Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012

5º Cultura de Raiz agita o domingo em Teresópolis com clima de festa junina e com homenagens a Luiz Gonzaga

 Os estreantes Vinicius e Lorena
5º Cultura de Raiz agita o domingo em clima de festa junina e com homenagens a Luiz Gonzaga



Teresópolis, 4 de junho de 2012 - O clima das festas juninas e da música nordestina tomou conta da Casa de Cultura Adolpho Bloch no último domingo, 3, com o 5º Cultura de Raiz – temporada 2012. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o evento, em formato de programa de auditório, animou a manhã de artistas e público tendo como tema o mês dos santos festeiros – Santo Antônio, São João e São Pedro -, e o Nordeste, com ênfase nos 100 anos de nascimento do mestre Luiz Gonzaga.
 Alair Almeida, Geremias Cruz, Décio Rocha, Ronaldo Fialho e Marcos André

“O Cultura de Raiz é um projeto que caminha para o seu quarto ano, sempre com muito sucesso, prestigiando os artistas da terra e mostrando a verdadeira música do interior do Brasil. Nesta edição especificamente, estamos comemorando os 100 anos de Luiz Gonzaga, com apresentações deste grande mestre nordestino, fazendo uma homenagem também ao período das festas juninas. Fico feliz em estar na Cultura e ver um projeto como este caminhando tão bem”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
 Beto Selig, Wagner Tadeu e Gustavo Agostini

Wagner Tadeu abriu o programa, ao lado do apresentador oficial Beto Selig, com ‘Noites Brasileiras’, de Luiz Gonzaga, um dos temas da edição. “Participar do Cultura de Raiz é realmente muito bom. São três anos de programa, ouvindo a música da terra e passando bons momentos com os artistas da nossa cidade. Faça chuva ou faça sol, o Cultura de Raiz é sempre uma grande alegria”, comentou.
PC e Décio Rocha

Fazendo jus ao segundo tema do programa, as festas juninas, Zé Lopes deu show no acordeon, se apresentando ao lado de Genaro da Zabumba, Daniel Vieira, Paulo Medeiros, Tião do Triângulo, Edson Firmino e Francisco Corino. PC Desi e Décio Rocha também apostaram no enredo e fizeram uma seleção de músicas características do período.
O lanche à moda caipira fez parte da festa

Ao longo da manhã, foram muitas as homenagens a Luiz Gonzaga e ao Nordeste. O palhaço Zé Futrica se apresentou como o personagem Zé do Norte e divertiu o público ao lado do Trio Alegria em lembrança a Luiz Gonzaga. Acompanhada de Marcos André, Vera Boccard cantou ‘Meu peão’ e ‘Sodade, meu bem, sodade’, do pernambucano Zé do Norte. Os estreantes Lorena e Vinicius, que saíram de Canoas para se apresentar no Cultura de Raiz, também homenagearam o 'Rei do Baião' com ‘O Xote das Meninas’ e ‘Asa Branca’.
 Zé Lopes, com Paulo Medeiros, Francisco Corino e Tião do Triângulo

Um dos momentos especiais do encontro foi a apresentação do sanfoneiro Edson Firmino, que após agitar o público com muito forró, ainda comemorou no Cultura de Raiz seu aniversário de 81 anos, com direito a bolo e um ‘Parabéns a você’, cantado pelo filho Neucy do Acordeon com coro da plateia.
Carmem Bartoly com Ayrton Rebello e Marcos André

Entre as muitas atrações, Moacir Monteiro apresentou ‘Motorista Padrão’, de autoria própria, enquanto a dupla Moacir e Edson Rosa agradou em cheio com ‘Velho Galã', de Teodoro e Sampaio, e ‘Arapuca’. Wanda Pinheiro abusou dos repentes lembrando o Dia dos Namorados e ainda cantou ‘Beijinho Doce’. Edmar Santos divertiu o público com a moda de viola e Amado Rodrigues seguiu no mesmo ritmo, com ‘Boiada’.
A movimentação foi grande também na sala de dança, com os estandes de quitutes e artesanato

No momento do choro, a plateia se emocionou com Carmem Bartoly, Geremias Cruz e Alair Almeida, que apresentaram ‘Pedacinhos do Céu’, de Waldir Azevedo e Miguel Lima, e ‘Noites Cariocas’, de Jacó do Bandolim.
 Alair Almeida, Geremias Cruz e Carmem Bartoly

Destaque ainda para Zé Rodrigues que, acompanhado por Wagner Tadeu, Emma Dickson, Gustavo Agostini e Maria Eduarda, fez sucesso com ‘Meu sertão’, entre outras. Formando uma bem sucedida dupla, Mario do Violão e Jorge Viajante mostraram a genuína música do homem do campo. Em uma segunda apresentação, Gustavo e Emma apresentaram um belo solo de pífano.
A Casa de Cultura ficou cheia mais uma vez para o evento

O evento teve ainda a participação de Vidocq Casas, dos poemas de Lucas Castilho e da atriz Edinar Corradini, com a história do Jeca Tatu. Ozair Furtado fez um show à parte com um número de mágica que teve a participação das crianças Julia e Otávio, presentes na plateia. No encerramento, com chave de ouro, o cantor Wenderson Rosa, que se apresentou ao lado do pai, Edson Rosa, colocou a plateia para dançar ao som de 'Amar até' e do clássico ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga, que fechou a programação. “Fico orgulhoso em estar encerrando o Cultura de Raiz com essa casa cheia e uma plateia tão carinhosa. Até a próxima”, disse Wenderson na despedida.
 A dupla Edson e Moacir Rosa

Quitutes e artesanato

Além das apresentações no teatro, foi grande a movimentação também na sala de dança da Casa de Cultura, onde o público pôde conferir diversos estandes com comidas típicas, produtos agroecológicos, artesanato e serviços, além de um espaço do Lar Tia Anastácia. E na galeria, a massoterapeuta Katarine LaArte mostrou seu trabalho, oferecendo sessões gratuitas de massagem. 
Zé do Norte e Trio Alegria

Lançado em abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz, sendo hoje um dos carros-chefes da Secretaria de Cultura. Ao todo, já foram realizadas 35 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.
Emma Dickson e Gustavo Agostini

Relação de participantes:

Participaram do 5º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Wagner Tadeu, Beto Selig, Adão Curió da Viola, Zé Lopes, Genaro da Zabumba, Daniel Vieira, Paulo Medeiros,Tião do Triângulo, Edson Firmino, Francisco Corino, Lorena e Vinícius, Wanda Pinheiro, Neucy do Acordeon, Roninho, Edmar Santos, Amado Rodrigues, Moacir Monteiro, Moacir Rosa, Edson Rosa, Jacaré, Carmem Bartoly, Geremias Cruz, Alair Almeida, Zé Rodrigues, Emma Dickson, Gustavo Agostini, Maria Eduarda, PC DESI, Décio Rocha, Roberto Müller, Ayrton Rebello, Mario do Violão, Jorge Viajante, Crésio da Vila, Vera Boccard, Marcos André, Zé do Norte e Trio Alegria (Genaro, Tião e Eraldo), Ozair Furtado e Wenderson Rosa.
 O cantor Wenderson Rosa, ao lado do pai, Edson, encerrou o programa com chave de ouro

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário