Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeitura de Teresópolis apresenta Programa de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários

Público acompanha a apresentação do programa de agente ambiental comunitário voluntário, no Teatro Municipal
Prefeitura apresenta Programa de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários


Teresópolis, 26 de março de 2013 – Apresentado no final desta terça-feira, 26, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, o Programa de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários. Realizada no Teatro Municipal, a apresentação reuniu líderes comunitários, sindicalistas e conselheiros municipais.

O programa tem como finalidade incentivar a participação voluntária em atividades de educação ambiental, proteção e preservação dos recursos naturais, despertando no voluntário a reflexão crítica dos problemas socioambientais e orientando-o a buscar alternativas viáveis para a conservação da natureza.

“É uma atividade cidadã de participação na gestão ambiental do município. A secretaria apresentará um plano de trabalho aos agentes, que farão um treinamento para atuar em suas comunidades”, explicou o coordenador de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça.

Caberá ao Agente Ambiental Comunitário Voluntário atuar na vigilância do cumprimento da legislação de proteção ambiental, nas atividades de educação ambiental e na fiscalização de agressões contra o meio ambiente, identificando na comunidade onde mora e denunciando questões como desmatamento, construções em áreas de preservação, focos de incêndio e descarte inadequado de lixo, entre outras. A aplicação das penalidades aos infratores caberá à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Pretendemos que esse programa seja contínuo. Nosso objetivo é capacitar um número cada vez maior de pessoas para atuarem como multiplicadoras em suas comunidades”, destacou o Subsecretário de Meio Ambiente, André de Mello, acrescentando que a Secretaria busca a parceria de órgãos, como o Ministério Público Estadual e o Inês (Instituto Estadual do Ambiente), para fortalecer a iniciativa.

Aprovação

A iniciativa agradou os líderes comunitários. “É um ótimo programa, pois os agentes serão preparados para conscientizar os moradores das comunidades onde moram sobre a importância de proteger o meio ambiente”, destacou Sérgio Ponciano, presidente da Associação de Moradores do bairro de São Pedro.

“Acho que esse programa deve começar com a educação ambiental nas escolas, reunindo os alunos e envolvendo os seus pais”, opinou Valdir Paulino, que é presidente da Fameat (Federação das Associações de Moradores e Entidades Associativas de Teresópolis).

“Pretendo mobilizar os integrantes da minha associação para participar desse programa”, revelou Paulo Nei da Silva Pinto, presidente fundador da Associação Teresopolitana e de Municípios Adjacentes do Voluntariado, que se encontra em fase de organização.

Quem pode se inscrever

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se inscrever como agente ambiental comunitário. Como se trata de um trabalho voluntário, a atividade não é remunerada. O interessado poderá participar das atividades do programa em seu tempo livre.

Os interessados podem se inscrever a partir da próxima terça-feira, dia 2 de abril, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, localizada na Rua Rui Barbosa, 170, na Várzea, de segunda a sexta, em horário comercial. Os inscritos participarão de cursos onde aprenderão os aspectos técnicos, legais e administrativos da função de agente ambiental comunitário voluntário.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-7763.
Fotos– crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário