea. 

"Queremos a cidade limpa o mais rapidamente possível. Desde a tarde de sábado que estamos trabalhando na desobstrução dos acessos e retiradas de barreiras", afirmou o prefeito Arlei, acrescentando que a ação preventiva da Defesa Civil evitou que as consequências das fortes chuvas fossem maiores. 

Os secretários municipais de Obras, Denilson Moraes, e de Governo, José Carlos Cunha, também estiveram nos locais mais atingidos pelas chuvas, auxiliando na coordenação das intervenções de limpeza geral. 

Defesa Civil 

A Defesa Civil de Teresópolis continua em estado de atenção. Segundo o órgão, as 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em 13 bairros da cidade foram acionadas como medida preventiva durante as chuvas do sábado, 23. Voluntários dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) percorreram essas comunidades, orientando os moradores a procurarem um ponto de apoio no seu bairro caso a chuva permaneça e persista o risco de deslizamento de terra ou de alagamento. 

Equipes da Defesa Civil Municipal ainda prestam auxílio aos moradores dos locais mais atingidos. Foram registradas quedas de barreira nas comunidades do Vale da Revolta, Coreia, Meudon e Rosário, sem vítimas. 

A chuva forte estava prevista desde a sexta-feira, 22, quando o município recebeu aviso meteorológico especial do Instituto Nacional de Meteorologia, que foi repassado aos voluntários dos NUDECs, para que alertassem os moradores de áreas de risco. Com isso, foi possível ser feito um trabalho de prevenção pela Defesa Civil. 

De plantão pelo telefone de emergência 199, a Defesa Civil Municipal continua monitoramento a previsão do tempo e percorrendo a cidade.

Fonte:Prefeitura Municipal de Teresópolis - Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Teresópolis faz informe sobre Companhia da PM no bairro de São Pedro em reunião do Conselho de Segurança

Reunião do Conselho de Segurança: (da esq. para dir.) capitão PM Rômulo, tenente-coronel Marcus Macedo, presidente do Conselho, Nadim Kantara, comandante Mario Fernandes e o secretário de Segurança, Marco Antônio da Luz
Prefeitura faz informe sobre Companhia da PM no bairro de São Pedro em reunião do Conselho de Segurança


Teresópolis, 22 de março de 2013 - Realizada nesta sexta-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Várzea, reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança Pública. Coordenado pelo presidente do Conselho, Nadim Kantara, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Segurança, Marcos Antônio da Luz, e do tenente-coronel Mario Fernandes, comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar.

Durante a reunião, que tratou de vários temas, como as estatísticas de ocorrências policiais nos últimos 30 dias, o secretário Marcos Antonio da Luz informou que faltam apenas alguns detalhes para que a 1ª Companhia de Polícia Militar seja instalada no prédio onde funciona o Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro. “O convênio já foi assinado pelo Prefeito Arlei e o Comando Geral da PM. Aguardamos a conclusão do processo licitatório para a compra do material necessário às obras de adaptação do imóvel”, destacou Da Luz.

Outro assunto tratado na reunião foi a implantação da 7ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) no interior do estado. O presidente do Conselho Municipal de Segurança, Nadim Kantara, lembrou que Teresópolis disputava a sede do órgão, mas Três Rios conseguiu viabilizar mais rapidamente um terreno para que o estado construa a Regional. “Na verdade”, explicou Kantara, “nós tentamos passar à frente de Três Rios, mas era difícil. Eles haviam se mobilizado antes e conseguiram levar a RISP para lá”.

A Administração Municipal chegou a oferecer o prédio do Fórum, no centro, e que passará a ser um próprio do município em troca da cessão da área onde é construída a nova sede do Judiciário, ao lado da Prefeitura. Porém, a Secretaria Estadual de Segurança Pública tinha urgência na implantação da RISP no interior.

Fotos crédito para Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Entrega do prêmio 'Mulheres em Destaque' lota o Teatro Municipal de Teresópolis

 Convidados e familiares prestigiam a entrega do prêmio 'Mulheres em Destaque'
Entrega do prêmio 'Mulheres em Destaque' lota o Teatro Municipal 


Teresópolis, 22 de março de 2013 - A noite desta sexta-feira, 22 de março, foi dedicada a homenagens a um grupo de 31 mulheres, através da entrega do prêmio ‘Mulheres em Destaque’. Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, a solenidade encerrou a programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. 

Em clima de confraternização, autoridades, familiares e convidados participaram do evento, no Teatro Municipal, realizado com o intuito de destacar os avanços e conquistas das mulheres, bem como reconhecer a contribuição do público feminino para o desenvolvimento do município. 
Convidados e familiares prestigiam a entrega do prêmio 'Mulheres em Destaque'
"Nesta primeira edição do prêmio procuramos agraciar mulheres da cidade e do interior, valorizando tanto quem faz o seu trabalho sem estar em evidência para o público, quanto as que têm maior destaque em suas áreas de atuação profissional", assinalou a Secretária dos Direitos da Mulher, Rosilda de Carvalho Barbosa. "É gratificante ver pessoas de tão diferentes profissões terem o trabalho de uma vida inteira ser reconhecido, mesmo que de forma singela", comentou a Primeira-dama, Alessandra Rosa. As duas receberam a homenagem. 
Na entrega do prêmio 'Mulheres em Destaque':  Secretário de Trabalho, Antonio Carlos Moura, Presidente do Conselho da Mulher, Isabel Maria  Kwiatkowski, Secretária dos Direitos da Mulher, Rosilda Barbosa, Primeira-dama Alessandra Rosa e Vereador José Carlos Fita
Entre as agraciadas, a advogada Joselice Cerqueira, atuante na defesa e promoção dos direitos femininos no município e a primeira secretária dos Direitos da Mulher de Teresópolis; a juíza de direito Inês Coutinho, ativista na causa da criança e do adolescente; e a pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, reconhecida pelo incentivo ao aleitamento materno. Servidora pública, produtora rural, líder comunitária, jornalista, enfermeira, sindicalista, professora, empresária, foram outras indicadas pelos conselhos municipais em atividade e pelo poder público para receber o prêmio 'Mulheres em Destaque'. 
 Primeira-dama Alessandra Rosa com a advogada Joselice Cerqueira, primeira secretária dos Direitos da Mulher de Teresópolis
Aos 77 anos de idade, a enfermeira Helena Turl dos Santos agradeceu o prêmio. "Fiquei muito emocionada, é uma homenagem que marca a profissão que exerci por tantos anos". Antiga funcionária do SESC Teresópolis, dona Esmeralda Pereira, conhecida como Tia 'Esmê', também com 77 anos, foi mais uma agraciada. "É emocionante, esta homenagem valoriza a minha história de vida", disse ela. A artesã Dilce de Carvalho de Barros também ficou feliz ao receber o prêmio. "Maravilhoso. Representa o reconhecimento pelos quatro anos de muita luta e trabalho no Espaço Mulher", pontuou Dilce, que é coordenadora da feira criada pela Prefeitura para incentivar a criação de negócios e valorizar a autonomia feminina. 

Também marcaram presença na solenidade o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Antonio Carlos Moura, o Vereador José Carlos Fita e a presidente em exercício do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, Isabel Maria Kwiatkowski. 
Secretário de Trabalho, Antonio Carlos Moura, com a homenageada Esmeralda Pereira, a Tia 'Esmê' Presidente do Conselho da Mulher, Isabel Maria  Kwiatkowski, com a agraciada Helena Turl dos Santos
Presidente do Conselho da Mulher, Isabel Maria  Kwiatkowski, entrega o prêmio à trabalhadora rural Matilde Angela dos Santos

'Mulheres em Destaque' 
Regina Moreira Coelho de Lima - servidora pública 
Joselice Cerqueira - advogada
Celeste de Moura Oliveira - empresária
Dilce de Carvalho de Barros - artesã
Diná Fontes - servidora pública
Maria da Conceição Monteiro Salomão - pediatra
Esmeralda Pereira - servente
Ester Basílio Serafim - servidora pública
Flávia Teles Alves - servidora pública
Geni Firmiano - servidora pública
Helena Turl dos Santos - enfermeira
Tania de Almeida Reis - servidora pública
Maria Candida dos Santos Granito - servidora pública
Malvina Azevedo da Rocha - produtora rural
Maria de Oliveira Medeiros - costureira
Maria José de Andrade - líder comunitária
Lourdes Guarilha - técnica de enfermagem
Regiane da Silveira Barbosa - técnica agropecuária
Rita Telles - jornalista
Maria Andrea Miguens Guarilha - arquiteta
Marta Maria Magalhães da Costa - orientadora
Maria das Graças Araújo Silva - líder comunitária
Leny Couto Canto - líder comunitária
Juraci da Silveira - produtora rural
Inês Coutinho - juíza de direito
Matilde Angela dos Santos - trabalhadora rural
Carla Márcia Cunha Lima - professora de educação física
Maria Rita Bittencourt Medes - servidora pública
Lúcia Helena de Souza Victorino - pedagoga
Rosilda de Carvalho Barbosa - Secretária dos Direitos da Mulher
Alessandra Rosa - Primeira-dama

Fotos - crédito para Jeferson Hermida
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

domingo, 24 de março de 2013

Teresópolis comemora o Dia Mundial da Água com evento na Calçada da Fama

No intuito de chamar atenção para a ocasião, ambientalistas entraram no rio em um bote confeccionado com garrafas pet
Teresópolis comemora o Dia Mundial da Água com evento na Calçada da Fama


Teresópolis, 22 de março de 2013 – Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceira com a Secretaria de Cultura, realizou nesta sexta-feira, uma ação de conscientização do uso responsável da água.

A iniciativa aconteceu na Rua Francisco Sá, na Várzea, popularmente conhecida como Calçada da Fama, e contou com a participação da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) do Grupo Petrópolis e do Fórum da Agenda 21 Teresópolis.

Durante o evento, foram distribuídas mudas de plantas para o reflorestamento da mata ciliar e kits com informativos sobre a preservação do meio ambiente. Palestras sobre a gestão das águas em uma perspectiva sustentável também foram apresentadas aos alunos da rede pública.
No intuito de chamar atenção para a ocasião, ambientalistas entraram no rio em um bote confeccionado com garrafas pet (Da direita para esquerda) Secretário de Cultura, Wanderley Peres, Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, Leandro Coutinho, e o Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, fizeram parte do movimento em favor da águaTeresópolis comemora o Dia Mundial da Água com evento na Calçada da Fama
No intuito de chamar atenção para a data, ambientalistas do movimento SOS Paquequer entraram no rio em um bote confeccionado com garrafas pet. A ação contou ainda com paineis abordando temas relacionados à gestão dos recursos hídricos e com ilustrações do Paquequer, em outras épocas. A programação teve ainda a participação da professora de dança Fayer Farias, que se apresentou junto com o grupo de dança de rua Top Street Dance, além de shows com artistas locais.

De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, Leandro Coutinho, é preciso compartilhar com a sociedade o entendimento sobre os usos econômico, social, cultural e ambiental da água. “A idéia principal é a conscientização da população sobre os problemas gerados pelo desperdício da água, e também mostrar o que a Prefeitura vem fazendo para melhorar a qualidade do Rio Paquequer como, por exemplo, os investimentos na coleta seletiva. A Prefeitura também está trabalhando no Plano de Saneamento do Município, em conjunto com Governo do Estado”, pontuou.

Aproveitando a oportunidade, Leandro falou sobre o Programa de Agentes Ambientais Comunitários, que a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil estará lançando na próxima terça-feira, 26, às 16h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura. “O objetivo é que cada bairro, cada comunidade, tenha um grupo de agentes voluntários que trabalhem diretamente e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente”, explicou.
 Durante o evento foram distribuídas mudas de plantas para o reflorestamento da mata ciliar e kits com informativos sobre a preservação do meio ambienteTeresópolis comemora o Dia Mundial da Água com evento na Calçada da Fama Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o SOS Paquequer é um movimento vitorioso porque visa conscientizar a população da importância do rio, e da qualidade da  água
“A preservação dos rios evitaria muitos problemas principalmente em épocas de chuva quando vemos a degradação da ação do homem na natureza”, disse a secretaria Sheila GarciaSOS Rio Paquequer mobiliza ambientalistas
Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o SOS Paquequer é um movimento vitorioso porque visa conscientizar a população da importância do rio, e da qualidade da água. “Não podemos continuar tratando o Paquequer como a lixeira da cidade, como um valão onde todos jogam nele o seu lixo. O nosso rio é cenário de romance, é um bem precioso, e pode tornar-se um atrativo turístico se for revitalizado. Mas, para isso, é necessária a conscientização do teresopolitano. E a conscientização é também um problema de governo, daí a participação da Secretaria de Cultura, em apoio ao movimento SOS e à Secretaria de Meio Ambiente, que vem fazendo muito bem esse trabalho”, avaliou o Secretário.

Durante o intervalo de trabalho para o almoço, Sheila Garcia aproveitou para prestigiar a data e aprovou a iniciativa. “A água é muito importante para a vida, não só para o consumo, mas também para nossa segurança. A preservação dos rios evitaria muitos problemas, principalmente em épocas de chuva, quando vemos a degradação da ação do homem na natureza”, disse.

Sobre a data

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), na data de publicação da ‘Declaração Universal dos Direitos da Água’, que determina ações e objetivos, coordenados internacionalmente, para a melhoria na disponibilidade hídrica e saneamento. A Unesco, órgão da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, declarou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, visando a conscientização sobre a necessidade de cooperação no que diz respeito à gestão da água. 
 A ação contou ainda com paineis abordando temas relacionados à gestão dos recursos hídricos e com ilustrações do Rio Paquequer, em outras épocas
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis