Teresópolis, 8 de maio de 2012 - No último final de semana, homens e máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos começaram a asfaltar a Rua General José Ribeiro, mais conhecida como Estrada do Caingá, no Vale Paraíso. A rua que dá acesso ao Cemitério Municipal Carlinda Berlim, possui movimento constante de veículos e pedestres, por isso, a fim de melhorar o caminho e acabar com os buracos e a lama, nos dias de chuva, a Prefeitura fez a pavimentação completa de 400 metros de via, colocou saibro e bica corrida em mais 300 metros e realizou a operação tapa-buracos em outro trecho da estrada. Ao todo um quilômetro de rua foi recuperado. Além do revestimento com massa asfáltica, foram feitos serviços de drenagem, pintura e colocação de quebra-molas para prevenir excessos de velocidade. Os trabalhos foram concluídos nesta segunda, 7.
“Estávamos aguardando o bom tempo para começar o serviço. Temos consciência dos transtornos serviço. Temos consciência dos que a população passa quando chove em ruas sem calçamento. Infelizmente, não conseguimos atender toda a demanda de uma vez, mas estamos trabalhando para resolver os problemas, o mais rápido. Tenho certeza que o trabalho realizado aqui acabará com os transtornos em dias chuvosos”, comentou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes. O secretário municipal ainda completou que as melhorias não param por aí. “Nosso próximo passo é, por determinação do Prefeito Arlei, colocar iluminação pública na área e trazer o ônibus até o final da rua. Hoje o coletivo para lá embaixo por que o local não oferecia condições de trafegabilidade. Agora o problema acabou”, disse Denílson.
Treze homens, um rolo compressor e uma motoniveladora trabalharam na operação. Como a rua é íngreme e sem pavimentação, os moradores enfrentavam problemas diariamente. O aposentado Salustiano Manoelino, mora há 77 anos no local e sempre lutou por melhorias. “O asfaltamento era uma reivindicação muita antiga dos moradores e nunca fomos atendidos antes por governo nenhum. A rua sempre foi esburacada e com muita poeira. Agora ficou uma beleza”, disse o morador. A dona de casa Isabel Cristina Coutinho também é moradora antiga e nem acreditava mais que a rua, um dia, pudesse ser calçada. “Não dá nem para acreditar, depois de tantos anos, conseguimos ter nossa rua asfaltada e, ainda por cima, com quebra molas para dar um pouco mais de segurança”.
A aposentada Elza Fita Dias residente há mais de 50 anos na área, também, fez questão de elogiar a ação da Prefeitura. “O serviço está perfeito. Esta obra é de fato uma grande benção para os moradores e para as pessoas que usam o caminho para chegar ao cemitério. Quero mencionar meus agradecimentos ao Prefeito Arlei e ao Secretário Denílson pelos serviços prestados”. A merendeira Maria Isabel da Silva apesar de não ser moradora admitiu a necessidade da intervenção. “Embora eu não more aqui, uso com freqüência a via para visitar minha filha. Antes tinha muito buraco, sem contar a lama que ficava quando chovia”, afirmou.
Outro problema apontado pelos moradores é a falta de transporte coletivo. “Quem não tem carro para enfrentar a subida forte, tem que caminhar um longo trecho a pé, caminho que fica ainda mais difícil nos dias de altas temperaturas, seja frio ou calor. Sem contar o perigo à noite com a falta de iluminação. Agora estamos mais confiantes em receber a iluminação pública e o ônibus”, apontou o aposentado José Lopes da Silva.
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário