Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis retornam às aulas e Secretário de Educação visita as escolas ouvindo as demandas dos diretores



Alunos da Rede Municipal de Ensino retornam às aulas-Secretário de Educação visita escolas e ouve demandas de diretores


Teresópolis, 7 de fevereiro de 2012 - Esta segunda-feira, 6 de fevereiro, marcou o início do ano letivo nas 98 Unidades da Rede Municipal de Ensino, entre Creches Municipais e conveniadas, Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e Escolas Municipais. Apenas a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o projeto Mais Educação retomam suas atividades no dia 13 de fevereiro. O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, aproveitou a oportunidade para visitar duas escolas e ouvir as demandas de seus diretores e atender mães de alunos.

Na primeira unidade escolar visitada, a Escola Paulo Freire, no Vale do Paraíso, o Secretário foi recebido pelo diretor Cláudio Jacques Cardoso, que apresentou as demandas do colégio e também atendeu, junto com o Secretário, as solicitações de algumas mães. “A Secretaria de Educação tem grandes pretensões para essa escola: pretendemos transformá-la em uma referência municipal”, explicou o Secretário, que aproveitou para fiscalizar algumas obras que estão em andamento.
Ao lado do diretor Cláudio Jacques Cardoso, o Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos acompanha o atendimento às mães na Escola Paulo Freire
Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, se mostrou otimista com os 16 projetos pedagógicos que deverão ser implementados nas Escolas da Rede Municipal durante este ano. “Nossa equipe tem trabalhado arduamente para definir essa programação junto às escolas, CEMEIs e creches municipais. Tenho certeza de que será um ano de ótimo rendimento para todos os alunos e profissionais da Rede Municipal”, desejou Carla.

Também visitada pelo Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos, na Escola Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho, no Vale do Paraíso, a recepção da diretora Samantha Ferreira foi efusiva. “Nossa escola tem diversas necessidades e é sempre importante receber essa visita do Secretário. Começamos o ano letivo motivados, e perceber o interesse da Secretaria de Educação em nos atender nos enche de esperança de que 2012 será um ano realmente muito bom”, comemorou a diretora.

Projetos Pedagógicos para 2012

Com o objetivo de despertar o interesse pelas riquezas histórica, cultural e natural do Brasil nos alunos, pais, professores e funcionários das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, a equipe da Secretaria de Educação elaborou uma série de projetos pedagógicos visando desenvolver várias atividades.

Projeto de Leiturização – Objetiva contribuir para a formação de cidadãos leitores a partir da narrativa oral dos contos populares, poesias e títulos de autores nacionais.

Semana Contra o Bullying – Visa despertar a consciência dos alunos e dos professores a respeito do bullying, combatendo o preconceito, a discriminação, a repetência e a evasão escolar.

Animaterê – Pretende ampliar o conhecimento dos alunos e dos professores acerca da tecnologia como ferramenta pedagógica. Esse projeto visa proporcionar novos espaços para a aprendizagem além da sala de aula e utilizar a tecnologia como mediadora do ensino.

Mostra de Trabalhos da Educação Infantil – Visa apresentar para a população em geral uma mostra das atividades realizadas nas creches, CEMEIS e escolas com pré-escolar, valorizando o trabalho dos profissionais e enfatizando a construção do conhecimento através de atividades lúdicas.

Semana Nacional da Nutrição – Objetiva despertar a consciência a respeito da alimentação saudável e seus benefícios para a saúde. Este projeto procura apontar alternativas para uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Encontro de Bandas – Cria um espaço onde as práticas musicais desenvolvidas nas escolas possam ser partilhadas e o trabalho dos maestros e músicos sejam reconhecidos.

Jogos Municipais – Oferece aos alunos das escolas municipais um momento de vivência em competições esportivas, de modo a promover uma preparação para os Jogos Estudantis.

Olimpíada da Língua Portuguesa – Procura envolver os alunos em uma situação real de escrita através do reconhecimento das características dos gêneros textuais.

Aniversário de Teresópolis – Promove a participação e integração dos alunos através das apresentações sobre atividades desenvolvidas pelas escolas no decorrer do primeiro semestre.

Jogos Estudantis – Ressalta a importância do esporte no desenvolvimento integral da pessoa, bem como seus benefícios para uma melhor qualidade de vida. Esse evento busca ainda promover a participação e integração dos alunos das escolas públicas e particulares da cidade.

Semana Literária – Exercita o hábito de leitura, experimentando a oportunidade de conhecer o mundo sem sair do lugar, compartilhando experiências e desenvolvendo a imaginação.

CRIACINE – Oportuniza um espaço de circulação das produções em vídeo realizadas pelos alunos durante o ano letivo. Estimula a curiosidade e a participação na possibilidade de uso de novas tecnologias.

Fazer-se Professor – Reconhecimento e valorização dos professores que, através de boas práticas pedagógicas, promovem a aprendizagem significativa dos alunos.

Desfile Cívico – Desperta o sentimento de civismo e amor à Pátria.

Semana da Diversidade – Sensibiliza e envolve a sociedade em geral no desenvolvimento de projetos de implementação de sistemas educacionais inclusivos.

Cantata de Natal – Objetiva o resgate do verdadeiro significado do Natal através de canções natalinas.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário