Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fórum prepara entrega da Agenda 21 de Teresópolis para o Governo Arlei-Petrobrás deve financiar projetos na cidade



Fórum prepara entrega da Agenda 21 de Teresópolis para o Governo Arlei-Petrobrás deve financiar projetos na cidade


Teresópolis, 9 de fevereiro de 2012 – Realizada no final da tarde desta quarta-feira, 8, no auditório da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), na Várzea, reunião com integrantes do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis e representantes da Petrobras. Em pauta, a apresentação dos projetos sociais que serão financiados pela empresa nos 14 municípios da região de influência do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), em Itaboraí.

No encontro, que reuniu representantes do poder público, de entidades civis, sindicatos, associações e instituições de ensino, o Coordenador do Fórum, Leandro Coutinho, informou que depois do Carnaval será marcada uma data para entregar ao Prefeito Arlei e sua equipe de governo cópias da nova edição da Agenda 21 e do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS).

Trata-se de uma estratégia de ação local que promove iniciativas que agregam justiça social, eficiência econômica e conservação ambiental. “O município está numa etapa de reconstrução e este é o momento de mostrar a importância da recuperação de forma sustentável, como prevê o PLDS”, disse Leandro, que é Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil

Projetos

Como vem sendo amplamente divulgado pela Petrobras, o Comperj, além de ser um dos maiores projetos da estatal, é uma grande oportunidade de promover o desenvolvimento da região do entorno do complexo com responsabilidade social. Por conta disso, a consultora Ana Paula Costa e o engenheiro Daniel Capello, da Petrobras, apresentaram alguns projetos que podem ser patrocinados, nas áreas de desenvolvimento e cidadania, ambiental, cultural e de esporte e cidadania. Os representantes também ressaltaram a disposição da Petrobras em auxiliar os municípios, inclusive Teresópolis, a tirar do papel e colocar em prática as propostas do Plano Local, inserindo o município nos programas sociais da empresa.

Entre as iniciativas apresentadas estão o Mova Brasil, de alfabetização de jovens e adultos; o Convivência Positiva, de fortalecimento da autoestima e inserção na sociedade dos portadores do vírus HIV; o Cata Sonhos, de aproveitamento do lixo reciclável recolhido por cooperativas e sua transformação em artesanato; o de Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos; o Profissões do Futuro, que estimula a capacitação dos jovens em cursos técnicos de nível médio, especialmente nas áreas de petróleo e gás; e o Promotores da Vida, de capacitação profissionalizante de adolescentes, jovens e adultos nas áreas de saúde e meio ambiente.

Reforço de parceria

O coordenador do Fórum da Agenda 21, Leandro Coutinho, lembrou que o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis levou quase três anos para ser concluído. Porém, até o momento, o município só recebeu promessas de apoio, por parte da Petrobras, para executar as ações propostas no documento. “O Fórum está cobrando das entidades público-privadas as promessas feitas desde a catástrofe que atingiu o município, em janeiro de 2011. Como parceira, a Petrobras enviou seus representantes à cidade e agora vislumbramos que o município começará a ser contemplado com algumas iniciativas. Precisamos da reconstrução sustentável do município, e o Fórum da Agenda 21 vem trabalhando para isso”, assinalou.

Para a professora Ana Maria Gomes de Almeida, representante da Fundação Serra dos Órgãos no Fórum da Agenda 21, a Petrobras deve ter um olhar diferenciado para o financiamento de projetos nos municípios atingidos pela catástrofe. “Realmente necessitamos de verbas, de apoio, de programas que sejam desenvolvidos, pois estamos muito desassistidos. É preciso que haja uma sensibilização por parte da Petrobras para os municípios atingidos pela catástrofe”, opinou.

A Agenda 21 Local

Com 40 capítulos e 154 páginas, a Agenda 21 de Teresópolis traz o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS), dividido nos seguintes tópicos: Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21; A Agenda 21 na área do Comperj; O município (história e processo de construção da agenda); Ordem Ambiental; Ordem Física; Ordem Social; Ordem Econômica; Meios de Implantação; e Ações da Petrobras na região. Cada proposta aponta possíveis parceiros e fontes de financiamento. O material também possui fotos, mapas e gráficos para ilustrar as informações.

Entre as propostas de Ordem Ambiental está a promoção da sustentabilidade dos recursos naturais, através de Estudos Técnicos (mapeamento dos recursos naturais do município). As ações de Ordem Física contemplam habitação, saneamento, mobilidade e transporte e segurança. Educação, Cultura, Saúde, Esporte e Lazer estão na Ordem Social do PLDS. Com relação à Ordem Econômica, há propostas visando a geração de trabalho, renda e inclusão social, agricultura, indústria e comércio e turismo. 

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário