Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Domingo de festa em Teresópolis com o 4º Cultura de Raiz

Secretário Ronaldo Fialho com equipe da Secretaria de Cultura - Dulcy Delgado, Regina Lima, Zélia Pereira e Neuza Sampaio
Domingo de festa com o 4º Cultura de Raiz


Teresópolis, 7de maiode 2012 - No último domingo, 6 de maio, a Casa de Cultura Adolpho Bloch ficou em festa com a quarta edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012, promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeiturade Teresópolis. Desta vez, o projeto deu destaque a três temas diferentes: o Dia dos Mães – a ser comemorado no próximo domingo, 13, o Dia do Choro – celebrado em 23 de abril, e o Dia do Trabalhador – 1º de maio. As homenagens, aliadas à genuína música do homem do campo, linha mestra do programa, divertiram a plateia durante toda a manhã.
'Seu' Timbira, com Genaro da Zabumba, Ayrton Rebello, Zé Luiz e Tião do Triângulo

Adão Curió da Viola, com Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo e Ayrton Rebello

“Mais do que nunca, o Cultura de Raiz se consolida como um projeto bem sucedido, que caminha para o quarto ano de sucesso, valorizando a cultura popular e incentivando os artistas da terra. Um evento que atrai um número cada vez maior de participantes, com apresentações diversificadas e de qualidade, levando alegria e música ao grande público que sempre nos prestigia. A edição do último domingo só confirmou que a receita continua sendo um sucesso”, comemorouo Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Em sua quarta edição de 2012, o Cultura de Raiz seguiu os moldes de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça. O apresentador Beto Selig abriu o programa com Maria Eduarda e Ayrton Rebello, seguido de Adão Curió da Viola, que cantou com Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo e Zé Luiz. Depois disso, foram inúmeras as apresentações, explorando variados estilos e diversos instrumentos.
Comadre Dávilla lançou nova música de trabalho

Cândido Neto, com Genaro e Tião

Entre as atrações, destaque para o sanfoneiro ‘Seu’ Timbira, que tocou um pot-pourri de quadrilha, e para Jorge Viajante, que cantou 'Você não me ensinou a te esquecer', de Caetano Veloso, e homenageou Tinoco, da consagrada dupla sertaneja Tonico e Tinoco, falecido no último dia 4.

Ao longo do evento, foram muitas as homenagens pelo Dia das Mães, a exemplo de Moacir Monteiro, que lembrou a data com o poema ‘Mãe Querida’, de autoria própria, e ainda cantou ‘Fogão de Lenha’. O poema de Lucas Castilho também destacou as mães, assim como a música e os repentes de Wanda Pinheiro. Moacir Rosa foi outro que homenageou o cantor Tinoco, e depois, ao lado do irmão Edson Rosa, lembrou as mães. Num terceiro momento, Moacir e Edson, acompanhados pelo cantor Wenderson Rosa, cantaram ‘Boi Tufão’ e ‘Moreninha Linda’. “É sempre um prazer enorme estar aqui. Uma oportunidade perfeita para fazer um som de raiz com meu pai e meu tio. Sempre que sou convidado, faço questão de vir. Bom demais”, disse Wenderson.
Edson, Wenderson e Moacir Rosa

Momento especial dedicado ao chorinho com os violonistas Marcos André e Geremias Cruz

Vera Boccard fez uma homenagem tripla, lembrando o Dia do Choro, o Dia do Trabalhador e o Dia das Mães, com a participação especial da própria mãe, Elzi Lacorte, e de dona Ana Simão da Silva, de 87 anos, frequentadora assídua do Cultura de Raiz. Zé Rodrigues fez bonito com repentes e moda de viola.

Descoberta em uma das primeiras edições do projeto Cultura nos Bairros – também desenvolvido pela Secretaria de Cultura, a Comadre Dávilla se apresentou com ‘Céu’ e aproveitou o Cultura de Raiz para lançar a nova música de trabalho da banda, ‘Três lições sobre amar você’. “A gente gosta muito de tocar aqui. Este palco nos dá sorte. E o melhor: a gente sempre recebe este carinho do público”, disse a vocalista Pâmela Rezende.
O lanche à moda caipira, com bolo, café e suco

Os paineis montados com fotos do programa agradaram aos artistas

Destaque ainda para Cândido Neto, que também lembrou o cantor Tinoco, e para Roberto Müller que, além de homenagear o Dia das Mães, encantou o público com ‘Ave Maria’. Crésio da Vila fez um pot-pourri com o melhor do sertanejo romântico e Vidocq Casas declamou poema em lembrança ao Dia do Trabalhador.

Outro momento especial foi a apresentação dos violonistas Geremias Cruz e Marcos André, acompanhados por Ayrton Rebello, que deram um show de chorinho com ‘Naquele tempo’, de Pixinguinha, e ‘Flor Amorosa’, de Joaquim Calado. No mesmo embalo, Regina Din cantou ‘Lamento’, outro choro de Pixinguinha. E encerrando o programa, Paulo Medeiros com ‘Pensando bem’.
Plateria lotada na Casa de Cultura para o Cultura de Raiz

Regina Din também destacou o Dia do Choro

Atrativos extras completam clima do evento

Além das apresentações, algumas atrações extras despertaram a atenção de artistas e público. Na sala de dança da Casa de Cultura foram montados estandes de artesanato, guloseimas, produtos naturais da Feira Agroecológica e prestação de serviços, como aferição de pressão. No teatro da Casa de Cultura, um vídeo foi exibido com imagens do Cultura de Raiz. E na área de circulação da casa, três paineis reuniram fotos de diversos momentos do programa ao longo dos três anos de projeto. A seleção, uma homenagem da Secretaria de Cultura aos participantes, agradou em cheio aos artistas. “Isso pra nós é muito mais que uma homenagem. É um grande pagamento. Emociona a gente”, comentou Crésio da Vila. “Ficou muito bom. Motivo de grande satisfação para todos que se apresentam aqui”, disse Maria Eduarda. “Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Cultura pela confecção destes paineis. Mais do que homenagear, estas fotos contam a história do Cultura de Raiz, um registro fundamental”, avaliou Beto Selig.

Lançado em abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz, sendo hoje um dos carros-chefes da Secretaria de Cultura. Ao todo, já foram realizadas 34 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.
Vera Boccard fez homenagem às mães

Relação de participantes

Participaram do 4º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Ayrton Rebello, Adão Curió da Viola, Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Zé Luiz, ‘Seu’ Timbira, Amado Rodrigues, Moacir Monteiro, Roninho, Paulo Medeiros, Moacir Rosa, Edson Rosa, Wenderson Rosa, Ivanil Resende, Jorge Viajante, Vera Boccard, Zé Rodrigues, Comadre Dávilla (Pâmela Rezende, Lino Bezerra, Henrique Andrade e Bruno Dias), Cândido Neto, Roberto Müller, Neucy do Acordeon, Edson Firmino, Geremias Cruz, Marcos André, Crésio da Vila, Vidocq Casas, Wanda Pinheiro, Regina Din e Álvaro Pio.

Texto:Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário