Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Participe da Campanha pelo descarte correto de embalagens de agrotóxicos em Teresópolis



Campanha pelo descarte correto de embalagens de agrotóxicos vai até a próxima semana


Teresópolis, 07 de fevereiro de 2012 – A Prefeitura de Teresópolis, em parceria com a Emater-RJ, iniciou uma campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico. A ação, que acontece até o dia 15 de fevereiro, tem o objetivo de conscientizar os produtores rurais do município sobre a importância de se separar e descartar o material corretamente, já que os resíduos deixados nesses recipientes podem contaminar o meio ambiente, colocando em risco a saúde da população.

Um caminhão coletor e um carro de apoio circulam pelas comunidades, de acordo com cronograma estipulado pela Secretaria Municipal de Agricultura, recolhendo as embalagens de agrotóxicos depositados pelos agricultores. “Com este projeto temos a oportunidade de divulgar para os produtores rurais a importância do descarte correto desse material. Depois de coletado, ele será transportado para o Posto de Recebimento de Nova Friburgo”, explicou o Secretário de Agricultura, José Francisco Cortázio.

Segundo o Subsecretário Municipal da pasta, o engenheiro agrônomo Luiz Barbosa, poucos agricultores se sentem motivados a devolver as embalagens para os revendedores. “Precisamos cumprir a legislação ambiental e o Poder Público tem a obrigação de conscientizar a população. Já temos pronto, na localidade de Água Quente, no 2º Distrito, o Entreposto de Arrecadação de Embalagens Vazias de Agrotóxico e estamos aguardando somente o licenciamento do INEA para que o local comece a funcionar”, disse o Subsecretário. Para ele, o posto fica situado em um ponto estratégico. “O Mercado de Água Quente é muito frequentado, pois é lá que o produtor comercializa sua produção”, destacou.

A campanha cumpre o que determina a lei dos defensivos para a lavoura. “Nas embalagens desses produtos já vem escrito sobre a importância do descarte correto dessas embalagens. Se forem jogados fora inadequadamente, esses produtos podem parar nos rios ou serem queimados no ambiente. Queremos legalizar a atividade produtiva, cumprindo as regras de uso desses produtos”, afirmou Jorge Gil, Técnico da Emater-RJ. De acordo com ele, o foco principal da campanha é o pequeno produtor, que nem sempre tem informações sobre como legalizar o seu negócio.

Datas de recolhimento

Nesta quarta-feira, dia 08, o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos acontecerá na Microbacia Rio Vieira. Agricultores de Bonsucesso, Santa Rosa, Mottas e demais localidades que compõem a Microbacia Rio Formiga receberão o caminhão coletor na quinta-feira, dia 09. Na sexta-feira, dia 10, a ação acontecerá na Microbacia Rio dos Frades, que engloba a região de Vista Alegre, Campanha, Frades e Sete Voltas.

Produtores rurais da Microbacia Rio Água Quente serão atendidos na segunda-feira, dia 13, e os de Sebastiana, Vale Alpino e adjacências, que integram a Microbacia Rio Córrego Sujo, no dia 14. A campanha termina na quarta-feira da próxima semana, dia 15, com recolhimento em Serra do Capim e Ponte Nova, entre outras localidades da Microbacia Rio Preto.

Texto: Fabiana Fuchs
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário