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sábado, 11 de fevereiro de 2012

Prefeitura e SEBRAE se unem para fortalecer o turismo em Teresópolis



Prefeitura e SEBRAE se unem para fortalecer o turismo em Teresópolis


Revitalização da Feirinha é uma das principais metas

Teresópolis, 9 de fevereiro de 2012 – Investir na recuperação econômica do município através do turismo, reestruturando atrativos, entre eles a Feirinha de Teresópolis, e elaborando um calendário de eventos com a marca da cidade. Este foi o destaque do encontro realizado na tarde desta quinta, 9, e que reuniu os secretários municipais Carlos Tucunduva (Turismo) e José Carlos Cunha (Governo), o Vereador Marcelo Oliveira, o coordenador da Feirinha de Teresópolis, Márcio do Vale, com o coordenador do Projeto do SEBRAE de Recuperação Econômica e Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Região Serrana, Olavo Ribeiro, além das consultoras Solange Viana, Bianca Mattos e Marilu Freitas.

O propósito do programa do SEBRAE é promover o ressurgimento dos negócios nas cidades atingidas pela tragédia de janeiro de 2011, através de consultoria gerencial e técnica, planejando e implantando projetos de recuperação que possibilitem o retorno da geração de renda, a retomada e a garantida das oportunidades de trabalho.

“O objetivo do Prefeito Arlei com esta parceria é reorganizar a Feirinha de Teresópolis e incentivar os seus visitantes a conhecerem também outros atrativos do município, bem como nossa rede hoteleira e gastronômica e o nosso comércio. E o SEBRAE é um parceiro que está levantando dados e dando subsídios à Prefeitura para caminharmos juntos nesta retomada econômica da cidade”, pontuou o Secretário de Turismo, Carlos Tucunduva.

Feirinha

O tema central do encontro foi a Feirinha de Teresópolis, principal atrativo turístico do município, com seus mais de 500 estandes de confecção e artesanato e praça de alimentação. Em janeiro o espaço foi alvo de uma pesquisa de diagnóstico, feita por consultores do SEBRAE que abordaram 370 visitantes, a fim de identificar o perfil do público e suas preferências.

Os visitantes apontaram como pontos negativos a falta de sinalização que oriente as pessoas a localizarem os estandes de seu interesse na feira; a falta de estrutura das barracas – que são pequenas e a maioria não tem provadores; a dificuldade de estacionar os veículos; a pouca variedade e a repetição de produtos à venda; a falta de padronização de uniformes das pessoas que trabalham na praça de alimentação e a limpeza geral da área da Feirinha. As informações foram anotadas para serem corrigidas e solucionadas pela Prefeitura.

“O turismo é um dos principais eixos de desenvolvimento de muitos municípios. Trazer o turista para Teresópolis é fundamental, e a Feirinha atrai público, que deve ser incentivado a conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Granja Comary, os restaurantes e a hotelaria, por exemplo. Que o visitante permaneça em Teresópolis, é isso que queremos”, explicou Olavo Ribeiro, coordenador do projeto do SEBRAE, adiantando que a próxima fase do programa é entrevistar os expositores da Feirinha para diagnosticar as suas demandas.

O Vereador Marcelo Oliveira destacou o empenho na recuperação da economia do município, em parceria com o SEBRAE. “Parabenizo o Prefeito Arlei por querer solucionar as questões da Feirinha, sanando todos os problemas o mais rápido possível, melhorando a infraestrutura do espaço e criando atrativos para as crianças que visitam a feira e não têm muita opção de diversão. E esta parceria com o SEBRAE vem em boa hora para auxiliar, de acordo com o resultado das pesquisas, as mudanças necessárias”, opinou o Vereador Marcelo Oliveira.

Perfil dos visitantes

A pesquisa de diagnóstico feita pela consultora do SEBRAE, Bianca Mattos, foi realizada no início do mês de janeiro e abordou 370 visitantes da Feirinha de Teresópolis. Verificou-se que 70% dos visitantes eram do sexo feminino; a faixa etária variava de 25 a 40 anos. Quanto à escolaridade, 87% tinham Ensino Médio e Superior; 91% tinham renda acima de R$ 1.200; 47% eram visitantes principalmente do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e 53% residiam na cidade. Do público pesquisado, 99% fizeram compras para uso próprio e 43% costuma visitar a Feira pelo menos uma vez por mês.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

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