Pesquisar este blog

domingo, 10 de março de 2013

Inaugurada a Exposição ‘Mulheres na História’ em Teresópolis

Primeira-dama Alessandra Rosa e Secretário de Cultura, Wanderley Peres, na abertura da mostra ‘Mulheres na História’
Inaugurada a Exposição ‘Mulheres na História’

Mostra em homenagem às mulheres está exposta na Casa da Memória Arthur Dalmasso

Teresópolis, 8 de março de 2013 - Integrando a programação da Prefeitura pelo Dia Internacional da Mulher, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, 8 de março, com grande público, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, a exposição 'Mulheres na História'. Promovida pela Secretaria de Cultura, a mostra foi elaborada pela equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e tem como objetivo prestar uma homenagem às mulheres no mês em que se comemora seu Dia Internacional. A exposiçãopode ser visitada de segunda a sábado, das 13h às 17h, no primeiro piso da Casa da Memória (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro).

A inauguração da mostra contou com a presença da Primeira-Dama, Alessandra Rosa, que visitou toda a exposição acompanhada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres. “A Secretaria de Cultura está de parabéns. A exposição está bonita esteticamente e muito rica. Mostra o quanto as mulheres evoluíram ao longo do tempo. Muito interessante”, comentou a Primeira-dama. Também presente à inauguração, a Secretária dos Direitos da Mulher, Rosilda Carvalho, aprovou o trabalho. “Ótima iniciativa. Reflete muito bem a trajetória da mulher ao longo da história”, elogiou.

Resultado da pesquisa realizada pelo Patrimônio Histórico e pelo coordenador de exposições, Ricardo Guarilha, a exposição‘Mulheres da História’ é composta por paineis explicativos, com textos e imagens, documentos e vitrines de fotografias, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos. As dificuldades enfrentadas, as conquistas e os avanços nos mais diversos setores estão evidenciados na mostra. Da mesma forma, são lembradas mulheres de renome internacional que tiveram destaque na história política e social do mundo, como Condoleezza Rice, Hillary Clinton, Coco Chanel, Margaret Thatcher e Dilma Rousseff.

Sem esquecer a preservação da memória da cidade, também estão retratadas as pioneiras, mulheres que tiveram destaque nahistória de Teresópolis, como a primeira vereadora, Madalena Rucker, a primeira prefeita, Afaf Ribeiro, e as primeiras secretárias de Cultura e de Educação do município.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a exposição é um documento para a memória local, lembrando mulheres que se destacaram em diversas atividades. “Ao longo da história, as mulheres vêm tendo participação muito ativa na nossa sociedade. Já em 1947, na primeira eleição legislativa depois do período da Ditadura de Vargas, tivemos mulheres candidatas, elegemos três mulheres vereadoras em 1996, quando o cargo de vice-prefeito foi ocupado também por uma mulher. Tivemos ainda as mulheres empreendedoras, as que se destacaram nas artes e, principalmente, no trabalho social. Imaginar que o Hospital São José, por exemplo, é fruto da luta de uma mulher teresopolitana que se indignava contra a falta de atendimento médico na cidade... Daí, então, o mês de março, em Teresópolis, merecidamente dedicado às mulheres”, destacou.

A inauguração da mostra contou ainda com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, e do Assessor de Comunicação, Gilberto Júnior, além de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, entre outros convidados. Na ocasião, foram entregues rosas à Primeira-Dama Alessandra Rosa e à chefe do Serviço de Patrimônio Histórico, Regina Rebello, como lembrança pela data.
Primeira-dama Alessandra Rosa registra presença na mostra ‘Mulheres na História’, ao lado do  Secretário de Cultura, Wanderley PeresPrimeira-dama Alessandra Rosa e Secretário de Cultura, Wanderley Peres, na abertura da mostra ‘Mulheres na História’
 Atividades na praça

A abertura da exposição integrou a ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. As atividades foram realizadas nesta sexta, 8, e seguem neste sábado, 9, no Espaço Mulher, que funciona na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, no Centro. A programação especial inclui oficinas de artesanato, apresentações musicais, ballet, massoterapia, ginástica para a 3ª idade e capoeira para mulheres, corte de cabelo e maquiagem, aferição de pressão arterial, além de sorteios de brindes e de sessões de drenagem.

Texto: Geórgia Jahara
Crédito para Jeferson Hermida
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário