Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cultura de Raiz encerra 2011 em ritmo de Natal em Teresópolis



Cultura de Raiz encerra 2011 em ritmo de Natal


Teresópolis, 5 de dezembro de 2011 - A Casa de Cultura Adolpho Bloch sediou neste domingo, 4 de dezembro, o 11º Encontro de Cultura de Raiz deste ano, o último da temporada 2011 e o 30º desde a criação do projeto, em abril de 2009. Com entrada franca, o evento contou com a presença de diversos artistas da cultura popular, que alegraram a manhã com muita animação e o melhor da música do homem do campo, já em ritmo de Natal.

“Temos muito a comemorar. Afinal, são 30 edições de sucesso. O Cultura de Raiz se consolidou como um projeto de êxito, que resgata a genuína música do homem do campo, valoriza a cultura popular e revela, a cada programa, mais e mais talentos. Estaremos de volta em 2012 e, certamente, não vão faltar novidades”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Em sua última edição deste ano, o projeto, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, seguiu os moldes originais, com formato de programa de auditório, cenário de cozinha de roça e a apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, tendo como tema o período natalino. Ao longo da manhã, foram mais de 20 apresentações, com a participação de mais de 30 artistas, deixando gostinho de quero mais.

Adão Curió da Viola abriu o programa, com a participação de Roninho, cantando músicas de Teixeirinha. Beto Selig e Maria Eduarda cantaram ‘Navio de Guerra / Cessando Areia’ e ‘Da sala pra varanda’, que fazem parte do repertório das músicas cantadas pelas lavadeiras do Jequitinhonha, lançadas em cd recentemente.

Acompanhada do filho Mathias, a cantora Nete Silva seguiu o tema e lembrou as festas de fim de ano cantando ‘Então é Natal’. Crésio da Vila animou o público com Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo e Jacaré. E dona Maria de Mello, ex-cantora de show de calouros, divertiu o público com ‘Amar assim é bom demais’.

Mario do Violão cantou ao lado do estreante Zé Paulo e fez sucesso com clássicos da música sertaneja. Candido Neto agradou com ‘Sabor Açaí’, de Nilson Chaves, e aproveitou a ocasião para transmitir uma bela mensagem de Natal ao público com ‘Bate o sino’, que teve a participação de toda a plateia. “Parabenizo mais uma vez a Secretaria de Cultura por este tão bem sucedido projeto, que todos os meses valoriza e incentiva a música de raiz”, comentou.

Entre os muitos artistas, destaque para a participação dos Irmãos Rosa, que levaram ao Cultura de Raiz sua formação original, com Edson, Moacir, Deliano e Wenderson Rosa. Juntos, eles foram responsáveis por um dos momentos mais emocionantes do evento, relembrando o início da carreira dos Irmãos Rosa, na década de 80, com músicas como ‘Nheco Vari, Nheco Vu’, ‘Boi Tufão’ e ‘Bica D’água’. “É um grande prazer trazer a formação dos Irmãos Rosa para o Cultura de Raiz. Reviver este momento é maravilhoso”, comentou o cantor Wenderson Rosa.

Destaque ainda para o Coral Cantar é Viver, que se apresentou sob a regência de Jane Barbosa, com marchinhas e, é claro, canções natalinas, e para Vera Boccard, que fez sucesso com ‘Não deixe o samba morrer’, tendo a participação especial da dançarina Richela Amaral. O sanfoneiro ‘Seu’ Timbira também compareceu e animou a plateia com muito forró, acompanhado por Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Jacaré e Edson Firmino, com a participação do subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello.
 

A manhã de festa teve ainda a presença de Ivanil Resende, que fez sucesso com ‘Jesus Cristo’, Ivson Lins, que encantou a plateia com ‘De Volta pro aconchego’, e André Salomão, que mais uma vez emocionou o público ao apresentar músicas de sua autoria, como ‘Não estrague a minha festa’. Encerrando o evento, Gustavo Agostini dando show no pífano, com a participação de outros artistas.

Lançado em abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz, mostrando principalmente a música do homem do campo. Ao todo, já foram realizadas 30 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro. O projeto, que retornará em fevereiro de 2012, é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e conta com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec).

Relação de participantes

Participaram da última edição do Cultura de Raiz de 2011 os seguintes artistas: Adão Curió da Viola, Roninho, Beto Selig, Maria Eduarda, Nete Silva com o filho Mathias, Crésio da Vila, Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Jacaré, Maria de Mello, Mario do Violão, Zé Paulo, Candido Neto, Irmãos Rosa – Moacir, Edson, Deliano e Wenderson Rosa –, Coral Cantar é Viver, com regência de Jane Barbosa, Geraldo Resende, Vera Boccard, com a participação de Richela Amaral, ‘Seu’ Timbira, Ayrton Rebello, Edson Firmino, Zé Rodrigues, Amado Rodrigues, Ivanil Resende, Paulo Medeiros, Ivson Lins, André Salomão, Gustavo Agostini e Daniel Vieira.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Ricardo Abreu
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário