Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de março de 2013

Forma-Engenharia do UNIFESO Teresópolis inicia trabalhos em campo

Forma-Engenharia do UNIFESO inicia trabalhos em campo
Forma-Engenharia do UNIFESO inicia trabalhos em campo


No dia 16 de fevereiro, a equipe de pesquisa do projeto Forma-Engenharia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) fez sua primeira saída a campo conhecendo o percurso Carmo-Pião (do município de Carmo à localidade de Volta do Pião, segundo distrito de Teresópolis) sob a orientação do professor Ancelmo José Ribeiro da Silva, do CIEP Professor Vasco Fernandes da Silva Porto. No percurso o grupo acompanhou a apresentação dos pontos de pesquisa, a explanação sobre as características da região e a realização de uma pré-vistoria dos pontos, onde serão coletadas as amostras que serão encaminhadas ao Laboratório GeoFeso, do UNIFESO.

“No percurso foi possível observar as mudanças do relevo, muitas áreas de pastagem, estradas bem sinuosas e diversos locais de desmoronamento”, relatou a estudante Thamirys de Araujo Siqueira, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, que participa do programa com o intuito de aprofundar seu conhecimento na área de solo, além de contar com a possibilidade de estar em outros projetos da Instituição e junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do qual ela hoje é bolsista graças ao projeto.

A primeira reunião da equipe aconteceu no dia 31 de janeiro, na Sala de Coordenação do CIEP. Na ocasião, a professora Cátia Araújo Farias, coordenadora do projeto e docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO, e o professor Ancelmo José apresentaram o uniforme dos bolsistas do CIEP, os estudantes Thales Curty, Kamilla Maria Rodrigues e Dara Alice Carvalho. No encontro também houve a apresentação da região de pesquisa por meio de mapas e fotos e a entrega de material de apoio para estudos, que auxiliarão o melhor entendimento da área da pesquisa e de fenômenos naturais relacionados.

Sobre o projeto

No ano passado a professora Cátia Farias teve aprovado pelo CNPq o projeto “Diagnóstico Estrutural dos Solos nos Taludes das Rodovias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Trecho Carmo – Sumidouro – Teresópolis”. Com isso, o UNIFESO firmou com o Conselho um Protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e de Inovação, que visa propiciar a atuação conjunta das partes na aplicação de políticas estratégicas de governo para a consecução de programas e projetos de capacitação de recursos humanos e de programas e projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, dentro do programa Forma-Engenharia – programa que oferta bolsas para pesquisadores, estudantes de graduação e dos ensino médio e técnico visando a estimular a formação de engenheiros. O Forma-Engenharia nasceu da preocupação de o Brasil sofrer a partir de 2020 um “apagão de engenheiros”.

Diagnóstico do solo serrano

De acordo com a professora Cátia Farias, a proposta aprovada “consiste em empregar uma técnica de diagnose dos solos da região serrana, utilizando a metodologia de classificação para uso e ocupação do solo, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre o uso de tais metodologias no âmbito dos sistemas ambientais potencialmente instáveis, de forma a favorecer a análise de impactos ambientais em áreas de risco”. Ela lembra que acadêmicos como Thamirys, envolvidos nesta pesquisa, terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, capacitando-se para participar de eventos e ciclos de conferências de abrangência nacional e internacional, bem como qualificar-se para uma das atividades da área de Engenharia Ambiental: o conhecimento dos solos da região serrana. “Quanto aos profissionais, esperamos que possam aproveitar os conhecimentos adquiridos, tornando-se ainda mais úteis ao ambiente em que vivem”, completou a professora Cátia.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário