Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Inaugurado o projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as esperanças’



Inaugurado o projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as esperanças’


Teresópolis, 12 de dezembro de 2011 - Já é Natal em Teresópolis. No último sábado, 10 de dezembro, foi inaugurado o projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as Esperanças’, promovido pela Prefeitura de Teresópolis e que conta com decoração, iluminação e programação artística até 7 de janeiro de 2012.

A festa de inauguração contou com a presença de Papai Noel, que chegou à Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, em grande estilo, sendo recebido pelo Prefeito Arlei. Juntos, eles abriram oficialmente o evento, com o acendimento das lâmpadas que compõem a decoração natalina da cidade.

A noite de festa, que teve a ajuda do tempo bom, contou ainda com a apresentação da Camerata Theresa Christina e a participação do projeto cultural da Ampla ‘Canto de Natal’. No domingo, 11, dando seguimento às atrações da programação artística, se apresentou na Praça Balthasar da Silveira o Grupo Encantos e Batuques.

Acompanhado da Primeira-dama Alessandra Rosa, o Prefeito Arlei deu as boas-vindas ao público. “Agradeço a Deus por estarmos aqui hoje. Não achei que conseguiríamos fazer uma festa tão bonita, e conseguimos. Deu tudo certo, até o tempo ajudou. O tema do projeto não poderia ser melhor. Que este Natal realmente renove as esperanças dos teresopolitanos”, disse o Prefeito, desejando votos de um Feliz Natal a todos.

Trenzinhos

A inauguração do projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as Esperanças’ começou no Soberbo, de onde saiu uma carreata com Papai Noel com destino à Praça Balthasar da Silveira, no Centro. O bom velhinho percorreu toda a cidade acompanhado por dois trenzinhos decorados, tendo como passageiros alunos da rede municipal de ensino. E por onde eles passavam, em um gesto mágico, as luzes de Natal iam se acendendo.

Já na Praça Balthasar da Silveira, Papai Noel foi carinhosamente recebido pelo Prefeito Arlei, que o levou ao palco, entregando-lhe a Chave da Cidade. E neste momento, com as boas-vindas dadas pelo Prefeito, foi oficialmente inaugurado o Natal em Teresópolis com o acendimento de todas as lâmpadas da praça, além do presépio e do trenó do Papai Noel. O público prestigiou a inauguração, que também contou com a presença de todo o secretariado municipal.

Concertos de Natal

Já com a praça devidamente iluminada, teve início a segunda parte do evento, com a apresentação da Camerata Theresa Christina, que abriu a programação artística do projeto de Natal. Sob a regência do maestro Zdenek Svab e participação da solista Gisele Diniz, o grupo interpretou clássicos como ‘Ave Maria’, de Gounod, ‘Melodia Sentimental’, de Villa-Lobos, e ‘Serenade’, de Mozart, além de canções natalinas, como ‘O primeiro Natal’ e ‘Vinde Pastores’.

Encerrando a programação do primeiro dia, o público pode conferir ainda a participação especial do projeto cultural ‘Canto de Natal’, patrocinado pela Ampla e pela Secretaria de Estado de Cultura. Em um ônibus-palco, o Coral Mané Garrinha, formado por alunos de um CIEP de Magé, com a regência de Márcio Menezes, apresentou clássicos natalinos, como ‘Jingle Bell’ e ‘Noite Feliz’, e também encantou a plateia.

No domingo, 11, dando prosseguimento às atrações da programação artística, se apresentou na Praça Balthasar da Silveira o Grupo Encantos e Batuques, mostrando ao público um pouco das raízes brasileiras, como o maracatu, o baião de princesa e a congada de Minas Gerais.

Público aplaude

O público presente à festa de inauguração do projeto de Natal gostou do que viu. “Uma decoração simples, mas honesta, de acordo com a situação que Teresópolis vive. Já sabíamos que não poderia ser prevista grandes despesas com Natal. Mas, ainda assim, a cidade está bonita, com uma decoração em harmonia. Até o tempo ajudou. Arlei é um prefeito de sorte. Tivemos uma boa entrada de Natal. Que o período traga a paz para a nossa cidade”, elogiou o economista Luiz Lima.

A auxiliar de laboratório Isabel Paula de Aragão prestigiou a festa acompanhada da avó, Dalva, dos filhos Eduardo e Bernardo, do irmão Guilherme e dos sobrinhos Maria Luiza e João Gabriel. “Resolvi trazer a garotada toda para a festa. Eles adoraram, viram o presépio, fizeram fotos com Papai Noel, conversaram, assistiram a orquestra, curtiram tudo. Foi ótimo. A Prefeitura soube fazer um Natal simples, mas que agradou a todos”, comentou Isabel.

Para o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, a inauguração foi um sucesso. “Atendendo ao pedido do Prefeito Arlei, elaboramos uma festa simples, sem ostentação, mas digna da celebração que representa. Mais do que nunca, Teresópolis vive um momento de esperança. E foi isso que se viu na noite de inauguração, com a presença de dezenas de pessoas, em momentos alegres e emocionantes. A festa apenas começou”, avaliou Ronaldo Fialho, convidando a todos para prestigiar a programação artística do projeto. 

Sobre o projeto

O projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as Esperanças’ inclui iluminação, decoração e programação artística, com atrações do dia 10 ao dia 18 de dezembro, na Praça Balthasar da Silveira, e na Prefeitura de Teresópolis, de 20 a 23 de dezembro, além do Encontro de Folias de Reis, no dia 7 de janeiro de 2012.

Em termos de decoração, foram iluminadas com microlâmpadas a Praça Balthasar da Silveira, a Avenida Feliciano Sodré e a sede da Prefeitura de Teresópolis. Além das lâmpadas, a Praça Balthasar da Silveira ganhou um presépio, o trenó do papai Noel e a tenda onde estão sendo realizadas as apresentações artísticas.

Foram decorados com temas natalinos os pórticos de entrada do Soberbo e da Avenida Lúcio Meira. Em frente à Prefeitura está a árvore de Natal deste ano, envelopada com material translúcido ilustrado com arabescos em tons de verde, representando a esperança, tema do projeto em 2011, além de corações iluminados que remetem ao slogan “Governando com o Coração”. E no início da Avenida Feliciano Sodré, também está montada a já tradicional árvore de Natal. As peças já existentes, confeccionadas a partir de garrafas pet, estão sendo utilizadas para decorar os bairros mais afastados do centro.

Com relação à programação artística, as apresentações vão até o dia 18 na Praça Balthasar da Silveira. Já na semana que vem, de 20 a 23 de dezembro, sempre às 20h, será realizada na sacada da Prefeitura a apresentação do Coral Infantil, com a participação de alunos da rede municipal.

Programação:

Período de 10 a 18 de dezembro · Praça Balthasar da Silveira

12/12 · 19h · Coro de Jovens da Primeira Igreja Batista de Teresópolis-Sob a regência de Jane Barbosa, os 25 componentes apresentam a Cantata de Natal ‘Maravilhoso Conselheiro’, em estilo jovem.

12/12 · 20h30 · Espetáculo de Dança ‘Aladdin’ – Dançarte Companhia de Dança
O grupo apresenta uma viagem pelas 1001 noites, através das aventuras de Aladdin. Todo o mistério e romance do oriente através da magia da dança. Direção de Hebe Otto.

13/12 · 20h · Orquestra de Câmara Carioca-A orquestra apresenta concerto clássico, executado por grupo de 11 músicos, sob a regência de Vilane Trindade. Participação da soprano Anne Meyer como solista.

14/12 · 20h · Coral Municipal-Sob a regência do maestro Ricardo de Oliveira e acompanhamento do pianista Márcio Pombo, o grupo apresenta concerto com repertório essencialmente natalino.

15/12 · 20h · Balaio da Cultura-Espetáculo de Natal com as agentes culturais Jeanette Albuquerque, Patrícia Araújo, Mônica Botafogo e Andrea Sant’ Anna.

16/12 · 20h · Coro Servus · Igreja Batista Serrana-Com cerca de 40 integrantes, entre jovens e adultos, o Coro Servus apresenta o musical ‘O esplendor do Natal’, sob a regência da maestrina Márcia Leite.

17/12 · 20h30 · Recital de Natal com Denise Belipax e Márcio Pombo-A voz da soprano Denise Belipax, acompanhada pelo pianista Márcio Pombo, trazendo à tona compositores extraordinários da música clássica como: Bach, Haendel, Mozart e Gounod.

18/12 · 15h · Apresentação dos alunos de Ballet e Jazz da Casa de Cultura-Espetáculo de encerramento anual dos cursos gratuitos de ballet e jazz da Secretaria de Cultura, com apresentação das turmas de todos os níveis, do Baby Class ao Médio 3. Coordenação das professoras Rafaela Ribeiro e Natália Gonçalves.

18/12 · 20h30 · Espetáculo ‘Pastoril: Um Natal brasileiro’-Auto popular encenado por ocasião do período natalino, apresentado pelo Coral da Casa de Portugal e pelo Coral Infantil George March. Direção de Célia Seabra.

Período de 20 a 23 de dezembro · Sacada da Prefeitura

· 20h · Espetáculo de Som e Luzes

Uma grande novidade deste ano é o espetáculo de som e luzes na fachada do Palácio Theresa Christina, prédio da Prefeitura, servindo como cenário para a apresentação do Coral Infantil da rede municipal de ensino.

Dia 7 de janeiro · Praça Balthasar da Silveira

· 16h · Encontro de Folias de Reis

Folias de Reis de Teresópolis e Nova Friburgo se apresentam encerrando as festividades natalinas

*Programação sujeita a alterações.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário