Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Secretaria de Educação de Teresópolis participa de encontro nacional sobre Conselhos Escolares em Brasília


 A Assessora Técnica da SME, professora Jane Lara Motta, e a Diretora do Departamento Pedagógico da SME, professora Carla Rabello, em Brasília
Secretaria de Educação participa de encontro nacional sobre Conselhos Escolares em Brasília

Teresópolis, 6 de junho de 2012 - O Ministério da Educação (MEC) promoveu em Brasília, na última semana, o IV Encontro Nacional do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, com a participação de dirigentes e educadores de todo o país. A Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação de Teresópolis, professora Carla Rabello, e a Assessora Técnica, professora Jane Lara Motta, representaram o município no evento.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a SME fez questão de aderir ao projeto por acreditar em uma gestão escolar compartilhada, plena e democrática. “O Conselho Escolar é o olhar de quem recebe o serviço prestado pela escola e, se trabalhamos para os alunos e para as comunidades, tê-los conosco em momentos de discussões, elaborações de propostas e decisões é muito importante e engrandecedor” disse o Secretário.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares foi instituído em Teresópolis através de Decreto Municipal em 2010, conforme os princípios da Constituição Federal em seu artigo 203, que expressa que a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família. O decreto assinala ainda que a Educação deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação pra o trabalho.
 As professoras Jane Lara e Carla Rabello da SME com os professores Carlos Augusto de Aracajú e David Francisco da UFF

De acordo com a Diretora do Departamento Pedagógico da SME, professora Carla Rabello, o Conselho Escolar legitima as ações da gestão escolar, transforma o cidadão em um sujeito participante no destino de sua Educação e da sua sociedade. “As nossas escolas possuem os seus conselhos instalados e em funcionamento. Algumas já descobriram como é importante essa parceria e outras ainda estão iniciando essa convivência. Há muito que se trabalhar essa relação de partilha de decisões, mas a SME quer incentivar essa prática e para isso já tem agendado reuniões de formação para esse grupo”, explicou Carla.

Durante o Encontro em Brasília, a equipe da SME de Teresópolis partilhou experiências referentes às práticas de mobilização da sociedade, discutiu processos de aprendizagem, gestão de pessoas e programas desenvolvidos principalmente com a SMED de Aracaju, através do professor Carlos Augusto, que vem realizando um trabalho interessante sobre o tema. “O Encontro Nacional tem o objetivo principal de reunir as mais diversas realidades, quando podemos nos encontrar e trocar experiências, relatar atividades que têm bons resultados. Todos saem ganhando com isso”, analisou Carla.

Para a Assessora Técnica da SME, professora Jane Lara Motta, o saldo final do encontro foi extremamente positivo. “Voltamos com muitas novidades e a certeza de que, embora o Conselho Escolar não possa gerenciar as propostas de ação pedagógica das escolas, já que isso é ação para os especialistas que são os professores, há saberes que os alunos, pais e comunidade partilham que podem colaborar imensamente para uma boa gestão e para resultados surpreendentes” finalizou Jane Lara.
A equipe da SME com o Coordenador Nacional do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, professor Roberto Júnior

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário