Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

Mulheres de Teresópolis marcam presença em passeata no Rio

Teresópolis
Mulheres de Teresópolis marcam presença em passeata no Rio

Teresópolis, 19 de junho de 2012 – Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e da Agenda 21 de Teresópolis marcaram presença na passeata realizada nesta segunda-feira, 18, entre o Aterro do Flamengo e o Largo da Carioca, Centro do Rio.

Mais de dez mil pessoas marcharam sob o slogan “Mulheres contra a mercantilização de nossos corpos, nossas vidas e a natureza”. Na mobilização, organizada pela Marcha Mundial das Mulheres, denunciaram a economia verde às corporações multinacionais e instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o FMI, como responsável pela crise mundial e pelo incremento da violência e a pobreza entre as mulheres.

Com o apoio de vários movimentos sociais do país, as manifestantes percorreram a Avenida Rio Branco, uma das principais vias do centro da capital fluminense, até chegar ao Parque do Flamengo, local onde ocorre a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU que acontece até esta sexta, 22, no Rio. No final, foi realizado um ato público de denúncia do modelo capitalista, patriarcal, homofóbico, racista e destruidor da natureza.

“As mulheres de Teresópolis se fizeram presentes com suas reivindicações pelo fim da desigualdade de gênero e contra a violência em geral, principalmente a praticada contra as mulheres”, comentou a Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira.

A Rio+20 é a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável e debate como as esferas sociais e ambientais, além da econômica, também devem ser consideradas no desenvolvimento de um país.

Texto: Silvia Pimentel
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário