Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

UERJ anuncia construção de campus e expansão de cursos em Teresópolis

Participando do anúncio da UERJ: Igor Edelstein (Sincomércio), Henrique Carregal (Aciat e CDL), Deputado Estadual André Correa, Prefeito Arlei, Reitor Ricardo Vieiralves, Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos e professor Juzeler Mauro
UERJ anuncia construção de campus e expansão de cursos em Teresópolis


Teresópolis, 17 de maio de 2012 – Assinado nesta sexta-feira, 18, termo de cooperação técnica para a aquisição de terreno e a construção do campus da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em Teresópolis. O anúncio da expansão das atividades da Universidade no Município foi feito pelo Reitor da renomada instituição pública de ensino superior, Ricardo Vieiralves, o Prefeito Arlei e o Deputado Estadual André Corrêa, líder do Governo Estadual na Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Realizado no Teatro Municipal, o encontro reuniu gestores públicos, autoridades, empresários e imprensa. Também acompanharam o anúncio o presidente da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Henrique Carregal, na oportunidade representando a (CDL) Câmara de Dirigentes Lojistas, e o presidente do Sincomércio, Igor Edelstein de Oliveira, entre outros convidados.
Prefeito Arlei (de pé) garante todo o apoio da Prefeitura para a construção do campus da UERJ em Teresópolis

Presente na cidade desde agosto de 2010 com o Curso Superior de Turismo, e instalada em um prédio na Várzea, que foi totalmente adaptado e disponibilizado pela Prefeitura de Teresópolis para receber a primeira turma da faculdade pública, agora a UERJ dá início à procura de terreno adequado para a construção de campus próprio. No momento são avaliadas três áreas, com cerca de 5.000m² cada, para a expansão da Universidade. 

Em sua decisão de ampliar a área de atuação da Universidade na cidade, o Reitor Ricardo Vieiralves citou a responsabilidade da Instituição de colaborar com a recuperação de Teresópolis e região, duramente castigadas por acidentes climáticos em 2011 e 2012. “Ficamos sensibilizados com todos os acontecimentos na Região Serrana, e achamos, por sugestão do líder do governo, Deputado André Corrêa, e do Prefeito Arlei, e de vários outros deputados da região, que a maneira de enfrentar crise é fazer investimento, é crescer. É criar oportunidades para os cidadãos terem autoestima, força de trabalho, vontade de crescer. E nesse momento a Uerj não poderia ficar longe de Teresópolis, nem do compromisso com a população”, salientou o Reitor.
Prefeito Arlei entre o Deputado Estadual André Correa e o Reitor Ricardo Vieiralves: parceria pela instalação do campus e da ampliação de cursos da UERJ em Teresópolis

Ricardo Vieiralves garantiu que a UERJ se instalou em Teresópolis de forma permanente. “É a afirmação de que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro veio para Teresópolis, não sairá e se ampliará. E para isso ela precisa ter casa. Queremos uma casa em Teresópolis que pertença à UERJ. E é isso que estamos acertando com o Prefeito e o deputado André Correa”, assegurou, acrescentando que a definição de novos cursos superiores em Teresópolis será feita de acordo com a vocação do Município, aliando o desenvolvimento econômico e o cinturão verde em torno da região, para que resultem na implantação de empresas limpas no Município, com novos investimentos para Teresópolis.

Segundo o Deputado Estadual André Correa, na gestão do Reitor Ricardo Vieiralves a UERJ vem cada vez mais se integrando às políticas de desenvolvimento econômico e social do Estado, fundamental neste momento de recuperação da Região Serrana. “Temos a possibilidade da UERJ se consolidar aqui, construindo as suas instalações. A parceria se dá entre a Prefeitura e o Estado buscando a área. Temos três terrenos sendo avaliados, onde a UERJ tem um projeto de expansão para construir a sua sede, estudando a abertura de novos cursos integrados à vocação econômica da cidade. É a economia do conhecimento. Através do conhecimento, reforçando essa característica de Teresópolis de gerar empregos e fazer a cidade crescer e, sobretudo, contribuindo com o esforço do Prefeito Arlei nesse sentido”.
 Assinatura do termo de cooperação técnica para a ampliação das atividades da UERJ no Município

Agradecendo a interlocução do Deputado André Correa, o Prefeito Arlei se colocou à disposição para que a ampliação das atividades da UERJ aconteça o mais rápido possível. “Estamos no Município como prefeito para dar todo o suporte e apoio para que isso possa acontecer o mais breve possível. A Prefeitura vai ajudar a arrumar o terreno. Temos que investir cada vez mais na Educação em nossa cidade”, Arlei garantiu.

O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, ressaltou a importância da ampliação das instalações da Universidade em Teresópolis, com a geração de emprego e a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho por uma instituição de excelência. “A chegada da UERJ em Teresópolis do ponto de vista econômico é muito importante, pois teremos vários operários envolvidos na construção dessa edificação. A importância acadêmica é grande, porque teremos um grande centro de pesquisa e de aprimoramento acadêmico. Outra questão são as famílias com filhos estudando fora da cidade e que passarão a contar com nível superior gratuito de qualidade junto à UERJ. A família teresopolitana ganha, a sociedade ganha e a economia ganha”, avaliou.
Reitor Ricardo Vieiralves entre o professor Juzeler Mauro, do curso de Turismo da UERJ, e Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos: formação acadêmica e desenvolvimento econômico para o Município

O presidente da Aciat, Henrique Carregal, também recebeu com satisfação o anúncio da expansão das atividades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Teresópolis. “Vejo com muita alegria, é extremamente importante para a cidade. Esse projeto de expansão, em longo prazo, permite que pessoas de todas as classes tenham acesso ao ensino gratuito de qualidade. Isso é fundamental para o desenvolvimento da economia da nossa cidade”, finalizou.
Público acompanha anúncio da ampliação da UERJ em Teresópolis

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário