Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Terceiro simulado do Sistema de Alerta e Alarme reúne mais de 1.200 moradores em bairros de Teresópolis



Terceiro simulado do Sistema de Alerta e Alarme reúne mais de 1.200 moradores
Treinamento aconteceu no Corta Vento, Quinta Lebrão, Fonte Santa e Pimentel


Teresópolis, 19 de dezembro de 2011 – Cerca de 1.250 moradores das comunidades do Corta Vento, Quinta Lebrão, Fonte Santa e Pimentel participaram do simulado de funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme realizado, no último domingo, 18, pela Prefeitura, em parceria com o Governo Estadual, e o apoio do Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Grupo de Radioamadores e Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs). O exercício consistiu no acionamento das sirenes instaladas nas comunidades, solicitando que os moradores saíssem de suas casas e se dirigissem para os pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil.

“Com este simulado, finalizamos a etapa de treinamento nas 11 comunidades onde estão instaladas as sirenes de alerta e alarme. Agora, vamos continuar com o trabalho de preparação dos moradores para que todos saibam como atuar em casos de desastres naturais”, frisou o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, informando que as equipes voltarão a algumas comunidades para instalar mais sirenes visando a total abrangência do sistema.

Presente ao simulado, o Secretário Estadual de Defesa Civil, Cel. Sérgio Simões, enfatizou a importância da participação dos moradores no exercício. “O nosso objetivo é minimizar os danos causados pelas fortes chuvas e a participação efetiva das comunidades é fundamental para que estejam esclarecidas e saibam como agir no tempo oportuno”, afirmou.

O comandante do 16º Grupamento de Bombeiro Militar de Teresópolis, Tenente-Coronel Flavio Castro, também acompanhou o exercício. “Todo trabalho preventivo tem uma grande chance de melhorar a ação no final, pois diminui o número de ocorrências no caso de chuvas fortes, o que ajuda a salvar vidas”, avaliou Flavio Castro. 

Para Heloísa dos Santos, que mora na Quinta Lebrão, o Sistema servirá de alerta para os moradores. “Às vezes, na hora da chuva não dá tempo de sair de casa. Agora, quando as sirenes tocarem, nós vamos conseguir sair antes que aconteça algum deslizamento”, disse.

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Com o auxílio do sinal emitido pelos equipamentos, eles conduzirão os moradores para locais seguros.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário