Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Teresópolis anuncia reabertura de escola e instalação de núcleos de Desenvolvimento Social e de Defesa Civil em Campo Grande



Prefeitura anuncia reabertura de escola e instalação de núcleos de Desenvolvimento Social e de Defesa Civil em Campo Grande


Teresópolis, 28 de fevereiro de 2012 – Em reunião na noite desta segunda-feira, 27, com moradores da comunidade de Campo Grande, o Prefeito Arlei anunciou que a Prefeitura vai reabrir a Escola Municipal João Adolfo Josetti e instalar um núcleo de Desenvolvimento Social e de Defesa Civil na localidade. O objetivo é prestar melhor atendimento às famílias residentes em uma das áreas mais atingidas pela tragédia de janeiro de 2011 na zona urbana do município. Acompanharam o Prefeito os vereadores Mandinho e Dr. Habib, além dos secretários municipais de sua equipe de Governo.

Durante o encontro, realizado no Núcleo Comunitário de Campo Grande, foi lida uma carta encaminhada ao Prefeito Arlei, e que motivou a reunião, enumerando a retirada de entulhos e pedras, a completa recuperação das ruas e a reabertura da escola da comunidade como as principais demandas dos moradores.

Arlei explicou que será firmado um Termo de Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura e o Ministério Público para definir as condições de reabertura e funcionamento da escola. O Prefeito anunciou ainda que equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que já atuam na comunidade, permanecerão no local para intensificar as intervenções e executar as melhorias solicitadas pelos moradores.

“Pretendemos reabrir a escola ainda em abril, com os dois núcleos comunitários. Daremos continuidade à limpeza e desobstrução da Estrada da Posse e faremos o recapeamento do trecho entre o antigo Mercado Flor da Posse até a escola, para que o ônibus possa trafegar por um trecho maior. Equipes da Secretaria de Obras ficarão direto na comunidade prestando atendimento”, assegurou, se colocando à disposição para sempre receber os moradores. “A estrutura da Prefeitura não é suficiente para atender todas as áreas atingidas pela tragédia, por isso tenho ido constantemente ao Rio de Janeiro e a Brasília em busca de recursos do Estado e da União para os projetos de reconstrução do município”. 

Um dos integrantes da Câmara Comunitária que pretende reativar a associação de moradores de Campo Grande, o mestre de obras Benedito Gustavo Lopes de Carvalho, aprovou a reunião com os representantes do Poder Público Municipal. “A reunião foi positiva. A gente conseguiu dizer ao Prefeito tudo o que queria. Desde que ele entrou na Prefeitura a gente tem conseguido as coisas que pedimos. Acho que a reunião vai trazer mais benefícios para a comunidade. Também foi bom para a população saber o que o Prefeito pode e não pode fazer”, esclareceu.

Educação

O Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, deu mais detalhes sobre a reabertura da escola. “A unidade escolar de Campo Grande estava sob o poder do Estado e foi reintegrada ao Município. Ela foi desinterditada pela Defesa Civil, após nova vistoria. A Prefeitura está contratando uma empresa para as obras de reforma e a escola ganhará novos móveis e equipamentos para atender aos anseios da comunidade. A nossa meta é que o colégio seja reaberto no decorrer do mês de abril”.

Leonardo Vasconcellos disse ainda que a Prefeitura tem planos para reativar a creche comunitária da localidade, que se encontra interditada pela Defesa Civil. “Vamos solicitar nova vistoria e, caso seja possível a desinterdição, a Educação celebrará um convênio para garantir alimentação, móveis e apoio pedagógico para o funcionamento da creche”.

Saúde

Durante o encontro, o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, comunicou que a Prefeitura está finalizando os trâmites burocráticos e de documentação para concluir o aluguel de um imóvel, na entrada da Granja Florestal, onde passará a funcionar o Posto de Saúde da Família, interditado pela Defesa Civil e onde serão atendidos também os moradores de Campo Grande.

“A previsão é disponibilizar serviços de atendimento médico e de enfermagem, com vacinação, consultas de puericultura e de acompanhamento de gestantes. Todos os serviços de atenção básica funcionarão nesta unidade, melhor localizada e de fácil acesso à população. Esperamos inaugurar o posto de saúde o mais rápido possível, após finalizar a contratação do aluguel do imóvel”.

Defesa Civil

A proposta de implantar um Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) em Campo Grande foi reforçada pelo Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva. “O objetivo é aproveitar a estrutura da organização comunitária existente em Campo Grande, como já fizemos em outras onze comunidades. Esses grupos são importantes para atuar nas questões de orientações de interdições e de percepção do risco de acidentes em suas comunidades, facilitando a atuação da Defesa Civil, que pode tomar providências com mais rigor e agilidade”.

Outra preocupação apresentada pelos moradores foi sobre o projeto do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), que prevê a construção de represas para o controle de inundações nas áreas de Campo Grande, Posse e Cascata do Imbuí. “A Prefeitura está compromissada em fazer essa interligação entre os moradores e o INEA. Esperamos que qualquer decisão seja tomada em consenso, atendendo aos interesses da percepção do risco de alagamentos do INEA e também observando-se os interesses dos moradores que moram nesta região”.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário