Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

Grupo de estudantes e profissionais pede audiência pública sobre transporte em Teresópolis

A partir da esquerda: Samarony Roosevell, Rosângela Castro, Eliane Mansur, Rodrigo Melo, Isaac Barros e Luan Viana: grupo pede audiência pública sobre transporte em Teresópolis
Grupo de estudantes e profissionais pede audiência pública sobre transporte em Teresópolis


Os vereadores de Teresópolis receberam na noite do dia 19/03/13, um grupo formado por moradores da cidade que reivindica melhorias no transporte público. No encontro, a professora Rosângela Castro, acompanhada principalmente por estudantes, mostrou aos vereadores uma lista organizada com as principais questões para dar início a um trabalho sério e eficiente sobre o tema.

Rosângela Castro destacou que, em época de eventos esportivos mundiais, Teresópolis não pode ficar de fora dos programas de Governo que vão auxiliar as cidades, principalmente ao que se refere à Política Nacional de Mobilidade Urbana, cuja lei dá prioridade aos meios de transporte não motorizados e ao serviço público coletivo, além da integração entre os modos e serviços de transporte urbano. “O principal chamariz é a natureza e não há regras de acessibilidade, como ciclovias”, lamentou a professora.

A urgência de uma audiência pública foi sugerida para resolver os problemas que envolvem o transporte coletivo na cidade. “Acho que é urgente que aconteça uma audiência pública”, destacou a professora. “A partir da audiência pública, aonde a gente pode desnudar como é o quadro hoje, a gente pode debater”, disse o vereador Cláudio Mello.

Na lista consta também a utilização e implementação do estudo de diagnóstico e apresentação de alternativas para o setor de transporte público em Teresópolis, realizado pela Fundação Coppetec (Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos).

Outro item pedido foi a criação de uma autarquia que possa gerir o transporte na cidade. O vereador Cláudio Mello explicou que é competência exclusiva do Executivo este tipo de ação.

A mobilização começou com o aumento da passagem de ônibus na cidade no início do ano. Os vereadores Dede e Da Ponte lembraram que em fevereiro, durante o recesso parlamentar, eles receberam integrantes do grupo para oferecer apoio da Casa nas reivindicações contra o aumento da passagem.

“Parabenizo vocês pela iniciativa. Estamos à disposição para dialogar e vamos buscar formas de trazer, por um caminho legal, a responsabilidade para a Câmara. A intenção é criar a comissão de transportes, pois vai poder convocar a audiência pública e trazer o debate para a sociedade com as associações de moradores, Ministério Público, Executivo e as empresas. Vamos acelerar esse processo para dar uma resposta rápida à população”, garantiu o presidente da Câmara, Maurício Lopes.

O grupo vai marcar um encontro com o prefeito e enviar um relatório para a Câmara com o resultado. A Câmara Municipal deverá convoca-los novamente em até 30 dias. Participaram da reunião, também, os vereadores Dr. Carlão, Luciano Ferreira e Serginho Pimentel.
Vereadores recebem grupo que reivindica ações para melhorar o transporte público na cidade

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário