Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de março de 2013

Animação e festa no 3º Cultura de Raiz de Teresópolis

Chorinho com Gustavo Agostini, Geremias Cruz e Carmen Bartoly
Animação e festa no 3º Cultura de Raiz


Teresópolis, 4 de março de 2013 - Muitas apresentações, alegria e animação marcaram o 3º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2013, realizado na manhã do último domingo, 3 de março, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Dezenas de pessoas prestigiaram o evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Dessa vez, o projeto teve como temas as águas de março e o circo, lembrados pelos participantes, que também apostaram em diversos outros estilos e atrativos para agradar o grande público.

“Cada vez mais o Cultura de Raiz se mostra como um projeto independente, e que caminha a passos largos, sempre com sucesso. A cada edição, mais artistas se interessam em participar, revelando novos talentos da cultura popular e atraindo um público que já se tornou fiel. No próximo mês, a festa será ainda mais animada, comemorando o quarto aniversário de criação do projeto. Desde já, estão todos convidados”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Adão Curió da Viola abriu o eventoAlexandre Firme e Felipe Rodrigues formaram dupla e agradaram
Daniel Vieira, Zé Luiz, Crésio da Vila e JacaréAmado Rodrigues
Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeira, e da professora Andréa Sant'Anna, o encontro teve como apresentador o engenheiro agrônomo Beto Selig, que comandou com primazia o evento, seguindo o formato de programa de auditório. E ao longo de quase quatro horas, foram quase 30 apresentações, alegrando a manhã do público presente. O cenário de cozinha de roça e o café da manhã à moda caipira deram mais tempero ao clima do evento.

Entre as apresentações, destaque para Fernando Mello que, em lembrança ao tema, emocionou a plateia com 'Águas de Março'. “É um grande prazer estar mais uma vez aqui neste programa, ainda mais tendo um tema tão pertinente como a água, um bem precioso. Não podemos tudo, mas precisamos fazer a nossa parte”, disse. O repentista Zé Rodrigues foi outro que apostou no tema, apresentando 'Águas Cristalinas', de autoria própria, além de músicas de improviso.

Também fez sucesso o trio formado por Carmen Bartoly, Geremias Cruz e Gustavo Agostini, apresentando dois clássicos do chorinho: 'Naquela mesa' e 'Odeon'. E, da mesma forma, também encantaram a plateia as apresentações de Moacir Rosa, com 'Fio de cabelo', e do sanfoneiro 'Seu' Timbira, acompanhado por Zé Luiz, Tião do Triângulo, Jacaré, Arnaldo Almeida e Xando Pernambuco, este último, vestido de palhaço, com direito a pernas de pau, em homenagem ao segundo tema do evento, o circo.

Destaque também para Jorge Viajante, Mario do Violão e Edson Rosa, com 'Panela Velha', e ainda para Alexandre Firme e Felipe Rodrigues, que encantaram a todos com clássicos da música sertaneja, como 'Brincar de ser feliz'.

O 3º Encontro de Cultura de Raiz teve ainda a participação de diversos estreantes, a exemplo de Célio Monteiro, que fez dupla com Jorge Viajante; Juju Carvalho, que cantou com Fernando Mello; Rochedo; e Paulo Caminati, artista carioca integrante do Movimento Praia Vermelha. “Sem dúvida, este é um projeto vitorioso, com uma plateia muito afinada”, comentou.

Quase no fim, alguns quadros em homenagem ao circo com a participação do palhaço Zé Futrica e do acrobata Ivo Malabares, apresentando números com sacolas, bolhas de sabão e cones. E, encerrando o evento, a presença do nordestino Fernando Caramujo, que animou a todos com o legítimo forró pernambucano, acompanhado por Xando Pernambuco, Edson Rosa, Arnaldo Almeida, Marcos André, Andréa Sant'Anna e Nara Zeitune, com a participação do dançarino Seu Claro.

Quem esteve presente, gostou. É o caso, por exemplo, do jornalista José Carlos Lippi. “Durante muito tempo apresentei um programa de rádio deste gênero. Gosto muito. Por isso, sempre que posso, venho ao Cultura de Raiz. É bom para matar a saudade das músicas e até dos velhos companheiros”, comentou.
Edson Rosa, Mario do Violão e Jorge ViajanteFernando Mello e Juju Carvalho
 Ensaios técnicos

Vale lembrar que, visando garantir cada vez mais o aprimoramento das apresentações, são realizados dois ensaios técnicos antes de cada edição do evento, feitos nos dois últimos sábados que antecedem ao encontro. Os ensaios têm como objetivos a inscrição dos participantes, a definição de repertório e escolha de acompanhantes, além da organização geral do evento. Portanto, quem estiver interessado em participar do 4º Cultura de Raiz, marcado para 7 de abril, deverá comparecer aos próximos ensaios, que serão realizados nos dias 30 de março e 6 de abril, às 16h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Artesanato em alta

Além das apresentações no palco do teatro, a movimentação também foi grande nos arredores da Casa de Cultura, onde artistas realizaram ensaios de improviso e puderam conferir o novo painel preparado para o evento, com fotos e texto a respeito da última edição. E, na sala de dança da Casa de Cultura, diversas artesãs expuseram trabalhos em madeira, latas, tecido, pintura e papel machê, fora os produtos da Feira Agroecológica. Participaram da edição: Maura Ferreira (flores de latinha), Marcia Bettin (artesanato em porcelana, madeira, tecido e silkscreen), Iara Hesse (trabalhos em pintura), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Graciana Pimenta / Arte Malagueta (artigos em papel machê), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata) e Xando Pernambuco (móbiles em garrafa pet e desenhos em nankin).

Relação de participantes

Participaram do 3º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Adão Curió da Viola, Paulo Medeiros, Roninho, Fernando Mello, Wanda Pinheiro, Vera Borcard, Carmen Bartoly, Geremias Cruz, Gustavo Agostini, Zé Rodrigues, Amado Rodrigues, 'Seu' Timbira, Zé Luiz, Tião do Triângulo, Jacaré, Arnaldo Almeida, Xando Pernambuco, Moacir Rosa, Jorge Viajante, Mario do Violão, Edson Rosa, Célio Monteiro, Crésio da Vila, Daniel Vieira, Paulo Caminati, Alexandre Firme, Felipe Rodrigues, Rochedo, Andréa Sant'Anna, Juju Carvalho, Zé Futrica, Bruna de Oliveira, Ivo Malabares, Ivson Lins, Fernando Caramujo, Nara Zeitune, Marcos André e Seu Claro.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 41 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca. A próxima edição será realizada no dia 7 de abril e é especial, já que estará comemorando o quarto aniversário de criação do projeto.
Grande público prestigiou o eventoIvson Lins
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário