A coordenação do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos órgãos (UNIFESO), através do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente, promoveu no dia 2 de março a “Oficina do Internato”, abordando as competências no internato do curso. O encontro teve a participação de profissionais envolvidos com o internato, além da professora Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina.
Segundo o coordenador, o grande objetivo foi a discussão do trabalho pedagógico no internato com a estratégia de orientação do aprendizado por competências, fugindo de conceitos tradicionais de se ter um conjunto de aprendizado de conhecimentos e habilidades. “Ao trabalharmos com as competências agregamos os valores de conhecimento (saber), habilidades (como fazer) e atitudes (assiduidade, pontualidade, trabalho em equipe, interesse em realizar o trabalho e crescimento progressivo). Esta união não significa apenas atingirmos isoladamente estes três elementos de aprendizagem, mas bem além disso, conseguirmos a união destas três necessidades do conhecimento médico em uma única maneira de pensar e agir do médico”, explicou o professor, confirmando a continuidade deste processo. Na avaliação do professor Manoel Pombo, a resposta foi muito positiva no que tange ao interesse de participação neste processo.
Atividades
O evento começou com um café da manhã e prosseguiu com a apresentação sobre a “Fundamentação de competências no internato médico”, ministrada pela professora Mariana Arcuri, seguida da palestra “Construindo competências no internato médico”, com o professor Manoel Pombo. A atividade continuou com a formação de grupos de trabalho divididos nas áreas da Medicina: Atenção Básica, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia. As discussões giraram em torno de questões como: estratégias para melhor alcançar as competências necessárias para um médico, a partir da discussão da importância da integração, do conhecimento, das habilidades e das atitudes necessárias; e como melhor avaliar estes estudantes. O debate continuou com a integração dos grupos para plenária e o evento encerrou com um almoço.
Na percepção da professora Mariana, foi um momento único para o curso de Medicina, já que reuniu integrantes do internato nos diferentes cenários de prática: Unidade Básica da Saúde da Família (UBSF), Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). “A troca de experiências entre estes grupos é muito importante, pois apesar das diferenças entre eles, todos precisam falar a mesma língua no que diz respeito ao profissional que se quer formar e às diretrizes de avaliação, afinal, fazem todos parte do mesmo curso”, constatou. Ela avalia a liderança do professor Manoel Pombo como crucial para o avanço da mudança curricular. “O curso está realizando um excelente trabalho focando no trabalho em equipe”, destacou. No encontro, a diretora do CCS representou a equipe gestora, incluindo a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, e o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico, “que também apoiam o curso neste caminhar”, como complementou a professora Mariana.
Planos de continuidade
O professor Manoel Pombo conta que esta foi a segunda Oficina do Internato realizada desde que ele assumiu a coordenação, em fevereiro do ano passado. A primeira ocorreu no início do segundo semestre de 2012, quando houve a aproximação do professores que atuam no Internato lotados no HFB e os que atuam no Internato lotados no HCTCO, o que segundo o coordenador rendeu ótimos resultados. “Desde então estamos trabalhando a inserção nestes dois espaços como complementares com um ganho significativo para nossos estudantes. Nosso propósito é a realização de um Fórum de debates sobre o Internato a cada semestre”, revelou.
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário