Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

EJA de Teresópolis participa de seminário em Nova Friburgo

 EJA Teresópolis participa de seminário em Nova Friburgo
EJA de Teresópolis participa de seminário em Nova Friburgo


Teresópolis, 5 de junho de 2012 - A equipe coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação de Teresópolis esteve em Nova Friburgo, na última semana, para participar do Seminário da Região Serrana da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. A proposta é difundir as práticas de integração de ações entre o programa Brasil Alfabetizado e a Educação de Jovens e Adultos na Região.

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, explica que a Agenda Territorial é uma ideia da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, do Ministério da Educação, que procura um processo de diálogo com diferentes parceiros, para construir uma política pública de Educação de Jovens e Adultos. “A iniciativa da SECADI prevê a articulação entre as demandas sociais e ofertas de políticas públicas de EJA, apoiando experiências inovadoras de EJA no âmbito do mundo do trabalho, em especial da economia solidária e sustentável, o que vem exatamente ao encontro do trabalho realizado em Teresópolis”, observa o Secretário.

O seminário, realizado no Teatro Municipal de Nova Friburgo, indica a utilização de análise diagnóstica, definição de objetivos e metas que subsidiem a implementação e a gestão das ações previstas. Segundo a Coordenadora da EJA em Teresópolis, professora Ana Paula Coutinho, o encontro possibilitou uma rica troca de experiências entre os professores que atuam na EJA com realidades diversas e desafiadoras. “O grupo fez um diagnóstico inicial da atual situação da EJA, traçou metas a serem cumpridas a curto e longo prazo. Encerramos as atividades mais fortalecidos e confiantes na construção de um trabalho que atenda, de fato, às demandas de nossos estudantes jovens e adultos”, avaliou Ana Paula.

A Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos tem fundamentação legal na Resolução nº 65, de 13 de dezembro de 2007, publicada no DOU nº 241, de 17 de dezembro de 2007. Em junho de 2008, a SECADI e o CONSED celebraram pacto de compromisso para o desenvolvimento de ações visando à implementação das Agendas. Seu objetivo final é apoiar processos educativos que favoreçam a produção do conhecimento, sistematização, socialização das experiências, a partir da realidade local, e do respeito à diversidade cultural, de gênero, geração, etnia e de ecossistemas.
 A professora Marlene Sanches e a coordenadora da EJA, Ana Paula Coutinho, em Nova Friburgo

O contato com realidades diversas enriqueceu o seminário e trouxe novas perspectivas aos educadores de Teresópolis. Segundo a professora Marlene Sanches, Coordenadora e professora de Geografia da EJA Teresópolis, a experiência foi gratificante. “Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho de diferentes municípios da Região Serrana na Educação de Jovens e Adultos. Percebemos, com essa troca de informações, o quanto nosso município avançou e inovou na educação de nossos estudantes jovens e adultos. Há muito a construir, mas estamos caminhando bem” avaliou Marlene.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário