Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

Cultura conta lendas indígenas no Mirante da Granja Guarani em Teresópolis

A tenda da Cultura ajudou a proteger a comunidade do tempo chuvoso
Cultura conta lendas indígenas no Mirante da Granja Guarani

Moradores do bairro participam de manifestação em defesa do monumento


Teresópolis, 19 de março de 2013 - No último domingo, 17 de março, a Granja Guarani recebeu novamente a visita do projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Desta vez, as atividades foram realizadas no Mirante do bairro, conhecido como Quiosque das Lendas.

Presente à manifestação, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, destacou o objetivo principal do evento. “Decidimos participar com o Cultura nos Bairros no Quiosque das Lendas justamente para chamar a atenção das pessoas, a respeito do estado de abandono do local. Trata-se de uma construção de grande importância para o município, que jamais poderia ter sido abandonada. Felizmente, a edificação foi tombada pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), garantindo que não fosse derrubada. Mas, por mais de 20 anos, o mirante nunca foi motivo de preocupação por parte do proprietário do terreno, que deveria zelar por ele, ou do Poder Público. Resolvemos agora mudar este cenário. O primeiro passo será cercar e limpar toda a área, o que será feito já na próxima semana, garantindo que não haja mais depredação do local. Depois disso, a meta será buscar os recursos já previstos pelo Inepac para a obra de restauração do mirante, permitindo que o quiosque seja devolvido à população como a bela atração turística e cultural que é”, comenta Wanderley Peres, lembrando que o Quiosque das Lendas pode tornar-se um grande atrativo turístico e cultural do município.
A professora Mônica Botafogo contou uma das lendas retratadas nos azulejos do MiranteArtistas da Cultura animaram público com forró no Mirante da Granja Guarani
Crianças e adultos da comunidade participaram do eventoMesmo com o tempo chuvoso, a comunidade prestigiou as atrações
 As atividades da segunda edição deste ano do Cultura nos Bairros tiveram início com a performance de forró, explorando canções de Luiz Gonzaga, executada pelo Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e os agentes culturais Ayrton Rebello e Fernando Mello, tendo ainda o auxílio dos artistas Tião do Triângulo, Genaro da Zabumba e Andréa Sant'Anna. A atração musical finalizou com a participação do sanfoneiro 'Seu' Timbira que, acompanhado por Genaro, Tião e Paulo Medeiros, encerrou a tarde de atrações ao som do melhor do forró pé de serra.

Logo depois, foi a vez da professora Mônica Botafogo entrar em cena para apresentar às crianças e adultos presentes o conto “Como apareceu a noite”. O texto, uma adaptação feita pela própria Mônica Botafogo, aborda uma das lendas indígenas que decoram o quiosque. Outras três lendas indígenas também são retratadas nos azulejos do complexo, derivando-se daí o nome do local: Quiosque das Lendas.

Mesmo com o tempo nublado e chuvoso, moradores do bairro prestigiaram o projeto e aproveitaram os atrativos. “Uma pena o tempo ruim. Mas, mesmo assim, valeu a pena. Vi na semana passada e não perderia desta vez, principalmente por ter sido no Quiosque das Lendas. A Secretaria de Cultura está de parabéns. Um sucesso total. Este é o caminho”, comentou a moradora Mauriceia Costa.

Diretor de obras da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani (Amagg), Lercy de Oliveira Branco, o Magal, ficou satisfeito. “Foi ótimo. Mesmo com esse clima ruim, conseguimos mobilizar a comunidade e trazer os moradores até aqui para mostrarmos, todos juntos, a importância do Quiosque das Lendas para a Granja Guarani e para Teresópolis. Só temos a agradecer à Secretaria de Cultura, que abraçou o nosso bairro e a nossa causa”, elogiou.
Moradores da Granja Guarani durante o eventoMônica Botafogo contou a lenda 'Como apareceu a noite'.
O diretor da Amagg, Magal, e o Secretário de Cultura, Wanderley PeresRepresentantes da Secretaria de Cultura e da Associação de Moradores do bairro
Criado em junho de 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando os artistas populares que estão espalhados pela cidade e promovendo um mapeamento cultural do município. Quase 50 comunidades já foram visitadas pelo projeto, que tem a coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Sobre o Quiosque das Lendas

Situada entre os caminhos sinuosos da Granja Guarani, onde se desfruta de um amplo e belo panorama da Serra dos Órgãos, da CBF e do bairro do Alto, a construção neocolonial ainda guarda resquícios da beleza que provocou visitantes do mundo inteiro e de veranistas, encantados com o seu estilo arquitetônico de influências coloniais mexicanas e mouriscas. Também conhecido como “Quiosque das Lendas”, o bem é composto por dois corpos interligados por um avarandado coberto, encimando uma grande elevação que forma uma espécie de platô, o mirante tem cobertura em telha-canal com coruchéus, que remetem aos caramanchões por sua forma circular, daí ser também conhecido como “carramanchão” da Granja Guarani.

Centro das admirações dos que se preocupam com a memória, a interessante construção, emoldurada por colunas toscanas de capitel simples e arcos de alvenaria revestidos com azulejos portugueses, é obra do engenheiro teresopolitano Carlos Nioac de Souza. Produzidos em Lisboa no ano de 1929, os azulejos que revestem o mirante foram pintados pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942) e contam quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como apareceu a noite”. O autor dos traços fortes, em azul sobre branco, foi um dos maiores azulejistas de Portugal no princípio do século XX, com trabalhos expostos desde o Palácio de Windsor na Inglaterra, até o Centre William Reppard na Suíça, passando por países como Cuba, Argentina, Brasil e Portugal.
Tião, Fernando Mello, Andréa Sant'Anna, Genaro da Zabumba, Ayrton Rebello e Paulo Medeiros
Tombado em janeiro de 1988 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC, que o catalogou como “uma pequena jóia neocolonial”, o Mirante da Granja Guarani é “protegido” também pela Lei Orgânica Municipal, de 1990.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Ricardo Abreu e Magal
Secretaria Municipal de Cultura

Vídeo do  Mirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário