Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Teresópolis vai reformar escolas de Três Córregos e de Cruzeiro

Vereador Ademir Enfermeiro, Secretário Leonardo Vasconcellos e Márcia Martins, da comissão de mães de alunos, após visita ao prédio da Escola Maria Mendes


Prefeitura vai reformar escolas de Três Córregos e de Cruzeiro-Unidades voltam a funcionar em abril


Teresópolis, 2 de fevereiro de 2012 – De acordo com TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Publico Estadual, as Escolas Municipais Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, e Maria Mendes, em Cruzeiro, no 2º Distrito, serão reabertas em abril. Atingidas por inundação durante a tragédia de janeiro de 2011, as unidades escolares estavam interditadas, com orientação do Ministério Público para não serem reativadas por se encontrarem em local de risco de alagamento, já que ficam localizadas próximas a rios que cortam a região. 

Para reabrir, a Prefeitura realizará obras de reforma nas duas escolas, para recuperar os sistemas elétrico e hidráulico, recolocar esquadrias e pintar, além de mobiliar e equipar os prédios escolares para voltar a receber o estudantes.

A notícia foi dada aos pais e alunos pelo Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, em reunião realizada no final da tarde da última quarta, 1º de fevereiro. O primeiro encontro aconteceu na Escola Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, e o segundo foi realizado na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Cruzeiro.
Alisson Nunes do Amaral comemorou a notícia da reabertura da Escola Nadir Veiga Castanheira 
“O papel do poder público é garantir o direito constitucional básico de acesso à educação às nossas crianças. Desde que assumi a Secretaria de Educação, no início do mês de janeiro, uma das determinações do Prefeito Arlei foi lutar pela desinterdição das escolas. Estamos reconquistando a credibilidade junto à comunidade escolar, que vai participar de todo esse processo. A reativação dos dois colégios é uma vitória de Teresópolis”, explicou o Secretário.

Nas duas escolas foram formadas comissões de mães de alunos para permanecer em contato direto com o Secretário de Educação, a fim de passar as demandas da comunidade escolar e repassar as informações aos demais pais de estudantes.
Delma Duarte: “É uma ótima notícia”
Pelo acordo, durante dois anos o período de aula nas escolas Nadir Veiga Castanheira e Maria Mendes acontecerá entre os meses de abril e novembro, fora do período de chuvas. Durante este tempo, a Prefeitura deverá encontrar locais seguros nas comunidades para construir novas escolas. Outra determinação do Ministério Público é que moradores e alunos participem de um treinamento de abandono de área, em caso de emergência.

Acompanhando as reuniões, o Vereador Ademir Enfermeiro salientou a determinação do Governo Municipal em reabrir as unidades escolares. “Somos testemunhas do emprenho do Prefeito Arlei, junto ao Ministério Público, para que as duas escolas fossem liberadas para voltar a funcionar. Parabenizo o Prefeito e o Secretário de Educação por esta conquista. A comunidade está dando um voto de confiança à Prefeitura”, comentou.
 Secretário Leonardo Vasconcellos informa aos pais que a Escola Maria Mendes será reaberta em abril 
Dias letivos e transporte garantidos

Para completar os 200 dias letivos previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os alunos voltam a estudar na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, nas mesmas escolas para onde foram transferidos provisoriamente no ano passado. Isso até a reabertura dos colégios.

Além disso, continua garantido o transporte escolar, pela Secretaria de Educação, para os estudantes da Escola Nadir Veiga Castanheira transferidos para as escolas Estolino Peixoto, em Pessegueiros, e Amélia dos Santos Ramos, em Campo Limpo. Também permanece o transporte em micro-ônibus da Prefeitura para os estudantes da Escola Maria Mendes que estudam em imóvel alugado pela Secretaria de Educação em Providência.
Márcia de Oliveira Martins quer ter o filho estudando novamente na comunidade onde mora 

Pais comemoram

Pais e alunos das duas escolas interditadas comemoraram a notícia da reativação. “É uma ótima notícia. Após uma luta tremenda, desde ao ano passado, a Escola Nadir Veiga Castanheira vai voltar a funcionar”, vibrou Delma Duarte, que tem uma filha matriculada no colégio. Alisson Nunes do Amaral, cujo filho estuda provisoriamente em Pessegueiros, aguarda ansioso pela reabertura da escola. “Excelente. A gente está numa luta de praticamente um ano e agora o Secretário de Educação veio dar essa notícia da reabertura. Pra mim foi o melhor que aconteceu”, festejou.

Ex-aluna da Escola Maria Mendes, e mãe de estudante, Márcia de Oliveira Martins também ficou satisfeita. “Recebo a informação com alegria, entusiasmo e esperança de ver meu filho estudando de novo em minha comunidade”, disse. Para Valdirene da Silva Hiath Pires, é uma vitória da comunidade a reativação da escola. “Toda a minha família estudou na Maria Mendes. A escola tem 36 anos e isso nunca aconteceu antes, e acredito que não acontecerá mais”, comentou, referindo-se à tragédia. “Vamos dar um voto de confiança. Se Deus quiser, a vitória é nossa”, finalizou.
Valdirene Hiath Pires: reabertura é uma vitória da comunidade de Cruzeiro 
Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário