Teresópolis, 13 de dezembro de 2011 - No último sábado, dia 10 de dezembro, um grande recital, com a participação de dezenas de alunos e plateia lotada, tomou conta da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. É que foi realizada no local a apresentação de fim de ano dos alunos dos cursos gratuitos de música oferecidos pela Secretaria de Cultura. O evento teve a participação dos alunos dos cursos de violão, flauta, piano, cavaquinho, iniciação ao violão e canto infantil.
“Os cursos gratuitos estão entre as principais atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e representam uma das maiores ferramentas no processo de transformação cultural da cidade. Possibilitam o acesso a novos aprendizados, revelam talentos e ainda funcionam como forma de terapia ocupacional. O resultado deste trabalho fica claro quando observamos as apresentações exitosas de fim de ano, o que só nos dá orgulho, satisfação e a certeza do dever cumprido”, comentou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Na tarde de sábado, os primeiros alunos a se apresentar foram os do curso de violão e flauta ministrados pelo professor Jorge Péculas, que fizeram sucesso com ‘Aquarela’. Depois, foi a vez dos alunos do professor Marcos André, também de violão, que agradaram em cheio com músicas como ‘Asa Branca’, ‘Wave’ e ‘Trenzinho Caipira’, além de usarem também o improviso.
Em seguida, os alunos de piano, curso que tem Márcio Pombo como titular, encantaram a plateia com ‘Halloween’ e ‘Listen to your heart’, entre outras, com destaque para a aluna Isabela Peres, que interpretou ‘From this moment’.
Com a participação do violonista Geremias Cruz, a turma de canto infantil, sob a supervisão de Célia Seabra, encantou com ‘Aquarela’ e ‘História de uma gata’, música tema de ‘Os Saltimbancos’. E logo depois, entraram em cena os alunos do curso de violão e cavaquinho ministrados por Geremias Cruz, que optaram por peças diferentes, como ‘Californication’ e o tema do jogo / desenho animado ‘Mario Bros’. Desta vez, foi a flautista Célia Seabra quem participou como convidada.
Sob o animado comando da professora Rosângela Xavier, os alunos do curso de iniciação ao violão fizeram a alegria da plateia com clássicos dos anos 60, como ‘Banho de Lua’ e ‘Stand by me’. E encerrando a tarde musical, se apresentaram os alunos do professor Jorge Elias, de violão, com ‘Samba de uma nota só’ e ‘Lanterna dos Afogados’, entre outros números.
O recital agradou o grande público presente, formado por pais, amigos e convidados. “Vim assistir meu filho Lucas, que faz curso de violão, mas é claro que prestigiei toda a apresentação. Achei maravilhoso. Considero excelente a iniciativa da Secretaria de Cultura em oferecer os cursos. Atividades como estas são saudáveis e acrescentam em muito na formação de crianças e adolescentes”, comentou a dona de casa Rogéria Marinho.
A arquiteta Mônica Ianini de Arede veio do Rio de Janeiro com os pais para assistir a apresentação da sobrinha Gabriela. “Não apenas o curso é interessante, como também a ideia de apresentações como esta. Ser visto e ouvido por uma plateia motiva os alunos”, comentou. “E este incentivo deve acontecer desde que são bem pequenos, para que percam o medo de palco e sigam em frente. Aqui, hoje, todos eles se sentiram admirados. Isso é ótimo”, acrescentou Fátima Ianini de Arede, irmã de Mônica.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário