Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2013

Semana da Educação 2013 em Teresópolis: curso de formação para o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa acontece neste sábado

Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Educação, homenageia a conferencista Marta Relvas
Semana da Educação 2013: curso de formação para o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa acontece neste sábado


Teresópolis, 15 de março de 2013 – Promovida pela Secretaria Municipal de Educação desde segunda-feira, 11, a Semana da Educação de Teresópolis trouxe especialistas de nível nacional para discutir temas pertinentes ao ensino no município. O evento será encerrado neste sábado, 16, com a aula inaugural da formação continuada oferecida pelo Ministério da Educação aos professores da Rede Municipal que atuam no 1°, 2° e 3° anos, dentro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A capacitação será realizada às 8h, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea).

Ainda durante o primeiro dia do evento, foi lançada oficialmente em Teresópolis a adesão do município ao PNAIC, um compromisso formal, assumido pelos governos Federal, Estaduais e Municipais, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. A Coordenadora do PNAIC em Teresópolis, professora Cristina Esteves, convida os 300 professores da rede municipal que atuam no 1°, 2° e 3° anos a participarem da Aula Inaugural, data-limite onde esses educadores poderão decidir se farão, ou não, o curso de formação continuada ofertado pelo MEC. “Dos 300 professores da Rede Municipal que atuam nestes anos, cerca de duzentos já se inscreveram. Nosso desejo é que tenhamos 100% de adesão”, avaliou Cristina Esteves.
Nesta sexta, 15, a programação da Semana da Educação 2013 foi realizada no auditório do Clube Comary, no Comary. A primeira palestrante do dia foi Marta Relvas, mentora e professora do curso de pós-graduação de Neurociência Pedagógica da AVM Faculdade Integrada – Universidade Candido Mendes/RJ. Tendo como público-alvo os professores dos anos finais do Ensino Fundamental, a conferencista falou sobre o tema ‘A Contribuição da Neurociência na Educação Cognitiva e Emocional nas Práticas Pedagógicas’. À tarde, equipes gestoras e professores da Educação de Jovens e Adultos acompanharam a palestra ‘Educando para o mercado’, com Ladmir Carvalho, diretor executivo da Alterdata Software.
Durante cinco dias, a Semana da Educação reuniu professores especialistas, conhecidos por seus estudos dedicados aos problemas enfrentados pela Educação do país, que partilharam suas experiências com professores, equipes diretivas, funcionários de apoio, pais e responsáveis da Rede Municipal de Ensino. As atividades foram realizadas em quatro locais: Clube Comary (Rua Hercílio Ferreira dos Santos, 97, Comary), UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos (Av. Alberto Torres, 111, Alto), SESC Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749, Várzea) e Escola Municipal Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea).

Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário