Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

CEROM realiza I Mostra de Ciências da EJA em Teresópolis

Painéis e reflexões sobre saúde decoram os corredores do CEROM
CEROM realiza I Mostra de Ciências da EJA


Teresópolis, 20 de junho de 2012 - O Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM), escola municipal localizada no Bairro de São Pedro, realizou a I Mostra de Ciências da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi o encerramento de um trabalho pedagógico desenvolvido durante todo o segundo bimestre do ano, onde as turmas refletiram a respeito da realidade da Saúde no Brasil. Doenças transmissíveis e não transmissíveis, mortalidade infantil, saúde materna, epidemias e dependência química foram alguns dos temas estudados e debatidos durante as aulas.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, não foi por acaso que o ótimo trabalho desenvolvido pela Educação de Jovens e Adultos em Teresópolis se tornou referência nacional. “A EJA de nossa cidade revolucionou a forma de ensinar para jovens e adultos. Buscando temas interessantes, dentro de um contexto atual, ela mais do que ensina, forma cidadãos atuantes e críticos, prontos para influenciar positivamente nossa sociedade”, elogiou o Secretário.
Estudantes do Unifeso auxiliam os alunos da EJA durante a Mostra de Ciências

No evento, várias atividades aconteceram simultaneamente: apresentações de teatro, música, palestra sobre DSTs, aferição de pressão, medição de glicose e atividades com estudantes dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos). Além das ações, havia murais em toda a escola tratando das questões de saúde. Ensinamentos, reflexões e estatísticas expuseram os resultados do trabalho realizado pela equipe da EJA no CEROM durante o último bimestre.

A atividade empolgou estudantes e professores, que viram no trabalho a recompensa de seus esforços. “Atividades como essa são trabalhosas, mas extremamente gratificantes. Nossos estudantes jovens e adultos participaram com dedicação e se envolveram em todas as tarefas propostas. Hoje vimos uma EJA alegre e produtiva, que, quando se une, sabe fazer a diferença”, ressaltou a Orientadora Pedagógica do CEROM, Miralva Rodrigues.
Qualidade de vida como percepção de saúde também fez parte dos trabalhos apresentados pelos alunos

A Coordenadora da EJA no Município, professora Ana Paula Coutinho, avaliou positivamente o evento, que contou com momentos enriquecedores de estudo e reflexão sobre a Saúde. “É importante que os estudantes percebam que a Saúde não está relacionada apenas às doenças, mas também às condições de vida das pessoas como moradia, saneamento, alimentação, escolaridade, lazer, emprego e relação com meio ambiente. A escola está de parabéns pelo excelente e produtivo trabalho realizado”, enalteceu Ana Paula.
Alunos da EJA aproveitam a Mostra e medem a glicose

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário