Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de março de 2013

Profissionais do UNIFESO Teresópolis se reúnem em Oficina do Internato

Profissionais do UNIFESO se reúnem em Oficina do Internato
Profissionais do UNIFESO se reúnem em Oficina do Internato


A coordenação do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos órgãos (UNIFESO), através do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente, promoveu no dia 2 de março a “Oficina do Internato”, abordando as competências no internato do curso. O encontro teve a participação de profissionais envolvidos com o internato, além da professora Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina.

Segundo o coordenador, o grande objetivo foi a discussão do trabalho pedagógico no internato com a estratégia de orientação do aprendizado por competências, fugindo de conceitos tradicionais de se ter um conjunto de aprendizado de conhecimentos e habilidades. “Ao trabalharmos com as competências agregamos os valores de conhecimento (saber), habilidades (como fazer) e atitudes (assiduidade, pontualidade, trabalho em equipe, interesse em realizar o trabalho e crescimento progressivo). Esta união não significa apenas atingirmos isoladamente estes três elementos de aprendizagem, mas bem além disso, conseguirmos a união destas três necessidades do conhecimento médico em uma única maneira de pensar e agir do médico”, explicou o professor, confirmando a continuidade deste processo. Na avaliação do professor Manoel Pombo, a resposta foi muito positiva no que tange ao interesse de participação neste processo.

Atividades

O evento começou com um café da manhã e prosseguiu com a apresentação sobre a “Fundamentação de competências no internato médico”, ministrada pela professora Mariana Arcuri, seguida da palestra “Construindo competências no internato médico”, com o professor Manoel Pombo. A atividade continuou com a formação de grupos de trabalho divididos nas áreas da Medicina: Atenção Básica, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia. As discussões giraram em torno de questões como: estratégias para melhor alcançar as competências necessárias para um médico, a partir da discussão da importância da integração, do conhecimento, das habilidades e das atitudes necessárias; e como melhor avaliar estes estudantes. O debate continuou com a integração dos grupos para plenária e o evento encerrou com um almoço.

Na percepção da professora Mariana, foi um momento único para o curso de Medicina, já que reuniu integrantes do internato nos diferentes cenários de prática: Unidade Básica da Saúde da Família (UBSF), Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). “A troca de experiências entre estes grupos é muito importante, pois apesar das diferenças entre eles, todos precisam falar a mesma língua no que diz respeito ao profissional que se quer formar e às diretrizes de avaliação, afinal, fazem todos parte do mesmo curso”, constatou. Ela avalia a liderança do professor Manoel Pombo como crucial para o avanço da mudança curricular. “O curso está realizando um excelente trabalho focando no trabalho em equipe”, destacou. No encontro, a diretora do CCS representou a equipe gestora, incluindo a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, e o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico, “que também apoiam o curso neste caminhar”, como complementou a professora Mariana.

Planos de continuidade

O professor Manoel Pombo conta que esta foi a segunda Oficina do Internato realizada desde que ele assumiu a coordenação, em fevereiro do ano passado. A primeira ocorreu no início do segundo semestre de 2012, quando houve a aproximação do professores que atuam no Internato lotados no HFB e os que atuam no Internato lotados no HCTCO, o que segundo o coordenador rendeu ótimos resultados. “Desde então estamos trabalhando a inserção nestes dois espaços como complementares com um ganho significativo para nossos estudantes. Nosso propósito é a realização de um Fórum de debates sobre o Internato a cada semestre”, revelou.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário