Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Projeto Quartas Ambientais e Conferência do Fórum da Agenda 21 encerram a programação Semana do Meio Ambiente em Teresópolis

Conscientização ecológica: atividades da Semana do Meio Ambiente em Teresópolis movimenta a Praça Olímpica, na Várzea
Projeto Quartas Ambientais e Conferência do Fórum da Agenda 21 encerram a programação Semana do Meio Ambiente em Teresópolis



Música na Praça com o Coro Municipal acontece no último dia do evento

Teresópolis, 5 de junho de 2012 – Iniciada nesta segunda, 4, a programação da Semana do Meio Ambiente 2012 em Teresópolis prossegue até quarta, 6, com realização da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis, e organização da Tereviva (Associação de fomento Turístico e Desenvolvimento Sustentável).

Das 10h às 17h acontecem várias atividades na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, como Feira Agroecológica com produtos orgânicos, teatro de fantoches, rodas de conversa, Cinemateca Ambiental com exibição de filmes, recreação infantil e Música na Praça com apresentação do Coro Municipal de Teresópolis. Instituições parceiras do evento expõem os seus projetos ambientais e campanhas ecológicas e distribuem material educativo em estandes montados na Praça Olímpica.

Nesta quarta-feira, último dia do evento, as principais ações da Semana do Meio Ambiente são apresentação do Coro Municipal de Teresópolis, às 12h, na Praça Olímpica; a edição especial do Projeto Quartas Ambientais, às 15h, e a 2ª Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, às 18h, ambos no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea).
Semana do Meio Ambiente em Teresópolis

Coro Municipal

Fazendo parte do Projeto Música na Praça, o Coro Municipal de Teresópolis se apresentará ao meio-dia, na Praça Olímpica. O recital, contribuição da Secretaria de Cultura ao evento, será comandado pelo regente do Coro, Ricardo de Oliveira, com acompanhamento do pianista Márcio Pombo.

Quartas Ambientais

O tema da edição especial do Projeto Quartas Ambientais é “O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e os programas de conservação dos primatas brasileiros”, que será abordado pelo Dr. Alcides Pissinatti, Diretor do CPRJ. Aberta ao público, a palestra será realizada nesta quarta, 6, às 15h, no Teatro Municipal.

Localizado no município de Guapirimirim, o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro é voltado especialmente para o estudo, manutenção e reprodução das formas mais ameaçadas de primatas não-humanos da floresta atlântica, em criterioso regime de cativeiro (ex situ).

Agenda 21 e Conferência

Na programação da 2ª Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, marcada para o dia 6 de junho, às 18h, no Teatro Municipal, está a realização de uma assembleia extraordinária setorial, onde os membros do Fórum serão escolhidos para cumprir mandato de dois anos.

São atribuições do Fórum da Agenda 21 do Município discutir, formular, documentar, encaminhar, monitorar e divulgar a Agenda 21 Local e o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, através da participação das diversas entidades e segmentos sociais que atuam na cidade. O documento totaliza 40 capítulos, que englobam temas pertinentes ao Município, como meio ambiente, saneamento, habitação, transporte, segurança, educação, saúde e cultura.

Parceiros

A Semana do Meio Ambiente de Teresópolis conta com o apoio do SESC, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos, Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental - da Cervejaria Petrópolis), Mosaico Mata Atlântica Central, Corpo de Bombeiros, RPPN Fazenda Suspiro, RPPN Serra Negra, UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos), INEA (Instituto Estadual do Ambiente), CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), Centro Integrado de Agropecuária José Francisco Lippi, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação de Catadores Serrana, Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis e Padrão Águias de Aventura Objetiva.

Também são parceiras do evento as secretarias municipais de Segurança Pública, Direitos da Mulher, Educação, Cultura, Turismo, Obras e Serviços Públicos e de Ciência e Tecnologia.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2012

QUARTA-FEIRA, 6 DE JUNHO

De 10h às 17 horas - Local: Praça Olímpica, na Várzea
10h – Música na Praça com o Grupo Musical da Feira Agroecológica
Exposições Permanentes
Feira Agroecológica
Teatro de Fantoches (Trupe do Parque)
Roda de Conversa (Técnicos e Educadores das Instituições parceiras)
Cinemateca Ambiental (Filmes e Vídeos)
12h – Música na Praça, com apresentação do Coro Municipal de Teresópolis
15h - Local: Teatro Municipal (Prefeitura)
Projeto Quartas Ambientais – “O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e os programas de conservação dos primatas brasileiros”
Palestrante: Dr. Alcides Pissinatti, Diretor do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro
18h - Local: Teatro Municipal (Prefeitura)
II Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis


Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário