Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Teresópolis terá Caravana Cultural em março


Teresópolis terá Caravana Cultural em março


Inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura

Teresópolis, 9 de fevereiro de 2012 - Nos dias 5 e 6 de março, Teresópolis vai sediar a Caravana Cultural do Escritório de Apoio à Produção Cultural, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Previsto para acontecer na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o evento consiste em uma série de oficinas gratuitas, abrangendo temas ligados à produção cultural, e é destinado a produtores e artistas em geral de Teresópolis e de municípios vizinhos.

Serão dois dias de atividades, das 10h às 18h, abordando os seguintes temas: Elaboração e Enquadramento de Projetos; Cultura Digital; Prestação de Contas; Produção; Gestão de Projetos; e Formalização e Legalização. Cada oficina poderá ter a participação de 30 pessoas, com direito a atendimento individual, se solicitado, de até 60 minutos para cada interessado. 

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pessoalmente na Casa da Memória Arthur Dalmasso – sede da Secretaria de Cultura, de segunda a sexta, das 13h às 18h, com Viviane. No momento da inscrição o interessado deverá escolher as oficinas das quais participará e definir se precisará de atendimento individual e em que núcleos.

Vale lembrar que esta será uma excelente oportunidade para que artistas e produtores interessados em participar do Edital 015 da Secretaria de Estado de Cultura - Produção de Eventos com recursos próprios - esclareçam dúvidas sobre a elaboração de seus projetos.

Programação:

1º.DIA

MANHÃ – das 10h às 12h30 

PALESTRA: 1- Apresentação do Escritório 
2- Formalização e Legalização

TARDE – 14h às 17h

OFICINA 1 – Cultura Digital

OFICINA 2 – Elaboração e Enquadramento de Projetos

Atendimentos individuais em: 
• Formalização e Legalização
• Produção
• Gestão de Projetos
• Prestação de Contas

2º.DIA

MANHÃ – das 9 às 12h 

OFICINA 1 – Elaboração e Enquadramento de Projetos 

OFICINA 2 – Gestão de Projetos e Produção

Atendimentos individuais:
• Formalização e Legalização
• Prestação de Contas
• Cultura Digital

TARDE – das 13h30 às 17h30

OFICINA 1 – Prestação de Contas

OFICINA 2 – Cultura Digital

Atendimentos Individuais:
• Formalização e Legalização
• Elaboração e Enquadramento de Projetos
• Gestão de Projetos
• Produção

Conteúdo das oficinas:

I - Núcleo de Elaboração e Enquadramento de Projetos Culturais

Este núcleo oferece orientações sobre as técnicas de elaboração e enquadramento de projetos, com a importante função de auxiliar o público na transcrição de suas ideias e práticas para o papel. Com isso as atividades do núcleo garantem a correta compreensão dos projetos pelos órgãos financiadores e a democratização dos recursos existentes para o fomento à cultura.

Algumas de suas atribuições: Esclarecimentos gerais sobre os editais abertos, orientação sobre a estrutura geral de um projeto, funcionamento das Leis de Incentivo à cultura, orientação sobre a elaboração do Orçamento, do Plano de Distribuição, do Cronograma e do Plano de Divulgação, esclarecimentos sobre a Natureza Jurídica do proponente, orientação quanto ao enquadramento dos projetos.

II - Núcleo de Prestação de Contas

Busca suprir a demanda significativa dos produtores e gestores culturais dos municípios de capacitação na prestação de contas de seus projetos. Essa qualificação colabora para a adimplência e regularização das instituições culturais, a transparência na aplicação dos recursos e a correção no recolhimento dos impostos devidos. Está é uma forma de contribuir com a vida financeira saudável dos empreendimentos culturais e sua sobrevivência.

Algumas de suas atribuições: Indicação de soluções para problemas com a conta corrente e aplicação do recurso, orientação quanto ao preenchimento dos Anexos das regulamentações de prestação de contas, orientação e acompanhamento das adequações orçamentárias, esclarecimentos sobre recolhimentos fiscais, orientações quanto à execução de serviços e compras, verificação dos documentos obrigatórios. 

III - Núcleo de Produção Cultural e Mobilização de Recursos

Este núcleo tem o objetivo de qualificar produtores e agentes culturais para que esses adquiram sustentabilidade para os seus empreendimentos. As orientações são voltadas para a identificação de potenciais parcerias, construção de estratégias de divulgação, captação de recursos e desenvolvimento de produtos culturais adequados ao mercado. Trabalha, inclusive, com a divulgação das diversas linhas de fomento e fontes de recursos existentes.

Algumas atribuições: orientação sobre a estruturação do material adequado à captação de recursos e celebração de parcerias; orientação sobre a estruturação de identidade visual do projeto, esclarecimentos sobre as etapas de pré-produção/produção/pós-produção, orientação sobre a logística/execução do projeto/esclarecimentos sobre marketing cultural, pesquisa de valores para a elaboração de orçamentos, digitalização de portfólio.

IV - Núcleo de Cultura Digital

Visa à habilitação dos agentes culturais, do estado do Rio de Janeiro, no universo da cultura digital. Busca, neste sentido, capacitá-los para a divulgação, inserção e distribuição de seus produtos culturais nas novas mídias utilizando softwares livres, além de apoiar a criação e fortalecimento de redes de contatos e de parcerias. O atendimento não se resume apenas a fornecer uma educação instrumental para a inserção dos participantes no mercado. Além disto, planeja-se estimular uma reflexão crítica sobre o tema da democratização da comunicação, da apropriação da tecnologia e da cultura digital, através de debates, encontros e imersões.

Os eixos principais de atuação do Núcleo de Cultura Digital são: a transferência de conhecimentos e produção entre pares; a livre cooperação entre Pontos de Cultura e o fortalecimento de sua rede; implantação e suporte de sistemas livres para produção multimídia de comunicações em Pontos de Cultura, centros culturais e órgãos públicos; promoção de ações, práticas e conceitos que apontem para o surgimento de uma "inteligência em rede" e uma cultura popular digital.
Algumas atribuições: criação de artes, documentação e suporte, orientação sobre desenvolvimento de software, pesquisa e soluções de produção com software livre.

V - Núcleo de Gestão de Projetos Culturais

Visa à qualificação no campo da gestão cultural para o correto desenvolvimento e execução dos projetos desta área, no âmbito público ou privado, através da construção de ferramentas necessárias à realização dos mesmos. As consultorias são direcionadas para a execução financeira e o cumprimento dos objetivos e metas de um projeto, com atenção especial para as adequações orçamentárias e estruturação do cronograma de atividades. O núcleo disponibiliza também técnicas de formação e gerenciamento de equipes de trabalho e qualificações em estratégias e ferramentas de avaliação qualitativa e quantitativa dos projetos.

Algumas das atribuições: acompanhar o desenvolvimento dos projetos selecionados, dando suporte à execução financeira, às adequações orçamentárias e ao cronograma de atividades, orientação quanto à forma de contratação das equipes de trabalho, regularização fiscal da entidade.

VI- Núcleo de Legalização e Formalização de Empreendimentos Culturais

Tem a missão de orientar em questões pertinentes à formalização de um empreendimento cultural, informar o público sobre práticas relativas à elaboração de estatuto ou contrato social e sobre toda documentação necessária à sua formalização e legalização. Busca, ainda, dar suporte aos proponentes sobre temas como: direitos autorais, elaboração e alteração de atas, convênios e contratos.

Algumas atribuições: orientar sobre as questões pertinentes à formalização de um empreendimento cultural, informar sobre práticas relativas à confecção do estatuto ou do contrato social e de toda documentação para novos empreendimentos, dar suporte sobre temas como: direitos autorais, técnicas de recursos humanos, elaboração e alterações de atas, convênios e contratos.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário