Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis divulga projetos da Prefeitura na Rio+20

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil participa de vários eventos na Rio+20
Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil divulga projetos da Prefeitura na Rio+20-Entre os destaques estão o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis e o Programa de Coleta Seletiva


Teresópolis, 20 de junho de 2012 – A exemplo das Secretarias de Turismo e de Cultura, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis tem participado ativamente nos eventos da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Uma equipe da Secretaria está divulgando os projetos da Prefeitura em um estande no Parque dos Atletas, próximo ao Riocentro, e também em diversos eventos do encontro mundial, com destaque para o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Programa de Coleta Seletiva Solidária.

No estande, os visitantes são informados sobre os projetos do Governo Municipal, como o Programa de Coleta Seletiva Solidária, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável - a Agenda 21 de Teresópolis. O Coordenador de Meio Ambiente e Coordenador do Fórum da Agenda 21, Leandro Coutinho, fez uma apresentação na Cúpula das Águas e Florestas no Parque do Flamengo sobre o trabalho realizado pela pasta para um público que contava com membros de comitivas de várias partes do mundo.

“A participação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente na Rio+ 20 é muito importante porque, além de apresentarmos os programas ambientais de Teresópolis, estamos nos capacitando e conhecendo novas tecnologias na área do desenvolvimento sustentável que podem, através de parcerias público-privadas, ser implantadas no nosso Município”, ressaltou Leandro Coutinho.

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil participou ainda do Simpósio Internacional Agenda 21: Panoramas Atuais e Perspectivas Pós Rio+20; do evento Restauração Ambiental no Estado do Rio de Janeiro - Importância das Ações de Restauração Ambiental no Estado do Rio de Janeiro, tendo como palestrantes o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos; e da II Jornada Internacional de Educação Ambiental Diálogos sobre Sociedades Sustentáveis: Novos Paradigmas e Novas Formas de Governança, que revisitou o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, 20 anos depois.

A equipe também marcou presença no Global Town Hall, principal evento organizado pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), durante o Rio + 20. O encontro internacional de municípios busca a melhoria e a proteção dos bens comuns globais, no que diz respeito a um futuro urbano sustentável. O fórum propõe debates inovadores, acordos e propostas sobre os principais temas de sustentabilidade do cenário atual, como a chave para o desenvolvimento sustentável com o aumento populacional, mudanças climáticas, escassez da água, a perda da biodiversidade, a economia verde e o desenvolvimento da governança local no nível de global.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário