Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2013

Adesão de Teresópolis ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é oficializada na abertura da Semana da Educação

Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos dá boas-vindas aos educadores e estudantes
Adesão de Teresópolis ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é oficializada na abertura da Semana da Educação


Teresópolis, 12 de março de 2013 - Com o objetivo de discutir questões do cotidiano escolar, oferecendo subsídios para a reflexão e o avanço da prática pedagógica, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início nesta segunda-feira, 11 de março, no Clube Comary, a uma extensa programação, que segue até sábado, dia 16, em que Teresópolis comemora a Semana da Educação. 

O evento reúne professores especialistas, conhecidos por seus estudos dedicados aos problemas enfrentados pela Educação do país, e profissionais desejosos de partilhar suas experiências e contribuir para o crescimento da Rede Municipal de Ensino. É realizado em quatro locais: Clube Comary (Rua Hercílio Ferreira dos Santos, 97, Comary), UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos (Av. Alberto Torres, 111, Alto), SESC Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749, Várzea) e Escola Municipal Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea). 
 A professora Lucília Panisset apresenta a primeira palestra da Semana da Educação
Na abertura, o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, deu boas-vindas aos educadores das redes pública e particular, assim como aos alunos de formação de professores que se inscreveram para o evento que discute a prática da Educação. “Esperamos que os temas tratados durante esta semana possam propiciar as inquietações necessárias para que discutamos a Educação no município e, através dessa reflexão, possamos avançar em nossa prática pedagógica nas salas de aula”, disse ele.

A psicopedagoga mineira Lucília Panisset, doutora em Gestão do Conhecimento, com mestrado em Psicologia das Organizações e professora com vasta experiência com cursos na área da Educação, foi a primeira palestrante do dia, abordando o tema “O que gostaríamos de ter aprendido antes de sermos professores”. Em seguida, o psicólogo Hélio Magri Filho, membro da Associação Brasileira de Dislexia, avaliador da Síndrome de Irlen, tradutor de mais de 12 livros nas áreas de filosofia, e autoajuda e autor do livro “Sou Disléxico... e Daí?”, falou sobre dislexia, discalculia, déficit de atenção e como os professores devem agir com alunos que apresentam tais condições.

Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa

Ainda durante o primeiro dia do evento, foi lançada oficialmente em Teresópolis a adesão do município ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um compromisso formal, assumido pelos governos Federal, Estaduais e Municipais, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. 

A Coordenadora do PNAIC em Teresópolis, professora Cristina Esteves, explicou como funcionarão as ações do Pacto no município. Ela convidou os professores que atuam no 1°, 2° e 3° anos a participarem da Aula Inaugural, data-limite onde esses educadores poderão decidir se farão ou não o curso de formação continuada ofertado pelo MEC. “Dos 300 professores da Rede Municipal que atuam nestes anos, cerca de duzentos já se inscreveram. Nosso desejo é que tenhamos 100% de adesão até o final desta semana”, avaliou Cristina Esteves.
A professora Cristina Esteves lança oficialmente o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa em TeresópolisEducadores das redes públicas e particular participam do primeiro dia do evento, no Clube Comary
 EJA encerra o primeiro dia

À noite, a Semana da Educação foi encerrada com a palestra “Avaliação no Ensino de Jovens e Adultos: Uma Prática Inclusiva e Transformadora”, ministrada pela professora Lucia Klein, que explicou que ‘andragogia’ é um termo utilizado para definir o aprendizado de adultos. “É um conceito que estabelece uma postura diferente da exigida pela pedagogia tradicional, coloca o professor como ‘facilitador’ e demanda uma horizontalidade nos papéis em sala de aula”, afirmou a consultora pedagógica.

Para a professora Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação da SME, a semana começou intensa e promete seguir neste ritmo. “Buscar entender como aprende, o que sonha e o que motiva o aluno nos dias de hoje é o grande desafio que se coloca à frente dos verdadeiros educadores. A Semana de Educação se apresenta como mais um recurso no sentido de mostrar que, de fato, o ‘caminho não está pronto; ele se faz ao caminhar’”, avaliou a professora.
Coordenadora do PNAIC em Teresópolis, professora Cristina Esteves, apresenta as Professoras Orientadoras

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA EDUCAÇÃO

Terça, Dia 12 de março
Clube Comary
8h, Palestra “Um olhar diferente para a indisciplina na escola”
Palestrante: Professor Joe Garcia
* Para este encontro serão disponibilizadas 300 vagas
13h, Palestra com o professor Marcos Meier
Público: Pais e/ou responsáveis, comunidade escolar

Quarta, Dia 13 de março
• Auditório do UNIFESO

8h e 14h, Palestra “As aprendizagens e o desenvolvimento da criança: como compreendê-los?”
Palestrante: Professora Zilma Oliveira
Público: Professores da Educação Infantil e Agentes de Creche

Quinta, Dia 14 de março
SESC Teresópolis
8h e 14h, Palestra “Educação Emocional”
Palestrante: Erika Neves
Público: Funcionários de apoio (secretaria, limpeza, inspetores, auxiliares de biblioteca)
* Para este encontro serão oferecidas 230 vagas por horário

Sexta, Dia 15 de março
• Clube Comary

8h, Palestra “A Contribuição da Neurociência na Educação Cognitiva e Emocional nas Práticas Pedagógicas”
Palestrante: Professora Marta Relvas
Público: Professores dos anos finais do Ensino Fundamental
Serão oferecidas 300 vagas
13h, Palestra “Educando para o mercado”
Palestrante: Ladmir Carvalho – renomado empresário do ramo de informática
Público: Equipes Gestoras e professores da EJA

Sábado, Dia 16 de março
• Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema
8h, Aula inaugural do Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa
Público: professores inscritos no Programa

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário